quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Ministros de Educação da Celac participam de congresso em Cuba


Os ministros de educação dos países membros da Comunidade dos estados latino-americanos e caribenhos (Celac) participarão de encontro nesta quinta-feira (7) no Palácio de Convenções de Havana, em Cuba, para trocar experiências em matéria de educação, como parte das atividades do Congresso Internacional de Pedagogia 2013.


Alarcón - Cuba 
O presidente do Parlamento Cubano, Ricardo Alarcón, aproveitou o encontro para explicar aos delegados presentes detalhes sobre o caso dos cinco antiterroristas cubanos presos nos EUA.
No fórum, que terminará nesta sexta-feira (8), após cinco dias de sessões, irão reunir-se os 33 ministros das nações que integram a Celac.  Paralelo a esta reunião, continuarão seus trabalhos com 20 simpósios,  conferencias,  painéis, assim como outras atividades planificadas. 

De acordo com a ministra de Educação de Cuba, Ena Elsa Velázquez, quase quatro mil acadêmicos e especialistas de 40 países participam neste Congresso. 

Para esta quinta-feira (7), também prevê um painel sobre a cultura no sistema de educação artística, também está prevista a troca de experiências em torno aos resultados obtidos na assessoria cubana para as comunidades na Venezuela.

Durante a jornada de quarta-feira (6), o ministro cubano de educação, Rodolfo Alarcón, fez uma conferência onde se referiu aos desafios para conseguir um ensino universitário de qualidade a nível nacional e internacional.

Alarcón considerou que além da ênfase em preparar profissionais competentes com amplo domínio teórico e técnico, as universidades devem priorizar a formação de pessoas com um profundo sentido de humanidade e de compromisso com o desenvolvimento social. 

FONTE: Telesur

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Candidatos do Enem já podem conferir prova de redação


 A partir de hoje (6), os estudantes que fizeram o Enem 2012 podem conferir a correção das redações. O estudante devem acessar o site do Enem com o CPF ou o número de inscrição e a senha. As correções terão apenas finalidade pedagógica, ou seja, não serão passíveis de recurso.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) foram corrigidas 4.113.558 redações, das quais 1,82% estavam em branco e 1,76% obtiveram nota zero. As notas foram divulgadas no dia 28 de dezembro.
Os cinco itens de competência avaliados foram: domínio da língua portuguesa, compreensão do tema proposto, capacidade de selecionar e organizar ideias, demonstração de conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e apresentação de solução para a proposta dissertativa.
Cada um dos corretores atribuiu nota até 200 pontos para cada uma dessas competências. Havendo discrepância maior que 80 pontos em cada uma das competências, o terceiro corretor avalia e atribui notas segundo o mesmo critério.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Termina nesta terça prazo para matrículas da segunda chamada do Sisu


Encerra nesta terça-feira (5) o prazo para os selecionados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) fazerem a matrícula nas instituições de ensino superior. Os selecionados devem verificar, com a instituição de ensino em que foram aprovados, o local, o horário e os procedimentos para a matrícula.
A segunda chamada foi divulgada no dia 26 de janeiro. Quem ainda não conferiu o resultado pode fazê-lo na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do Ministério da Educação (MEC), por meio do telefone 0800-616161.
O Sisu é o sistema informatizado do MEC no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os candidatos não convocados nas duas chamadas podem integrar a lista de espera. As instituições de ensino participantes do Sisu usam essa lista para convocar candidatos a vagas remanescentes. O prazo de adesão à lista de espera vai até o próximo dia 8. A convocação dos candidatos ocorrerá no próximo dia 18.
Pode aderir à lista de espera o candidato não selecionado em nenhuma de suas opções de curso nas chamadas regulares e aquele selecionado em sua segunda opção de curso, independentemente de ter efetuado a matrícula. Na lista de espera, o candidato só pode concorrer à sua primeira opção de vaga.
Na primeira edição de 2013, o Sisu ofereceu 129,3 mil vagas em 3,7 mil cursos. Ao todo, 101 instituições públicas aderiram ao sistema para a seleção de estudantes com base nas notas obtidas no Enem. Ao todo, foram 1.949.958 inscritos.

 Por: Yara Aquino, da Agência Brasil


domingo, 3 de fevereiro de 2013

A criança em seu mundo


JUCIP abre inscrições na terça!


INSCRIÇÕES PARA A PRIMEIRA TURMA DO CURSO PREPARATÓRIO DE 2013.

DIAS: 05 E 06 de Fevereiro de 2013.
HORÁRIO: das 8:00 às 11:00
das 13:00 às 16:00

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS: RG do candidato (original), comprovante de residência e preencher a ficha social completa com todos os dados solicitados. ( comparecer com responsável legal se possível).
Não será possível realizar ...a inscrição sem o RG do candidato.

DURAÇÃO DO CURSO: 03 meses.

No dia da inscrição será agendado o dia da prova. Os jovens que obterem notas mais altas e dentro da média serão aprovados. O jovem deverá matricular-se no dia correto para ser validado. Caso o jovem não compareça para verificar a nota de aprovação e/ou não compareça no dia da matrícula, a vaga será preenchida com a lista de espera. 

No dia da prova os candidatos deverão comparecer com o RG original e comprovante de inscrição. Caso contrário não poderá realizar a prova.

Interessados deverão comparecer somente nos dias 05 e 06 de fevereiro de 2013, respeitando os horários acima no endereço:
Rua: Poanópolis, 369. Centro - Poá

NÃO SERÃO ACEITOS PEDIDOS DE INSCRIÇÃO FORA DAS DATAS E HORÁRIOS ACIMA CITADOS.

Dúvidas entrar em contato pelo telefone: 4636.8165