quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Olimpíadas de Língua Portuguesa: inscrições a partir de fevereiro

As inscrições para edição 2014 das Olimpíadas de Língua Portuguesa: Escrevendo futuro tem seu inicio  no dia 25 de fevereiro. Professores de Língua Portuguesa que dão aula no Ensino Fundamental II  e Ensino Médio bem como Professores que lecionam no 5º Ano do Ensino Fundamental I  poderão se inscrever. Para isso no entanto, as redes estaduais e municipais devem aderir a Olimpíada.


Cada ano/série terá um gênero textual a ser trabalhado. O quinto e sexto ano do EF será poesia; sétimo e oitavo ano memórias;  o nono ano e o primeiro ano do Ensino Médio estudarão crônicas e; 2º e 3º anos do Ensino Médio artigo de opinião.


Chamadas de concurso

Verifique como andam as chamadas para os concursos da Educação da Prefeitura de São Paulo. Esta tabela está disponível no site do SINPEEM: http://www.sinpeem.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=266#.UuD_ZNJTvIU. No site do SINPEEM esta lista é atualizada a cada convocação feita pela PMSP.


Fonte: SINPEEM

Prefeitura de Poá convoca professores

A Prefeitura de Poá convocou nessa última quarta - feira,22, mais candidatos aprovados no concurso realizado em 2013. Todos deverão comparecer no dia 29 na Secretaria de Administração para assumirem o cargo a partir das 9h. Foram convocados professores de Ciências, Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Educação Física e Adjuntos de Ensino Fundamental I.
Confira: http://www.poa.sp.gov.br/novo/downloads/Convoca_Ed_22-01-14.pdf


terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Estado convoca professores

No Diário Oficial do Estado de SP  do dia 21 de Janeiro, hoje, convoca a partir da sua página 80, professores para assumirem os cargos para Professor de Educação Básica II de diversas disciplinas.




Modelo neoliberal de SP - bônus - é implantado em Ferraz de Vasconcelos

O modelo neoliberal implantado pelo governo paulista do PSDB a partir de 1994, quando então o governador Mário Covas e sua secretária de Educação Rose Newbauer, assumiram a Educação de São Paulo passou a fazer parte de municípios paulistas. Esse modelo diz respeito ao chamado bônus por assiduidade. Agora foi o bônus foi implantado pelo governo tucano do município de Ferraz de Vasconcelos.
Modelo esse, já tratado nesse blog, não corresponde realmente a uma valorização do Profissional da Educação como deveria. 

Modelo para SP, bônus para docente em NY é cancelado


Isso por se tratar de uma política de Governo e não uma Politica Pública que independente de governo, tucano, petista, comunista ou qualquer outro tipo não tem a garantia de continuar. Mas o motivo principal, de bônus não é vencimento, ou seja, não é calculado para fins de vantagens pecuniárias , isso quer dizer , por exemplo, que não conta para aposentadoria.
Mais uma vez o PSDB mostra sua cara: neoliberal; sucateadora da educação.



Atribuição de aulas - Mogi das Cruzes

h
Click na imagem e veja a reportagem sobre a atribuição de aulas.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

CNTE realiza seu 32º Congresso

Rolezinhos: Rap do Silva

Li no vermelho texto de Ruy Braga, " Rolezinho: Rosa Parks em Itaquera" fazendo a analogia entre o movimento realizado pela galera da ZL durante os fins de semanas para diversão em shopinngs de SP, com a luta dos direitos civis dos negros estadunidenses iniciado por Parks. Ler e verificar a verossimilhança  das histórias, dos fatos é incrível. 
Braga trabalhou bem, de propósito, e com razão da História passada e a presente. Mas algo veio a minha cabeça, assim que comecei a ler. Lembrei do " Rap do Silva" de Bob Rum, assim como o texto de Ruy  o texto de Rum de já algum bom tempo, acredito que da década de 90, se faz presente no contexto dos rolezinhos, dos fluxos e dos pancadões por aí. E mais do que isso nos leva a reflexão.

RAP DO SILVA - Bob Rum

Todo mundo devia nessa história se ligar
Porque tem muito amigo que vai pro baile dançar
Esquecer os atritos
Deixar a briga pra la
E entender o sentido quando o dj detonar
(solta o rap dj)
Era só mais um silva que a estrela não brilha
Ele era funkeiro
Mas era pai de família
Era um domingo de sol
Ele saiu de manhã
Pra jogar seu futebol
Levou uma rosa pra irmã
Deu um beijo nas crianças
Prometeu não demorar
Falou pra sua esposa que ia vir pra almoçar
(Refrão)
Era trabalhador, pegava o trem lotado
E a boa vizinhança era considerado
E todo mundo dizia que era um cara maneiro
Outros o criticavam porque ele era funkeiro
O funk não é modismo
É uma necessidade
É pra calar os gemidos que existem nessa cidade
(Refrão)
E anoitecia ele se preparava
É pra curtir o seu baile
Que em suas veias rolava
Foi com a melhor camisa
Tênis que comprou suado
E bem antes da hora ele já estava arrumado
Se reuniu com a galera
Pegou o bonde lotado
Os seus olhos brilhavam
Ele estava animado
Sua alegria era tanta
Ao ver que tinha chegado
Foi o primeiro a decer
E por alguns foi saudado
Mas naquela triste esquina
Um sujeito apareceu
Com a cara amarrada
Sua mão estava um breu
Carregava um ferro
Em uma de suas mãos
Apertou o gatilho
Sem dar qualquer explicação
E o pobre do nosso amigo
Que foi pro baile curtir
Hoje com sua familia
Ele não irá dormir
(Refrão)
Naquela triste esquina.



A letra é reveladora, na verdade, é real, é revolucionária, é de protesto, é do povão. 
Racismo, higienismo, nazifacismo é o que tem sido a atitude dos empresários e governantes que ao invés do dialogo usam o porrete, usam a bala de revólver. Para os que abominam os rolezinhos, direitos humanos é sinônimo de porrete, é sinônimo de violência contra os moradores da periferia; é sinônimo de FEBEM para juventude negra e periférica...

domingo, 19 de janeiro de 2014

Concurso: PMSP já tem concurso autorizado

A Prefeitura do Município de São Paulo no último mês de 2013, dezembro, autorizou a realização de concurso público para 3514 cargos de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Agora é só aguardar o processo de contratação da empresa que realizará o concurso e publicação do edital.