domingo, 19 de fevereiro de 2012

Ziugánov: Para a crise só existe uma alternativa, o socialismo

socialismo _dez
“A crise financeira global tem demonstrado que o sistema do capitalismo especulativo americano não é eficaz. Hoje esta crise do capitalismo reina em todo o planeta”, sustentou Guenadi Ziugánov, líder do Partido Comunista da Federação Russa e candidato a presidência nas eleições de 2012.
“Só tem uma alternativa. O reino da justiça, do trabalho e do socialismo, ou o planeta está condenado”, comentou o político no programa A Sós. Segundo Ziugánov, a única solução possível é a socialização da vida, o fortalecimento do papel do Estado e o aumento da produtividade do trabalho. Acentua que a economia mais eficaz no meio desta crise, com um crescimento entre 10% ou 12%, é a China que não soltou a bandeira vermelha das mãos.
Insiste em que na Rússia pode renascer apenas se movendo na direção do socialismo renovado, tomando em conta a experiência chinesa. Segundo Ziugánov, o socialismo do século 21 é uma correção justa entre a propriedade estatal, a propriedade coletiva e a propriedade individual. “O Estado deve controlar os recursos, as ferrovias que influem no processo das mercadorias, das redes elétricas, dos sistemas de segurança e de comunicação. O resto deve entregar-se a iniciativa privada, individual e coletiva, e então, um complementará o outro”, opina o líder comunista russo. Para ele, um sistema, assim, permitirá regulamentar a concorrência e evitar as “habituais guerras pela partilha do mercado”.
“Encontrar este equilíbrio é uma tarefa muito difícil e muito sabia”, admite o político e acentua que em cada caso a produção dependerá de muitos fatores, como a historia do país em particular, a psicologia, o clima.
Uma globalização tipo americana entrou em colapso
“Depois da ruptura do sistema bipolar, a URSS e seus aliados frente aos EUA, os EUA declararam que os que não estavam com eles, estavam contra. Não lhes agradou a Iugoslávia, e a bombardearam. Não gostavam de Saddam Hussein, porque não lhes entregou seu petróleo (…) e o enforcaram. Não gostavam de Muamar Kaddafi e o executaram”, enfatizou Ziugánov. Segundo o político, o que querem os americanos é sempre “dar socos na mesa, mandar as armas da Otan e comer a parte principal com a ajuda da CNN e seus sistemas de informações”.
“Levaram-se a cabo as exemplares revoluções laranja, mas, isso não ajudou nem ao Egito, nem a Líbia, muito menos a Israel, que está radiado por uma frigideira quente e agora olha ao redor sem saber quem virá, e o mais seguro é que cheguem os fundamentalistas islâmicos. Agora já se aproximaram de um limite, no qual está claro, que uma globalização, tipo americana, se tem vindo abaixo, tem entrado em colapso e não podem lhe dá com isso”, insistiu.
Segundo o político, hoje em dia, não existe outra alternativa que não seja sentar-se à mesa das negociações, e “recorda que é um socialismo justo”. O mundo já não é mais bipolar, é multipolar: os EUA seguem sendo um líder na arena política mundial, mas também, são a União Europeia e os países BRICS (Brasil, Índia, China e África do Sul), apreciou. Com o qual, na mesma mesa, têm que equilibra os interesses de muitos sujeitos. Para fazê-lo, será necessário reforçar o papel da ONU e do Conselho de Segurança, em particular, opina.
América Latina despertou
Para América Latina existe um bom futuro, acentuou Ziugánov. Segundo ele, o sucesso da região se deverá a popularidade que tem ali a ideia do socialismo do século 21. “A América Latina despertou. Protege os interesses nacionais e não se esquece da justiça”.
O comunista russo vê várias razões para isso. “Por um lado, a psicologia de muitos latino-americanos tem um caráter coletivo. Por outro, os que experimentaram a pobreza e a vida dura reagem mais agudamente aos problemas de injustiça”, detalha. Apreciou que na região, o movimento social é bastante forte e obriga ao poder e ao capital a repartir seus lucros. Frisou que em muitos países da região, como Venezuela, Brasil, Argentina e outros, lhes obrigam a ajudar aos que têm uma vida mais difícil.
É a humanidade que combate pelo socialismo
Para resolver sua crise a humanidade necessita transforma todo o sistema, considera e aprecia Ziugánov, líder do Partido Comunista da Federação Russa. O único caminho possível para ele é a socialização da vida, “que o interesse não seja individual, senão da sociedade, coletivo; que o interesse não seja de um especulador, senão de um trabalhador que com suas mãos faz o pão; que o interesse nãos seja de um bandido, senão de um humanista que predica o bem, a justiça e o amor pelo planeta”.
“O socialismo é a prioridade da justiça sobre a mentira, de uma educação de qualidade e um serviço de saúde acessível para todos, ao invés das cobranças de dinheiros para tudo”, detalhou o comunista. Admite que se trata de um problema complicado, sem respostas fáceis. “O maior problema agora mesmo no mundo é o nível intelectual e profissional dos governantes atuais, de Moscou até Washington, Berlim a Paris. Não corresponde a complexidade dos problemas que já foram salientados. As contradições aumentam mais rápido do que as soluções”, insiste Ziugánov.
Mas, está seguro de que a saída existe: “Principalmente, se é a humanidade quem esta lutando pelo socialismo, vem do capital por um tratamento sem vergonha e irrazoável para com ela”.
Fonte: Blog O Povo na Luta faz História, a partir do original na emissora de televisão Russia Today

