sexta-feira, 29 de junho de 2012

Registro de Classe - Página VI

Iniciamos a aula de hoje reorganizando a sala em formato de U. Vieram: Yanka, Priscila, Nivaldo, Rivaldo, Mariano, Leandro, Vinicius e Evandro. Em seguida registramos a rotina que segue:

  • Língua Portuguesa: cruzadinhas com banco de palavras;
  • Educação Física;
  • Informática;
  • Matemática: quantidade, número;situação- problema.

Tiveram Educação Física com a professora de módulo pois o professor de Ed. Física faltou. Em seguida começamos a trabalhar  as cruzadinhas. Inclusive vale registrar que as crianças ainda não tinham feito cruzadinhas, de acordo com a estagiária. A primeira foi um pouco difícil, eles não entendiam como colocar as palavras, entretanto, a turma está reduzida foi possível dar atenção para cada um deles, isso não quer dizer, porém, que todos fizeram certo. Depois fizemos a atividade de Matemática a qual os alunos se saíram bem, com exceção do Rivaldo que tem demonstrado uma certa dificuldade(inclusive na de Língua Portuguesa).

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Registro de Classe - Página V - 27/06/2012

Hoje comecei definitivamente com a turma do 1º Ano. Enfim assumi a classe! Com galera reduzida, isso porque parte da turma acha que já está de férias. compareceram só 09 estudantes. Só para ajudar cheguei alguns minutos atrasado. Ao chegar primeiro mudei a disposição das carteiras colocando - as em U. Foram a aula: Amália*, Yanka*, Nádio*,Rivaldo*,Leandro*,Priscila*, Nivaldo*, Mariano* e Evandro*. Pedi para que eles escrevessem o alfabeto, em seguida escrevi o nome de um deles com cada sílaba de uma cor fazendo isso separei abaixo as sílabas colocando - as em cores diferentes com suas "famílias" silábicas, fiz a leitura com eles. Em seguida, entreguei a metade de um sulfite para cada um e pedi para que eles procurassem nos cartazes da sala palavras que iniciassem com as sílabas escritas na lousa. Por uns trinta minutos eles procuraram. pedi então para que cada um levasse até a minha mesa a folha e pedi que fizessem a leitura a partir daí notei que: a Priscila reconhece  todas as letras apesar de não conseguir escrever convencionalmente nem ler;Leandro não reconhece todas as letras, só as vogais; O Nádio reconhece todas as letras, o Nivaldo a mesma coisa; A Yanka ainda necessita olhar para o alfabeto para a partir da ordem reconhecer as letras e o mesmo acontece com Amália; Evandro conhece todas as letras; o Mariano e o Rivaldo não identificaram nenhuma das letras, o Rivaldo , porém, em outros momentos demonstrou conhecer todas as letras.
Em seguida fizemos uma atividade de Matemática bem simples: desenhei algumas quantidades e pedi para que eles escrevessem ao lado o numeral que representava a quantidade. Praticamente todos que estavam na sala hoje sabiam relacionar a quantidade ao número, só o Rivaldo que não fez a atividade, ele tem se mostrado muito "infantil" no sentido de não ter desenvolvido ainda pensamentos e atitudes de crianças de 06 anos de idade e sim parece continuar com três.

Observações:
* os nomes não são os reais nomes dos estudantes.

Registro de Classe - Página IV - 26/06/2012

Dia 26, este é o último dia da professora do 1º Ano a frente da classe e amanhã assumirei com a missão de até o fim do ano letivo alfabetizar 69% da classe(05 hipótese pré - silábica; 04 hipótese silábica sem valor sonoro, 14 hipóteses com silábica valor sonoro.. 04 hipóteses silábica alfabética *) quando só 03 estudantes desenvolveram a hipótese alfabética da Língua Escrita . Entretanto, vamos ao dia 26: os alunos tiveram como primeira aula leitura; após na sala eles escreveram espontaneamente uma lista com as brincadeiras que eles brincarão no período de férias.


Observações:
* para entender o que é hipótese de escrita: http://dejales.edunet.sp.gov.br/files/CICLO%20I/HIPOTESES%20DE%20ESCRITA.pdf