segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Educação integral, escola integral, jornada de trabalho, vida, qualidade de vida.

Escrever sobre o tema a seguir e defender o que será defendido provavelmente é comprar uma briga com as famílias dos estudantes de Ensino Fundamental I(1º ao 5º), com alguns educadores e com governantes. O tema o qual escreveremos é escola em tempo integral. Mas a discussão é bem mais ampla.
Primeira questão : quanto tempo os pais e mães passam com seus filhos diariamente? semanalmente? quanto tempo os pais e mães passam com seus filhos conversando , respondendo sobre questões que aparecem na infância ou adolescência; rindo de situações engraçadas; resolvendo problemas que aparecem?Ao responder, a resposta será pouco tempo que se resume aos finais de semana.
Verificamos hoje, diversos tipos de governas no Brasil defender a partir da LDBEN, o "direito' de se ter escola de tempo integral, muitas vezes, defendida como fator de qualidade de educação. Defendem que nesse modelo a escola funciona como um local de aprendizado amplo no qual no contraturno os estudantes tenham oficinas culturais. Nessa escola integral os estudantes terão refeição.
Mas perguntamos: Quantos teatros públicos nós temos em nossas cidades para podermos assisitir ao um bom espetáculo de dramaturgia ou musical. Quantos espaços públicos de lazer como centros esportivos temos nas nossas cidades com estrutura de clubes para podermos, por exemplo, aproveitar as tardes de sol do nosso verão nas férias escolares. Resposta: não temos.
Ou seja, querem transformar as escolas de tempo integral num local privilegiado de educação, cultura e lazer, temos aí os CIEP's do RJ; os CEU's de SP e outros prédios nesse modelo. Mas há uma pergunta: E fora da escola onde estão os espaços culturais, espaços de lazer?Onde a grande massa da população apreciará um bom espetáculo? nadar? jogar...?
Voltando ao começo do texto onde os pais e mães passarão o tempo livre com seus filhos e filhas?E há tempo livre para mães e pais passarem com seus filhos e filhas?
Será que ao invés de uma escola de tempo integral não deveríamos ter uma jornada de trabalho menor? Ao invés de 44h semanais ou 40 h como lutam os sindicalistas no Congresso Nacional, por que não 30 h semanais?
Será que se as pessoas trabalhassem menos a sociedade estaria melhor? Será que se as pessoas tivessem mais tempo para conversar e se ouvirem teríamos menos guerras, menos poluição, menos corrupção, menos fome e miséria?
Escola de tempo integral ou vida de boa qualidade em tempo integral?
Será justo acordar as 5h entrar no trabalho as 7h ou 8h e sair as 18h, chegar em casa as 19h ou 20h e ter o filho ou filha numa escola integral é ter uma vida de boa qualidade?