sábado, 25 de junho de 2011

Reforma da Educação: um caminho para transformar o Brasil

Reforma da Educação: um caminho para transformar o Brasil

Nesse vídeo que compõe uma série do portal Vermelho você vai saber porque nossas escolas se parecem tanto com presídios, as propostas de especialistas sobre como fazer uma reforma da educação e a importância estratégica desta área para mudanças estruturais no Brasil. O Libertat & Liberdade compartilha das ideias expostas no filme de cinco minutos.


segunda-feira, 20 de junho de 2011

Um balanço afetivo do II Blogprog

Por Renato Rovai, no seu blog na Revista Fórum:

O II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas foi de longe uma das melhores reuniões de militantes da comunicação nos últimos anos. Sem desmerecer muitas outras que levaram à Conferência de Comunicação e que colocaram a pauta da democratização dos meios no melhor patamar do pós-ditadura.

Mas por que este Blogprog merece um registro especial?

Em primeiro lugar porque foi resultado de uma mobilização de 14 etapas estaduais que somadas registraram 1.800 inscritos. Isso realizado na raça, de forma auto-gestionada, a partir das iniciativas de ativistas de cada canto do país que arregaçaram as mangas e foram à luta.

Em alguns encontros a participação foi fantástica. Recife reuniu 350 pessoas, o Rio teve 200 e o Rio Grande do Sul, que está com uma dívida de R$ 4 mil e precisa de ajuda, levou umas 150 pessoas.

Poderia falar de muitas outras etapas, como a de Minas, onde tomei tanta “água com gás” que fiquei imprestável no domingo dia dos namorados. Mas vou ficar nessas etapas, porque a lista é grande.

Bem, ou seja, só pelo processo anterior a Brasília, o II Blogprog já teria valido a pena. Mas Brasília foi de lascar.

Começou com a chegada de Lula no evento. O ex-presidente estava feliz como pinto no lixo. Chegou brincando, parando para abraçar a todos que via pela frente e aproveitando as deixas pra fazer um trocadilho ou uma piada.

Quando duas blogueiras peruanas que fizeram a campanha de Ollanta Humala pediram uma foto, ele não titubeou.

- Sempre que tem um “brogueiro” na campanha o país elege um Humala. Às vezes elege uma Dilma também.

E caiu na risada.

Lula já desceu do carro perguntando:

- Cadê os “brogueiros” progressistas. Hoje eu quero falar com os “brogueiros”.

Entre outros assessores que acompanharam Lula estavam o Franklin Martins e Ottoni Fernandes, a dupla que tocou a Secretaria de Comunicação no segundo mandato do ex-presidente.

Na ante-sala do evento, junto com Lula, o ministro das Comunicações Paulo Bernardo e o governador de Brasília Agnelo Queiroz, aguardavam o início do cerimonial.

Na mesa, Maria Frô e Ênio, que foi eleito por unanimidade na plenária final como o blogueiro de 2011.

Ênio e Maria Frô, diga-se de passagem, arrasaram na mediação. Foram leves, tranqüilos, nada babões e fizeram Lula, Agnelo e Paulo Bernardo perceberem que os blogueiros sujos sabem endurecer sem perder a ternura jamais.

Na sua fala, o ex-presidente mandou recados para Paulo Bernardo, disse a ele que sempre que tivesse alguma dúvida “chamasse esse povo para conversar que ele não iria se arrepender”.

Paulo Bernardo, justiça seja feita, não hesitou em aceitar o convite feito para o II Blogprog. Desde o início disponibilizou sua agenda e na hora do cara-a-cara não ficou colocando objeções ou alegando compromissos anteriores para ir embora mais cedo. Recebeu dos blogueiros sujos 12 perguntas. E umas mais, outras menos, respondeu a todas, sem fazer bico.

Teve uma troca de farpas com o blogueiro Eduardo Guimarães, que em momento nenhum resvalou para algo mais grosseiro. Ao contrário, aquele lance deu sabor ao debate. Edu foi pra cima e o ministro se defendeu atacando. Parte do jogo. E Edu soube, na maior elegância, fazer Paulo Bernardo ter que tergiversar quando indagou se a regulação dos meios no Brasil levaria a Rede Globo a ter de se desfazer de veículos, como aconteceu com o Clarin na Argentina.

Paulo Bernardo prometeu o PNBL para o segundo semestre e disse que se a operação não for feita pelas teles, o processo levará mais do que um mandato. A questão é polêmica. O Marcelo Branco, que reputo como um dos ativistas mais confiáveis deste setor, concorda com o ministro. Já o Serginho Amadeu, que também é bamba de confiança, acha que o processo deveria ser coordenado pela Telebrás.

A escorregada do ministro se deu quando por duas vezes falou que banda larga não pode ser a prioridade quando ainda há gente precisando de saneamento básico.

