sábado, 18 de janeiro de 2014

Atribuição de Aulas

Para os professores que ainda não estão por dentro das datas de atribuição de aulas da Rede Estadual de SP, segue as datas:

DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SUZANO 
PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO DE AULAS – CRONOGRAMA 2014 

 - dia 21/01/2014 (terça-feira) 
 MANHÃ E TARDE - 8h – Fase 1 - Unidade Escolar, aos titulares de cargo, para: 
a) Constituição de jornada; 
b) Ampliação de Jornada; 
c) Carga Suplementar de Trabalho Docente. 


- dia 22/01/2014 (quarta-feira) 
MANHÃ – 8h - Fase 2 – D.E. (EE Batista Renzi) – aos titulares de cargo, não atendidos, parcial ou 
integralmente, em nível de Unidade Escolar: 
a) Constituição de Jornada, na seguinte ordem: 
a.1 - aos docentes não atendidos totalmente, na Fase 1; 
a.2 - aos adidos em caráter obrigatório. 
 b) Composição de Jornada, na seguinte ordem: 
b.1 - aos parcialmente atendidos na constituição; 
b.2 - aos adidos, em caráter obrigatório. 

TARDE - 14h – Fase 2 – D.E. (EE Batista Renzi) - aos titulares de cargo não atendidos na Unidade 
Escolar, para Carga Suplementar de Trabalho Docente. 

TARDE - 17h – Fase 2 – D.E. (EE Batista Renzi) - para: 
a) Designação nos termos do artigo 22 da Lei Complementar 444/1985, aos titulares de cargo; 
b) Atribuição para o Centro de Estudos de Línguas – CEL. 
c) Atribuição para Fundação Casa 


 - dia 23/01/2014 (quinta-feira) 

MANHÃ – 8h – Fase 1 - Unidade Escolar - para carga horária aos docentes não efetivos, na 
seguinte conformidade: 
a) declarados estáveis nos termos da Constituição Federal de 1988; Categoria “P” 
b) celetistas; Categoria “N” 
c) ocupantes de função-atividade. Categoria “F” 

TARDE - 13h – Fase 2 – D.E. (EE Batista Renzi) para carga horária aos docentes não efetivos, na 
seguinte conformidade: 
a) declarados estáveis nos termos da Constituição Federal de 1988; Categoria “P” 
b) celetistas; Categoria “N” 
c) ocupantes de função-atividade. Categoria “F” 

DIRETORIA DE ENSINO DE ITAQUAQUECETUBA


DIRETORIA DE ENSINO DE MOGI DAS CRUZES




quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Prefeitura de Suzano abre inscrições para ADE

A Prefeitura de Suzano, a 51 km de São Paulo, abriu hoje inscrições para contratação por tempo determinado para Auxiliar de Desenvolvimento Educacional. São 75 vagas com vencimentos de R$1235,90 com beneficio de R$380, 00, totalizando R$1615,00 em regime celetista.
As inscrições estão abertas hoje, 16, até amanhã, 17, devem ser apresentados os seguintes documentos:
•Ficha de inscrição. 
•Carteira de Identidade (cópia). 
•C.P.F. (cópia). 
•Título Eleitoral e comprovante de quitação da última eleição (cópia). 
•Cópia do comprovante de quitação do serviço militar (para homens). 
•Comprovante de endereço (cópia). 
•Cópia de certidão de nascimento de filho (a) menor de 18 (dezoito) anos. 
•Cópia do comprova

O local de inscrição é no  Complexo Educacional Mirambava, situado na Rua Campos Salles, nº 884, Centro, Suzano-SP, das 9h as 12 no período da manhã e das 13h as 16h.

Ideias: PROJETO MEU CADERNO DE MATEMÁTICA


PROJETO MEU CADERNO DE MATEMÁTICA
OBJETIVOS: Desenvolver diferentes habilidades relacionadas:


*   Redação e interpretação de textos em forma de situações – problema;
*    Elaboração de estratégias e sua verificação;
*    Valorização do trabalho cooperativo;