UNIVERSIDADE PÚBLICA EM POÁ UM DEMANDA DE TODOS E TODAS NÓS!

“Odontomóvel” garante dentes saudáveis para jovens do Segundo Tempo em Poá (SP)

É um carro, um caminhão, um ônibus? Não! É o “odontomóvel”, uma van toda equipada com aparelhos de um consultório odontológico fixo, além de raio x, ar-condicionado e gerador próprio. Com três profissionais no atendimento – um dentista, uma técnica em higiene dental e uma auxiliar –, a unidade de saúde móvel leva tratamento dentário gratuito à população da cidade de Estância Hidromineral de Poá (SP). Entre os beneficiados, mil alunos contemplados na parceria do Programa Segundo Tempo com a prefeitura municipal estão com o sorriso muito mais bonito e saudável.

A unidade realiza consultas odontológicas de prevenção e procedimentos simples, como o ensino da escovação correta, aplicação de flúor e obturações. Caso seja constatada a necessidade de intervenções mais complexas, como cirurgias, tratamento de canal e extrações, os pacientes são encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do município.

Escolas e eventos populares geralmente são os mais escolhidos. De segunda a sexta-feira, a unidade fica alocada nos colégios. Durante os fins de semana e feriados, é a vez de atividades que reúnam grande concentração popular.

Foi o que aconteceu durante o 2º Internúcleos do Programa Segundo Tempo. Cerca de 500 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos se reuniram no Complexo Central de Esportes para participar de atividades de físicas, brincadeiras e festivais de futsal, vôlei e basquete.

O cenário de muita descontração contribuiu para trabalhar com a garotada que não quer enfrentar a cadeira do médico. Segundo Marcos Noyama, dentista da odontomóvel, o que mais surpreendeu foi a espontaneidade das crianças durante o atendimento. “Geralmente, em um consultório convencional, elas têm certa rejeição. A parte legal dessa história é que o ambiente é diferente. A alegria e a descontração fizeram com que eles esquecessem o medo”.

Sorriso
O adolescente Kennedy, de 13 anos, que estava com um dente cariado, aberto e sentindo dores, não pensou duas vezes: largou a brincadeira e enfrentou a fila do atendimento, não sem antes ter a certeza de que “era de graça”.  Estava muito nervoso, mas a simpatia do dentista e das ajudantes superou o problema. “O médico fez a limpeza, tratou e obturou o dente. Ficou perfeito, e o sorriso de meu aluno, mais lindo ainda”, revelou Rosiane de Almeida, coordenadora de núcleo.

A professora disse também que muitos dos jovens sequer conheciam um fio dental. O item veio junto com uma escova e creme dental, de brinde aos estudantes, que gostaram muito do presente.

“Nossas crianças foram submetidas à verificação da saúde bucal e a ações preventivas, como escovação e aplicação de flúor. Casos mais sérios, como extrações, cirurgias e serviços de canal, foram encaminhados para tratamento nas Unidades Básica de Saúde, nos bairros onde moram”, explicou Adilson Andrade, coordenador-geral da parceria, atualmente em fase de prestação de contas e renovação.

Carla Belizária
Foto: Divulgação
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Professores alertam para redução do piso nacional

professor piso
Um grupo de governadores está preocupado com o reajuste de 22% do piso nacional dos professores, previsto em lei. Uma nota publicada na terça-feira, na coluna Panorama Político de O globo, vazou a informação de que os governadores Sérgio Cabral (RJ), Jaques Wagner (BA), Antonio Anastasia (MG), Cid Gomes (CE) e Renato Casagrande (ES) pediram ao presidente da Câmara, o deputado Marco Maia (PT- ) a votação urgente do projeto que reajusta em 6%, com base no INPC.