Uma visão meio anos 70 da esquerda tradicional. Um equívoco monstruoso que me leva a pensar que o ministro não entendeu os tempos que está vivendo.

Só se a banda larga chegar junto com o saneamento básico é que conseguiremos diminuir a distância entre pobres e ricos. E dar possibilidade para que os filhos dos atuais miseráveis tenham alguma chance na disputa com os filhos da elite.

É preciso colocar a Banda Larga no PAC, como disse no evento o Sérgio Amadeu.

Se o ministro das Comunicações faz um discurso com esse tom, algo está errado. Ele deveria ser o primeiro a gritar por mais recursos para a Banda Larga.

Ou o Brasil não quer ser um país com menos desigualdade social? Ou o Brasil não quer ser desenvolvido?

O segundo dia foi o do debate entre Fábio Konder Comparato, Luiza Erundia e Venício Lima. Covardia.

Os três juntos numa mesa é covardia.

A deputada disse algo que precisa fazer parte da reflexão do movimento social da comunicação: “organizem conselhos de comunicação nos seus estados, independente dos governos”. Perfeito.

Na tarde de sábado, aconteceram vários debates, com destaque para o que discutiu a participação dos partidos políticos na blogosfera que contou com o ex-deputado Zé Dirceu, para o que tratou da questão da neutralidade na rede e para o que denunciou casos de censura na blogosfera.

O domingo foi o dia dos grupos e da Assembléia final, que aprovou a carta do II Blogprog, uma nova comissão organizadora e ainda decidiu que em maio de 2012 a Bahia receberá os sujos de todo o país para o III Blogprog.

Afora as atividades institucionais, o encontro de Brasília teve ainda muita conversa jogada fora em meio a umas cervejas jogadas para dentro.

As pessoas aproveitaram o encontro pra se tornar mais amigas.

O que está acontecendo nesses encontros de blogueiros é algo que vai além dos tradicionais eventos militantes.

Há uma confraternização carinhosa que tem impedido que as divergências se tornem pedras no caminho do processo.

Ao contrário, quanto mais as pessoas se conhecem, mais descobrem que pensam diferente. E mais se gostam.

Isso, na opinião deste blogueiro sujo, tem feito toda a diferença a favor do Blogprog.

PS: Este blog agradece a todos que apoiaram o evento com cotas e aos patrocinadores –

Petrobras, Fundação Banco do Brasil, Itaipu Bi-nacional e Governo de Brasília. Com os recursos arrecadados nos apoios e a grana da inscrição, se tudo vier a se confirmar, o encontro terá aproximadamente R$ 180 mil de saldo positivo. O que pode garantir a abertura de um fundo em defesa dos blogueiros ameaçados e processados. Não é pouca coisa.

II BlogProg - um momento de reflexão.

A realização do II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas - II BlogProg, realizado entre os dias 17, 18 e 19 de junho em Brasília, DF,  termina de certa forma com avanços e ranços. Avanço no sentido que confirma a importância da liberdade de expressão dentro da diversidade pensável e impensável no sentido que, apesar da predominância dos blogs, twitter e facebook, outras formas como radio e Tv comunitárias também fazem parte dos mecanismos de construção da democratização da informação e da reafirmação da liberdade de se expressar. Outro avanço, que vejo, é a reafirmação do Barão de Itararé como aglutinador dos blogueiros progressistas, incendiários, de esquerda, democráticos, como quiserem chamar. apesar de nem todos concordarem o Barão, tem prestado importante serviço para ampliação da discussão sob o Marco Regulatório sobre as Teles e o Programa Nacional de Banda Larga - PNBL, e também como modelo para aqueles que não concordam na organização do Barão para também fazerem associações, institutos que agreguem blogueiros, twiteiros que acreditam em um outro mundo possível. Apesar dessa opinião parecer uma ação de divisão, não é, é sim algo que diz que dá pra se fazer uma coisa de várias formas de um jeito democrático.
Os ranços, ficam por conta de duas coisas:1)Monetização dos blogs: sou especialmente contrário a monetização, ou, profissionalização do blogueiro, como ficou evidenciado que alguns participantes do Blogprog propuseram. A essência é exatamente viver o que você escolheu pra si e a partir daí expôr nos blogs, sem necessariamente viver de expôr isso, mesmo porque as impressões serão diferentes;2) Engessamento causado pela transposição do modelo de disputa para dentro do Blogprog. O modelo vivenciado dentro das Centrais, sindicatos e partidos e outros movimentos sociais, não cabem dentro do Blogprog. Cabe a divergência de opinião mas a disputa de cunho divisor NÃO!
Assim, ficou o II BlogProg um evento democrático que ainda precisa avançar muito, principalmente na unidade e na ampliação dos seus participantes.