*    Incentivar os alunos a inventar histórias em que apareçam quantidades presentes em reportagens de jornais ou revistas;
*    Representar espaços, como, por exemplo, a sala de aula, em papel quadriculado;
*    Explorar a elaboração de situações problemas em malhas quadriculadas, desenvolvendo nos alunos a capacidade de estabelecer pontos de referência em seu entorno;
*    Construir itinerários, situar – se no espaço e deslocar – se nele, dando e recebendo instruções.
ESTRATÉGIAS: Será solicitado aos alunos a elaboração de situações – problema, que além de possibilitar conexões entre Matemática e a Língua Materna, promove situações de aprendizagens significativas, na medida em que provoca o estabelecimento de relações entre conteúdos escolares e conhecimentos prévios dos alunos, num processo de articulação de novos significados.
         Cabe ao professor, por meio da intervenção pedagógica, sugerir situações diversas, de maneira a motivar o trabalho do aluno.
         Após a criação das situações – problema, a próxima etapa do processo é convidar os alunos a resolvê – las segundo estratégias pessoais, tais estratégias deverão ser socializadas. Será solicitado:
1.     Aos alunos que troquem os problemas entre si, de modo que cada um resolva a situação criada pelo colega. Depois, os problemas serão destrocados. A dupla pode aproveitar para discutir as estratégias utilizadas.
2.     Aos alunos que expliquem as estratégias que utilizaram para solucionar os problemas;
3.     Aos alunos que em grupo, classifiquem os problemas criados de acordo com a ideia envolvida (ideia de comparar da subtração, ideia de acrescentar da adição etc.).
PRODUTO FINAL
Como produto individual, cada aluno construirá o seu caderno de problemas.
Como produto coletivo, os alunos organizarão uma miniolimpíada de Matemática.
AVALIAÇÃO
         Durante a execução do projeto, será avaliado tanto o produto final, ou seja, a criação do caderno de problemas e a elaboração da miniolimpíadas de Matemática, como também os avanços e as diferentes habilidades desenvolvidas pelos alunos (individualmente e em grupo) em todas as etapas.

ELABORADOR: Professor Jonny Mendes de Araujo

PÚBLICO ALVO: 4º E 5º ANO

Ideias: PROJETO “SE LIGA”

PROJETO “SE LIGA”

CONCEITOS INSERIDOS:
·        Valores;
·        Preconceito;


·        Sentimentos;
·        Alteridade;


·        Atitudes;
·        Coletividade
·        Interdependência;
·        Sustentabilidade.
JUSTIFICATIVA: Observando o comportamento no que se refere às atitudes e procedimentos dos estudantes  no ambiente escolar verifiquei várias ações inadequadas para o convívio tanto no ambiente escolar quanto para outros ambientes sociais. É notável o número excessivo de brigas inclusive registradas; as ofensas verbais de um para com outro; falta de atos básicos como, “por favor”, “obrigado”, “desculpa” e tantos outros; falta de cuidado com os materiais escolares e com o mobiliário da sala de aula; falta de noção de organização.
A partir dessa observação comecei a pensar “o que fazer para auxiliar na construção de atitudes melhores e ter um comportamento mais adequado para convivência em sociedade de forma harmoniosa?”. Nesse sentindo, em busca de resposta e soluções, encontrei o livro “Se Liga” de Edson Gabriel Garcia. A obra traz cenas cotidianas e opiniões do autor de qual seria a atitude mais correta se tomar para cada uma. Para cada situação uma atitude diferente, como haveria de ser, mas com pontos em comum: o respeito ao ser humano.
Utilizando o livro como instrumento de trabalho pretende- se atingir durante o decorrer do projeto atitudes e valores diferentes das encontradas.
OBJETIVOS:
*    Auxiliar na mudança de atitude dos educandos passando para atitude de respeito ao outro e ao ambiente de convivência;
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
*    Desenvolver o conceito de alteridade entre os estudantes;
*    Desenvolver procedimentos de respeito e educação cotidiana: por favor, obrigado, desculpa;
*    Compreender a importância de um ambiente limpo para convivência e aprendizagem;
*    Entender a importância do outro para vida em sociedade;
*     Compreender o que é preconceito e suas consequências;
*    Compreender o que é racismo e suas consequências;
*    Comparar os conceitos de bullyng, preconceito e racismo;
*    Compreender o bullyng como prática danosa ao ser humano;
*    Trabalhar em grupo aprendendo a dividir tarefas e responsabilidades na realização destas para o sucesso e o bem coletivo;
*    Entender a corrupção como atitude prejudicial à sociedade;
*    Entender o que é voto limpo e sua importância para democracia e liberdade;
*    Aprender procedimentos de conservação do material escolar bem como do prédio escolar como imprescindível parta uma boa aprendizagem;

ESTRATÉGIA: será realizada a leitura de cada cena e discutida em roda de conversa a opinião do autor e as opiniões dos estudantes. Serão feitos ilustrações e respostas tanto individual quanto coletivos de cada situação propostas. Além de outras atividades a serem propostas no decorrer do projeto.



PRODUTO FINAL: pretende – se como produto final a realização de uma apresentação teatral na qual estarão inseridos os conceitos (valores) trabalhados. Além das atitudes compreendidas pelos estudantes. Outro produto será um livro de atitudes com as respostas a cada situação trabalhada no livro e outras que questões que aparecerem durante o projeto.

AVALIAÇÃO: a avaliação será realizada a cada atividade do projeto verificando: 1. A compreensão dos estudantes em relação ao tema a partir das respostas dadas tanto escritas quanto verbais. 2.Semanalmente a partir de observação realizada pelo professor e aluno escolhido como monitor para também observar e registrar para ao final da semana relatar as atitudes da turma ao final do ciclo de uma semana.

