quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Os pais pensam no tipo de Educação que os filhos terão?

Qual será a preocupação de uma mulher e um homem ao saber que terão um filho? Várias! E as financeiras sempre parecem primeiro e tomam contam da mente dos pais. Mas e depois de resolvidas ou parcialmente resolvidas essas questões será que os pais do futuro rebento pensam e planejam o tipo de Educação(formal - aquela escolarizada, sistematizada) que eles querem para sua criança?
Não podemos responder estatisticamente mas acreditamos que não. E para verificar essa questão abrimos no libertat&liberdade, twitter:@jonnymendes65, no facebook e no Orkut uma enquete com a pergunta: 
"Ao saber que você seria mãe ou pai, você passou a planejar que tipo de educação(formal/escolar) que seu filho/filha teria?" 
Assim com essa pergunta toda quinta- feira tentaremos colocar de forma clara que tipo de Educação consideramos adequada para o melhor desenvolvimento para as crianças. 


Enquete


AO SABER QUE VOCÊ SERIA MÃE OU PAI, VOCÊ PASSOU A PLANEJAR QUE TIPO DE EDUCAÇÃO(FORMAL/ESCOLAR) QUE SEU FILHO/FILHA TERIA?


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Professores e Governo retomam diálogo sobre rumos da greve


Após quase seis horas de reunião, realizada na tarde da última terça-feira (04/10), no Palácio da Abolição, professores e Governo não chegam a um acordo e greve continua. 


Com as atividades paralisadas desde o dia 05 de agosto, os professores saíram da negociação com a promessa de que o Governo do Estado está disposto a renegociar os valores do aumento salarial. Também ficou acertada a criação de uma tabela para incluir todos os professores, tanto os de nível médio quanto os da rede fundamental, nos novos valores.

Durante a reunião, Ivo Gomes, chefe do Gabinete do Governador, ressaltou que o canal de comunicação entre Governo e o movimento sempre esteve aberto, destacando que esta foi a oitava reunião, desde o início da greve. Ele reiterou a ata da última reunião da categoria com o Governador Cid Gomes, ocorrida no dia 22 de setembro, e pediu a suspensão da greve. “O Governo já fez vários gestos para que a paralisação terminasse. Passamos cinco anos para corrigir o calendário escolar e veio a greve. A nossa angústia é verdadeira”.

Outro ponto destacado pelo secretário na ata anterior é o compromisso do Governo de construir uma tabela coletivamente dos vencimentos utilizando 29,5% do orçamento do Estado destinado à educação – um dos maiores do País – , onde todos os profissionais do Magistério tenham ganho salarial. A ata da reunião do último dia 22 destaca ainda a implementação do um terço da carga horária para extraclasse em 2012; realização de concurso público para professor em 2012 e o não encaminhamento de mensagem que trata de avaliação de desempenho sem que o tema seja debatido entre Governo e categoria.

Pelo fim da greve

Segundo Izolda Cela, Secretária de Educação do Estado, a reunião foi de grande importância para ambas as partes. Ela reiterou que o Governo está disposto a ouvir a proposta de aumento dos professores, desde que se encaixasse no orçamento disponível para educação. "Nós pedimos uma proposta com base na realidade. É fácil propor sem ter conhecimento da real disponibilidade de orçamento. Esperamos que o Sindicato possa aceitar a proposta do Governo. Os alunos estão pagando o prejuízo e, por mais que as aulas sejam repostas, esse prejuízo é irrecuperável", disse.

A secretária afirmou ainda que, caso a categoria suspenda a greve até sexta-feira (07), o Governo do Estado estaria disposto a dispensar a multa determinada pela Justiça ao Sindicato dos educadores pelo descumprimento da determinação de suspender a paralisação. Na sexta-feira a multa já deve estar acumulada em R$300 mil, segundo estimativa do Governo.

Para o Deputado Estadual Lula Morais, que também participou da reunião, o encontro mostrou-se otimista a uma construção coletiva das propostas de modo que favoreça os dois lados do debate. “Politicamente, vejo este como um momento favorável para o avanço das negociações. É preciso recuar para poder avançar e espero que professores e o Governo tenham este discernimento”, ponderou. Também participaram do encontro os deputados estaduais Antonio Carlos (líder do Governo na Assembleia) e Professor Teodoro.

Avanços

O presidente do Sindicato Apeoc, Anízio Melo, explicou que, pela primeira vez, o Governo do Estado acenou com a possibilidade de que os níveis de referência - que vão de um a 30, conforme a graduação do docente - venha a ser observado no pagamento do piso salarial estipulado por lei federal, e que corresponde a R$ 1.187,00. "Há uma perspectiva de repasse dos níveis de forma escalonada", disse.

Devido ao atraso por conta da reunião que se estendeu por quase seis horas, a assembleia geral dos professores, agendada para as 17h no Ginásio Paulo Sarasate ficou comprometida. O comando de greve pediu prazo para levar a proposta para a próxima assembleia da categoria, que deverá acontecer na próxima sexta-feira (07), quando será votada a suspensão ou não da greve. 

Novas atividades

Até lá, os professores já confirmaram uma série de atividades para discutir as propostas apresentadas durante a reunião. Para esta quarta-feira (05), está marcada mais uma reunião entre integrantes da Secretaria de Educação e representantes da Apeoc na sede da promotoria de defesa da educação do Ministério Público Estadual. O encontro foi solicitado pela OAB-CE e pelo MPE para tentar encontrar uma saída para o impasse.

O comando de greve também começa nesta quarta-feira novas reuniões com os professores nas regionais de Fortaleza, os chamados Zonais da Educação no Ceará. O objetivo destas reuniões descentralizadas é dialogar com os professores. As opiniões emitidas durante estes encontros serão levadas à assembleia geral da próxima sexta-feira.

Novo Calendário de Reuniões

14h: Matias Beck (Reg II)
15h: Ant. Bezerra no J.B.M
14h: Horizonte
14h: Caucaia no Liceu
14h: Mariano Martins
17:30h: Maranguape

Quinta-feira (06/10): 15h - Ida ao Palácio da Abolição.

Sexta-feira (07/10): 8h - Comando de greve. 15h - Assembleia Geral no Ginásio Paulo Sarasate.

De Fortaleza,
Carolina Campos