terça-feira, 29 de maio de 2012

Poder Público firma compromisso com alunos Cotistas e do ProUni

O prefeito Eduardo Paes esteve presente no 2º Encontro Carioca dos Estudantes Cotistas e do ProUni realizado na Universidade Gama Filho, neste sábado (26), pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela Coordenadoria de Juventude da Prefeitura do Rio e pela União Estadual dos Estudantes (UEE-RJ). 
UNE O Encontro recebeu centenas de estudantes, representantes do Poder Público e dirigentes do Movimento Estudantil

Diante de mais de 500 estudantes, Paes firmou o grande compromisso de estender a bolsa-permanência para os beneficiados do Programa Universidade para todos (ProUni) e do sistema de cotas da cidade do Rio de Janeiro.

Hoje, apenas os estudantes de alguns cursos com carga horária elevada, como medicina e engenharia, recebem a bolsa-permanência do governo federal no valor de R$360,00.

Paes disse ainda que vai implementar a bolsa Pós-Graduação para os beneficiados. Essa é uma das principais reivindicações do movimento estudantil encabeçado pela União Estadual dos Estudantes (UEE-RJ).

“Conseguimos, há um tempo, o comprometimento da Prefeitura na garantia da meia-passagem para estudantes beneficiários do programa. Para que se tornasse uma realidade, em 2011, foi necessário muita luta. Na atual situação não será diferente. Tivemos uma importante vitória com Paes, agora precisamos nos mobilizar para que a política seja implementada de fato. Vamos organizar palestras, passeatas e atos públicos e esperamos contar com a ajuda de todos os estudantes, principalmente, dos estudantes cotistas e prounistas do Rio de Janeiro”, avaliou Igor Mayworm, presidente da entidade.

Já o senador Lindberg Faria defendeu uma proposta mais ampla. A promessa do parlamentar é enviar ao Senado um projeto de lei para estender o benefício da bolsa-permanência para todos os prounistas e cotistas existentes no país.
Os estudantes, representados por Cristina, uma universitária de 40 anos, também leram e entregaram uma carta aberta para todos os presentes. No documento, eles reivindicam exatamente as promessas feitas por Eduardo Paes e Lindberg, além de pressionarem para que a conquista aprovada pela Câmara dos Vereadores no ano passado, a meia-passagem municipal para cotistas e prounistas, seja ampliada para todo o Estado.

O 2º Encontro Carioca dos Estudantes Cotistas e Prounistas ocorreu em meio a um avanço do Supremo Tribunal Federal (STF) no que diz respeito à democratização do acesso ao ensino superior. Uma semana depois de aprovar por unanimidade as cotas raciais em universidades públicas, o STF, neste começo do mês, considerou constitucional o programa Universidade Para Todos (ProUni), que atende hoje mais de um milhão de estudantes.

A UNE entende que é pelo combate eficaz a situações de desigualdade que se concretiza a igualdade. Por isso, sempre acreditou no benefício como instrumento de democratização do acesso às instituições de ensino. Para a entidade, o Brasil avança com ações que visam o aumento de vagas nas universidades federais e a distribuição de bolsas para pessoas que não teriam condições de pagar a graduação.

Daniel Iliescu, presidente da UNE, esteve presente no ato político deste sábado e ressaltou as atuais bandeiras da entidade para o fortalecimento das ações afirmativas no país.

“A entidade realizou este semestre uma caravana promovendo encontros de prounistas por todo Brasil. Os debates analisam o curso do programa desde a sua implantação, no ano de 2005, até as diretrizes para manutenção e aperfeiçoamento da iniciativa. Precisamos garantir restaurantes, transporte e moradias universitárias, com recursos orçamentários próprios, para o país avançar nessas questões”, analisou Iliescu.

www.une.org.br

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Prefeitura de Campinas abrirá inscrições para concurso público dia 30

A Prefeitura de Campinas abrirá inscrições para provimento dos cargos de Agente de Educação Infantil,Agente de Organização Escolar ,Instrutor de Surdo e Intérprete Educacional de Libras/Português no dia 30 de Maio até o dia 24 de Junho. Os interessados devem acessar http://www.ibamsp-concursos.org.br/site/concursos/documentos/282 verificar o edital e fazer sua inscrição.

Hilary Swank, duaz vezes premiada com o Oscar, atua nessa instigante história, envolvendo adolescentes criados no meio de tiroteios e agressividade, e a professora que oferece o que eles mais precisam: uma voz própria. Quando vai parar numa escola corrompida pela violência e tensão racial, a professora Erin Gruwell combate um sistema deficiente, lutando para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes. Agora, contando suas próprias histórias, e ouvindo as dos outros, uma turma de adolescentes supostamente indomáveis vai descobrir o poder da tolerância, recuperar suas vidas desfeitas e mudar seu mundo. Com eletrizantes performances de um elenco de astros, incluindo Scott Glenn (Dia de Treinamento), Imelda Stauton (Harry Potter e a Ordem da Fênix) e Patrick Dempsey (Grey's Anatomy), ganhador do Globo de Ouro. Escritores da Liberdade é basedo no aclamado best-seller O Diário dos Escritores da Liberdade.


Confira também o site da professora que inspirou a História do filme. O site é da Fundação escritores da Liberdade: http://www.freedomwritersfoundation.org



                           


domingo, 27 de maio de 2012

Inscrições para o Enem 2012 começam nesta segunda-feira

Por: Lauany Rosa, da Rede Brasil Atual


São Paulo – Inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 começam a partir das 10h de segunda-feira (28) e vão até o dia 15 de junho. O valor da taxa é de R$ 35, que podem ser pagos atá 20 de junho.

Interessados devem acessar o site do Enem para a inscrição. Alunos concluintes do ensino médio pela rede pública em 2012 e pessoas em situação socieconômica vulnerável, mediante a comprovação com documentos, podem solicitar a isenção da taxa pelo próprio sistema de inscrição.

O candidato deve fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e número do documento de identidade (RG), além de outros dados pessoais, como endereço e instituição de ensino. As pessoas com deficiência deverão informar suas necessidades especiais no ato da inscrição. O Inep dispõe de provas diferenciadas, intérpretes, salas de aula e mobiliário apropriado. Candidatos que estão internados e recebem aulas em hospitais poderão realizar a prova no próprio centro médico, desde que suas condições estejam especificadas no formulário de inscrição.

O desempenho no Enem 2012 poderá ser usado nos programas de bolsa de estudos (Prouni) e de financiamento estudantil (Fies) – entre outros programas do Ministério da Educação, como o Ciência sem Fronteiras – ou por estudantes interessados em obter a certificação de conclusão do ensino médio. Para tanto, é necessário tirar nota mínima de 450 nas quatro provas, 500 na redação e indicar uma das instituições autorizadas a receber dados cadastrais e resultados de candidatos.

As provas do Enem deste ano serão aplicadas no primeiro final de semana de novembro, nos dias 3 e 4. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. No primeiro dia serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (história, geografia, filosofia, e sociologia) e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (química, física e biologia).

As provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (língua portuguesa, literatura, inglês ou espanhol, artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação), Matemática e suas Tecnologias e também a redação serão feitas no segundo dia.

Mais informações podem ser obtidas no edital do Enem 2012.