quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

ProUni recebe 184 mil inscrições em 12 horas


São Paulo – O Programa Universidade para Todos (ProUni), cujas inscrições foram abertas a zero hora de hoje (17), já registrava 184.175 inscritos até o meio-dia, segundo o Ministério da Educação e Cultura. Foram registradas 353.699 inscrições, já que cada candidato pode fazer até duas opções de curso. O prazo vai até as 23h59 do dia 21 (horário de Brasília).
Para o primeiro semestre ha 162.329 bolsas, distribuídas em 12.159 cursos de 1.078 instituições de todo o país. Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa. 

por:Redação da Rede Brasil Atual

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Prefeitura de Suzano convoca 112 professores aprovados em concurso


A Prefeitura de Suzano começou a enviar hoje (15) telegramas para 112 professores de Educação Básica I aprovados no concurso 001/2012. Segundo a Secretaria Municipal de Assuntos Administrativos também serão feitos contatos telefônicos e nos próximos dias mais informações sobre a convocação serão disponibilizadas no site da administração municipal.
“O procedimento interno da solicitação para convocação dos professores já foi adotado. Foi feita uma reunião entre a secretária Municipal de Educação (Maria da Penha Gelk) e o prefeito Paulo Tokuzumi e foi autorizada a convocação. Então a demanda já está no setor de Recursos Humanos da Prefeitura e serão chamados 112 professores da Educação Básica I”, comentou a secretária de Assuntos Administrativos, Cintia Renata Lira da Silva.
De acordo com o departamento de Recursos Humanos da administração municipal, após o envio dos telegramas e a realização dos contatos telefônicos, já no próximo dia 18 os professores convocados devem comparecer à Secretaria de Educação para a atribuição de aulas.
“As pessoas que obtinham informações a respeito da convocação deste concurso estavam buscando dados no antigo site. Porém, o mesmo precisou ser reformulado e estas informações já estão sendo regularizadas para que as mesmas sejam colocadas no site atual”, acrescentou Cintia.
Mais informações sobre a convocação podem ser obtidas no telefone: (11) 4745-2015.
Outros concursos
De acordo com Cintia, a administração municipal realiza neste momento um levantamento em todas as secretarias para ver a necessidade de profissionais em cada pasta. “Vamos convocar conforme a necessidade e a possibilidade financeira da administração”.
Cintia explicou ainda que existe um concurso de 2010, da antiga gestão, que foi aberto sem planejamento. “Percebemos que não houve qualquer tipo de prudência por parte da antiga administração para a realização do concurso. O resultado desta ação é que existe uma série de funções e cargos aqui e, até o momento, não foi convocado ninguém”, explicou. “Em contrapartida neste mesmo edital foram abertas dez vagas de cozinheira escolar, em que foram admitidas 113 pessoas. Então fica clara a discrepância entre o número de vagas abertas e a necessidade da demanda”, completou.
A secretária de Assuntos Administrativos reforçou que é preciso ter responsabilidade “na hora de realizar um concurso”. “Se nós admitirmos todo mundo que está em aberto na vigência deste concurso de 2010 registraremos um transtorno financeiro para administração ultrapassando o limite do teto da folha de pagamento. Por isso, antes de realizar alguma convocação, a demanda e a possibilidade financeira da administração municipal serão avaliadas”, concluiu.

Fonte: Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

Secretários (as) de Educação da Região do Alto Tietê: Mogi das Cruzes

Após a eleição de outubro de 2012, os prefeitos constituíram seu secretariado. Uma das pastas importantes para o desenvolvimento a longo prazo das cidades e consequentemente do país é a pasta de Educação. Para que haja avanço no processo educacional há de ter programa de preferência politicas públicas de Estado e não apenas projetos de governos. Mas quem tocas essas politicas públicas também é interessante desde o nome do prefeito ao  individuo que será secretário de Educação. é importantíssimo a pessoa conhecer e ter uma visão progressista da Educação. irei aos poucos postar, isso para o texto não ficar muito extenso, o nome e um pequeno currículo dos secretários de Educação da Região do Alto Tiete, de São Paulo e Guarulhos para que haja conhecimento de quem são os responsáveis por tocar a Educação dos municípios, e na medida do possível a plataforma educacional proposta pelos seus respectivos prefeitos na eleição.

Mogi das Cruzes

Rosemary Roggero
Possui graduação em Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes.
Tem mestrado e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
É especialista em Gestão de Pessoas pela Fundação Armando Álvares Penteado.
Sua experiência no campo educacional inclui atuação, sobretudo a partir de meados dos anos 1990, em especial nos seguintes temas: educação superior, relações entre formação profissional e mercado de trabalho, políticas educacionais e práticas sociais; formação continuada docente; metodologias de pesquisa qualitativa, em especial a história de vida.