O gabinete de Maia confirmou que ele foi procurado por alguns estadistas, mas não citou nomes. Procurado, Jaques Wagner desmente, em nota, que tenha havido esse encontro.
“Wagner assegura que seu governo vem cumprindo a legislação em relação aos profissionais de educação e continuará com este mesmo procedimento quanto ao piso salarial dos professores”, diz um trecho do comunicado do governador pelo PT. Casagrande (PSB) também negou, por meio de sua assessoria, que tenha conversado sobre essa assunto. O governo do Rio de Janeiro não retornou o contato e os demais não foram localizados.
O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin de Leão, repudiou a informação: “Tenho a confirmação de que foram os cinco governadores que procuraram o presidente da Câmara, a quem solicitei uma audiência para os próximos dias. Às vésperas de uma greve nacional é mais um motivo".
Professor da Rede Oficial de Ensino de São Paulo, Leão lembrou que os dirigentes estaduais pretendem derrubar o acordo que havia sido feito no Senado, de manter o reajuste nas bases definidas pela Lei 11.738, de 2008, assinada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo então ministro da Educação, Fernando Haddad.
“A deputada Fátima Bezerra (PT) apresentou recurso para que o projeto seja levado ao plenário e não sancionado pela presidente Dilma, como determinou a Comissão de Finanças, que rejeitou o reajuste de 22%”, completou Leão.
Atualmente, o piso nacional está fixado em R$ 1.187,97 para uma jornada de 40 horas semanal, no máximo, o que permite tempo livre ao professor para preparar aulas. O propósito é evitar que o trabalhador acumule outros empregos para complementar renda.
Se aumentado em 22% vai para R$ 1450. No entanto, a CNTE defende que o piso seria de R$ 1.937,26. “Levamos em conta desde o ano de 2008, quando foi instituído, e o governo leva em conta a partir de 2009”, explica o dirigente sindical.
“É um retrocesso. O piso nacional institui uma política de valorização do professor. Mas, se ficarmos com os 6% não há valorização. Temos ainda os cortes nas áreas sociais, inclusive, na Educação, que trarão muitos prejuízos para o setor. Além disso estão retirando nossos direitos já conquistados, como o plano de saúde, que está tendo corte no atendimento”, disse Hélcia Azevedo da Silva, diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia.
Greve nacional
Nos dias 14, 15 e 16 de março a categoria promete uma greve nacional para reivindicar a manutenção do piso nacional, valorizado, plano de carreira, 10% do PIB no Plano Nacional de Educação (PNE) e o fim da terceirização de funcionários da Educação. Atualmente, são cerca de 3,5 milhões de trabalhadores – entre funcionários e professores.
Fonte: Por Deborah Moreira no Vermelho

Governo anuncia corte de R$ 1.938 bi na educação

corte
O Ministério do Planejamento divulgou na última quarta-feira (15) um corte do Orçamento de 2012 de R$ 55 bilhões. Na educação, o corte será de R$ 1,938 bilhões. O corte vai contra a principal bandeira de luta do movimento estudantil brasileiro: maiores investimentos na educação, uma vez que a mesma é o pilar para a construção de um projeto de desenvolvimento para um Brasil mais democrático, soberano, ambientalmente sustentável e socialmente includente.
Assim como as entidades do movimento estudantil, UNE, União Brasileira dos Estudanes Secundaristas (UBES) e Associação Nacional dos Pós-graduandos (ANPG), todas as entidades do movimento social brasileiro estão se posicionando contra o corte por considerarem que áreas como a educação, trabalho, saúde e moradia, no campo e na cidade, são áreas essenciais para a vida do povo e para o desenvolvimento nacional.
A UNE acredita a força que o movimento social unido tem para lutar pela garantia de direitos para os estudantes e trabalhadores do país. “Estamos dispostos a investir muito na ampliação vigorosa da nossa luta para coesionar todas as entidades do movimento social do nosso país, fazendo-o avançar e crescer o tom de suas lutas”, afirmou o presidente da União Nacional dos Estudantes, Daniel Iliescu.
Para Carlos Rogério, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), “os cortes são inaceitáveis e dialogam com a pauta dos derrotados nas últimas eleições, com medidas contrárias ao interesse nacional e popular”.
“Queremos deixar claro para o governo que cortar investimentos das áreas sociais é inadmissível. Estamos prontos para ir às ruas contra o corte”, garantiu Daniel. Leia a seguir a nota da UNE, UBES e ANPG contra o corte no orçamento.
 Da Redação