PÚBLICO ALVO: 4º E 5º ANO
ELABORADOR: Prof. Jonny Mendes de Araujo

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Nuvem de livros






O caso Galileo

Já faz quase um mês que estudantes das Universidades UniverCidade e Gama Filho estão na batalha acampados no MEC para evitar o descredenciamento dessas instituições e só agora o PIG começou a noticiar o fato.
Mais uma vez o PIG está na contramão da História. Esperaram novamente chegar ao extremos dos estudantes irem as ruas para começarem, do jeito deles, a apresentar o caso á população. Comprometimento? Nenhum com a informação, nenhum com os estudantes. Talvez se houvesse o acompanhamento da "grande mídia" desde o começo uma solução poderia ser alcançada.

MEC descredencia Universidade Gama Filho e Centro Universitário da Cidade







Rolezinhos e A Educação Paulista

Nos últimos dias estamos vivenciando uma discussão "comprometida" do PIG em relação aos rolezinhos que estão acontecendo em alguns shoppings do município de SP. A ideia até então é a de encontrar-se e se divertir(acredito que os shoppings são para isso, além do consumo é claro). Entretanto, como sempre a direita e seus integrantes reacionários não gostaram e mandaram seu braço armado,PM, descer a "rigidez da lei" nos garotos e garotas que participaram desses rolês. 
Durante a semana como era de se esperar o assunto tomou conta das redes sociais, principalmente do face. Li postagens do tipo " na biblioteca ninguém quer da um rolê"; " rolezinho é baderna"; " estudar que é bom..". e por aí vai. Pois bem, vamos a referência do título desse texto.
 O Governo do Estado de São Paulo é administrado pelos mesmos senhores feudais filiados aos representantes do neoliberalismo no Brasil, e seus pupilos demonazistas, o PSDB e DEM. 
Os senhores Mário Covas, Geraldo Alckimin, Cláudio Lembo, José Serra, Alberto Goldman tem governado para que isso acontecesse. Essa semana estão sendo os rolezinhos... em junho foram as manifestações!
Esse governo que aí está, tem governado pra quem? Fácil a resposta! Outras perguntas: quantos teatros foram construídos nesses anos todos de PSDB? Quantos cinemas públicos foram criados? Quantos centros culturais foram criados nos municípios de SP? Quem sabe me responder a estas perguntas? Sabemos as respostas, gostando ou não, sabemos. O dígito usado para resposta é 0(zero). A resposta é o conjunto vazio.
Continuando a perguntar: e as escolas estaduais? Como estão as escolas estaduais? Há alguma escola estadual no modelo dos CEU's do município de SP? Quando e de quanto foi o último aumento dos professores estaduais? Os alunos da rede estadual manipulam tablets, notebooks, tecnologia em geral? Os prédios das escolas paulistas como estão? Da mesma forma das perguntas do parágrafo anterior, sabemos as respostas destas. O que resta então para juventude paulista. O sucateamento da educação paulista. O fatigamento dos professores. Apostilas erradas e sem sentido.
A partir daí a juventude se reinventa.
Qual programa, projeto, sei lá oquê(até isso serve) a Coordenadoria Estadual de Juventude, coordenada por Janaína Lima, existe para a juventude?
A juventude se reinventa e inventa para não envelhecer, pois ela combate aquele refrão do Rappa: " o novo já nasce velho"; e tem consciência daquela musica do Belchior " ...uma nova mudança vai acontecer".
Já aconteceu : O Rolezinho!
Contras as escolas sucateadas, chatas e sem atrativos para juventude: Rolezinho!   
Contra a falta de Teatros, cinemas, espaços culturais e praças livres ao público em geral: Rolezinho!
Contra a surdez de quem governa só para um grupo social: Rolezinho!
Talvez se a juventude pudesse contar com uma escola que educa. Uma escola que ouve. Uma escola que divide com ela os dilemas, as dificuldades de ser jovem. Uma escola que seja sinônimo de felicidade. Uma escola que esteja estampado o respeito, não teríamos rolezinho, talvez teríamos ROLEZÕES!
Isso mesmo, rolezões! Rolezões de encontro entre o funk e o rap, entre o rap e a mpb; entre todos os grupos sociais.
Não há pq negativizar, criminalizar o rolezinho(afinal já fazem isso diariamente com o povo da periferia, seria pleonasmo) há sim que tentar entender o que essa galera da Zl, do Capão e de todos cantos pobres e esquecidos desse estado passam dia a dia para poderem viver.
A educação falida do estado de São Paulo está cavando sua própria cova, o (s) coveiro(s) estão chegando ao som do passinho, do Emicida, do Crioulo e de um velho conhecido Mano Brown. 
Para concluir(por enquanto), acredito que todos e todas devem participar do rolezinho: pais, mães, tios, eu e você. Para garantir o direito de ir e vir; para conversarmos como a garotada e entendermos que eles não estão errados e sim estão desesperados por uma sociedade alternativa, ou como dizem os freireanos POR UM OUTRO MUNDO POSSÍVEL.



segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Educação de Poá convoca professores

A Prefeitura de Poá convocou hoje, 13, candidatos aprovados para vários cargos da Educação, principalmente para o cargo de professor de Ensino Fundamental I. Veja: http://www.poa.sp.gov.br/novo/?p=3423