Proposta de Bertaiolli
Promover e valorizar a qualificação dos professores para uma ação pedagógica eficiente;
• Ampliar a formação continuada de professores;
• Aumentar o investimento em ações e projetos que promovam a melhora contínua
da qualidade do ensino;
• Ampliar as escolas em regime de tempo integral;
• Ampliar e reformar as escolas municipais, inclusive com a construção de novas salas de aula;
• Garantir acesso à escola para todos os alunos de Mogi das Cruzes;
• Erradicar o analfabetismo, ampliando o nível de escolaridade da população e propiciando
qualificação para o trabalho e a geração de renda;
• Fortalecer e dar continuidade ao programa de abertura das escolas municipais aos fins
de semana e feriados;
• Ampliar o número de quadras esportivas nas escolas municipais;
• Cobrir mais quadras esportivas nas escolas municipais;
• Garantir o transporte escolar para os alunos da rede municipal nas áreas rurais;
• Garantir a inclusão e assegurar a acessibilidade das crianças com deficiência com implantação
de equipamentos e mobiliário especial;
• Formação para os profissionais da rede municipal de ensino;
• Eliminar o déficit de vagas na educação de 0 a 5 anos, atendendo plenamente a atual demanda;
• Dar continuidade à melhoria da merenda escolar;
• Construir novos Cempres nos bairros de Jundiapeba, Nova Jundiapeba e Cocuera;
• Construir um complexo educacional na área central destinado à formação, capacitação,
qualificação e aprimoramento dos alunos da rede municipal nas áreas de artes plásticas,
música, teatro, dança e demais expressões culturais;
• Construir 25 novas creches em bairros como Jundiapeba, Jardim Margarida, Parque Olímpico,
Jardim Santos Dumont, Santo Ângelo, Vila Nova Aparecida, Jardim Maricá, Chácara Guanabara,
Jardim Araci e Parque Morumbi, com o compromisso de zerar o déficit de vagas em creches;
• Implantar novas unidades escolares por meio de convênio com o Governo Federal (Fundo
Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE);
• Dar continuidade ao processo de municipalização do ensino fundamental de 1ª a 4ª série. A
meta é municipalizar 100% do ciclo I até 2016.

Os secretários de Educação da Região do alto Tietê, São Paulo e Guarulhos

Após a eleição de outubro de 2012, os prefeitos constituíram seu secretariado. Uma das pastas importantes para o desenvolvimento a longo prazo das cidades e consequentemente do país é a pasta de Educação. Para que haja avanço no processo educacional há de ter programa de preferência politicas públicas de Estado e não apenas projetos de governos. Mas quem tocas essas politicas públicas também é interessante desde o nome do prefeito ao  individuo que será secretário de Educação. é importantíssimo a pessoa conhecer e ter uma visão progressista da Educação. irei aos poucos postar, isso para o texto não ficar muito extenso, o nome e um pequeno currículo dos secretários de Educação da Região do Alto Tiete, de São Paulo e Guarulhos para que haja conhecimento de quem são os responsáveis por tocar a Educação dos municípios, e na medida do possível a plataforma educacional proposta pelos seus respectivos prefeitos na eleição.

São Paulo
Cesar Callegari. Sociólogo. Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação. Membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB no âmbito da União. Foi Diretor de Operações do Serviço Social da Indústria - SESI (SP), Membro do Conselho de Governança do Movimento Todos pela Educação, Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada - IBSA, Presidente do Conselho Administrativo da FINEP, Secretário Municipal de Educação de Taboão da Serra, Coordenador do Escritório de Representação do Ministério da Ciência e Tecnologia no Estado de São Paulo e Deputado Estadual por dois mandatos dedicados à causa da Educação. Foi Diretor da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE, Secretário Adjunto da Secretaria Estadual da Cultura, Chefe de Gabinete da Secretária de Estado da Educação e Diretor do CEPAM - Fundação Prefeito Faria Lima. É autor de vários trabalhos publicados sobre educação pública.


Propostas de Haddad


CONSTRUIR 20 NOVOS CEUS
- Resgatar o projeto original dos CEUs com oferta de atividades culturais e esportivas para a comunidade

EDUCAÇÃO INFANTIL
- 150 mil novas vagas
- Universalizar as vagas para crianças de 4 a 5 anos
- Construir 172 creches pelo convênio com o MEC

EDUCAÇÃO INTEGRAL
- Implantar progressivamente a ampliação do horário escolar com a oferta de atividades culturais, esportivas, passeios a museus, parques, teatro etc
.
VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO
- Implantar 31 polos da Universidade Aberta do Brasil, uma em cada Subprefeitura
- Implantação de Política de Saúde para os profissionais da Educação

ENSINO TÉCNICO E SUPERIOR
- Parceria com o MEC na implantação da UNIFESP em Itaquera
- Parceria com o MEC na implantação do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) na Zona Norte

AMPLIAÇÃO DO TRANSPORTE ESCOLAR GRATUITO (VAI E VOLTA), INCLUINDO O APOIO AO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL

EDUCAÇÃO ESPECIAL
- Nenhuma criança com deficiência fora da escola
- Revitalizar os Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAIs)

INTERAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA
- Criar a função do professor comunitário

100 MIL BOLSAS DE ESTUDO DO PRONATEC

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

AGOSTO

Documentário sobre a violenta invasão da Tropa de Choque da Polícia Militar na Faculdade de Direito da USP a mando de seu então diretor João Grandino Rodas, em agosto de 2007, durante a Jornada de Lutas Pela Educação.

Oferta chega a 144 mil bolsas; inscrições a partir do dia 17


Neste primeiro semestre de 2013, o Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação oferece 99.223 bolsas integrais e 45.416 parciais. Os candidatos podem conferir as vagas disponíveis pela internet. As inscrições serão abertas na quinta-feira17, e vão até as 23h59 do dia 21, pelo horário de Brasília.

Ao anunciar, nesta segunda-feira, 14, em Brasília, que os estudantes já podem conferir quais instituições oferecem bolsas e os cursos disponíveis, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou o ProUni como uma forma de o estudante de baixa renda ter acesso à educação superior — o setor privado é responsável por 73% das vagas. “É enorme o interesse de entrar em uma universidade e fazer um curso superior, e o ProUni é uma nova possibilidade”, lembrou Mercadante. “Com o programa, os estudantes de baixa renda podem estudar de graça em uma universidade particular.”

Criado pelo governo federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, o ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

para ver oferta de bolsas click aqui: http://prounialuno.mec.gov.br/index/index


Ministério da Educação divulga balanço do Sisu


O Ministério da Educação (MEC) divulga na tarde desta segunda-feira (14), em Brasília, um balanço detalhado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A lista de aprovados já está disponível para consulta em sisu.mec.gov.br. A repórter Isabela Azevedo tem mais informações.







Fonte: TVNBR e www.vermelho.org.br

Dilma: Sisu é fundamental para ampliar e democratizar a educação


A presidenta Dilma Rousseff disse nesta segunda (14) que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) tem sido fundamental para ampliar e democratizar o acesso de jovens à educação superior. No programa semanal “Café com a Presidenta”, ela lembrou que a Lei de Cotas já vai valer para a seleção deste ano. A primeira chamada do Sisu pode ser consultada.



Segundo Dilma, neste primeiro semestre, o Sisu oferece mais de 129 mil vagas em 3.752 cursos de 101 universidades públicas e institutos federais de educação. Com as cotas, 43 universidades e 40 institutos federais reservaram pelo menos 12,5% das vagas para estudantes de escolas públicas, alunos de baixa renda, negros e índios.

“A partir do primeiro semestre do curso, vamos pagar uma bolsa de R$ 400 para os alunos cotistas com renda familiar até um salário mínimo e meio por pessoa e jornada igual ou superior a cinco horas diárias. Essa bolsa vai ser renovada de acordo com o desempenho do aluno no curso. Se ele se dedicar e alcançar bons resultados, ele vai receber esse apoio do governo durante todo o curso.”

A presidenta destacou ainda que o Programa Universidade para Todos (ProUni) também contribui para o acesso de estudantes carentes ao ensino superior. Segundo ela, 1,1 milhão de jovens já receberam uma bolsa para estudar em uma universidade particular.

As inscrições para o benefício em 2013 começam na próxima quinta-feira (17). Todos os alunos que fizeram o ensino médio em escola pública e que tenham renda familiar até três salários mínimos por pessoa podem concorrer, desde que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Veja você que a nota do Enem vale para o Sisu, para o ProUni e para os vestibulares de muitas universidades públicas. Vale também para o Ciência sem Fronteiras”, disse. “Sabemos que a educação é o principal instrumento para reduzir as desigualdades e construir um país mais justo e mais desenvolvido. É por isso que nós vamos, cada vez mais, garantir que jovens tenham acesso à universidade.”


Fonte: Agência Brasil