quinta-feira, 1 de maio de 2014

1º de Maio - Dia de Luta do Trabalhador


Hoje dia do trabalhador diversas centrais sindicais estão realizando atos festivos para comemorar e homenagear esse dia. Entretanto muitas questões ainda devem ser resolvidas.
Uma delas é redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas que ainda não foi resolvida.
Já em relação aos trabalhadores da educação o grande tema é o cumprimento da lei do Piso do Magistério, lei n.º 11738, que estabelece um piso salarial nacional comum aos profissionais do magistério.
De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação- CNTE - atualmente 7 Estados não cumprem a lei e 14 não cumprem integralmente a lei.Isso quer dizer que o piso salarial em consonância com a jornada que deve ser de até 40h, sendo que 1/3 desta jornada deve ser de estudo(hora - atividade), não está sendo cumprido.

click na tabela e veja as informações na íntegra no site da CNTE

Ou seja, ainda há lugares que professores estão recebendo, por exemplo,  um salário minimo ou um pouco mais que um salário minimo. Isso quer dizer que o dia 1º de Maio para esses trabalhadores da Educação é um dia de luta e não, ainda, de festa.



Dia 22 de Abril - SP convoca professores

No último dia 22 de Abril a prefeitura de SP convocou para assumirem o cargo de Professor de Educação Infantil 144 candidatos aprovados do último concurso realizado. Os professores(as) convocados(as) deverão comparecer no dia 14 de Maio a partir das 9h de acordo com o cronograma de convocação publicado no Diário Oficial. Veja:

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Nuvem de Livros - Recomendações Antonio Torres






#NãoSomosTodosMacacos

Li os seguintes textos em relação ao momento polêmico causado pela atitude racista da torcida espanhola contra o jogador Daniel Alves e a consequente reação do mesmo, comer a banana: " Contra o racismo nada de bananas, nada de macacos, por favor!" de Douglas Belchior; "Por que comparar negros a macacos não deve ser motivo de piada" do blog "Cúlti & pópi" e; " O insulto macaco: uma breve história de um insulto racista" de James Bradley. Todos os três sem exceção são esclarecedores e com certeza defendem uma visão de mundo que verdadeiramente luta contra o racismo! 
Os dois primeiros textos trazem como base inicial para a escrita, o texto de Bradley (2013), e é nesse texto que está a afirmação, o que é tratado por Belchior e C& P, que me traz mais uma vez, uma dura realidade das escolas brasileiras: a total inércia e incapacidade de tratar a igualdade racial e consequentemente o racismo. Bradley escreveu:

                                                     "O sistema educacional não faz o suficiente para nos educar sobre a                                                                 ciência ou a história do ser humano, porque se o fizesse, nós viveríamos  o                                                      desaparecimento do uso do macaco como insulto.”

Isso mostra como são as unidades escolares: instituições de ensino e professores preocupados constantemente com os conteúdos escolares; com as avaliações institucionais, bônus, prêmios de bom desempenho; cobranças de seus superiores por projetos sem lógica(da pedagogia de projetos); desvalorização; falta de materiais e infraestrutura; mas principalmente má formação inicial e contínua. Os cursos tanto de Pedagogia como os que formam os especialista em outras áreas como Matemática, Geografia e outros não trabalham efetivamente a História Africana e Afro - Brasileira, bem como não estruturam o aluno e futuro profissional de como iniciar um trabalho com crianças e jovens relacionado a isso.
Muitas escolas e a maioria dos professores não tem se quer conhecimento  da lei n.º 10.639/2003  que altera a LDB  incluindo no currículo oficial a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro - Brasileira e consequentemente  suas Diretrizes Curriculares.
Quem está lendo pode até pensar " o escritor está exagerando", não! O escritor não está exagerando.
Esta temática, infelizmente, fica restrita há duas datas: o Treze de Maio - abolição e; o Vinte de Novembro  - Zumbi dos Palmares. E em segundo plano, pois na primeira data trata - se mais dos abolicionistas e da Princesa Isabel e na segunda restringe - se a pessoa de Zumbi.
Bradley é feliz quando escreve que "o sistema educacional não faz o suficiente para nos educar sobre a ciência ou a história do ser humano". A ciência e a história ficam restritas a fatos e personagens, experiências e textos. Não há reflexão sobre as atitudes destes personagens, não há discussão sobre o que levou a humanidade a cometer tantos erros exemplificados em guerras.
Ciência e História e Ser humano são apenas palavras que representam questões complexas e "chatas" para os professores e estudantes.
A escola atual reafirma o preconceito e os professores são levados sem resistência a auxiliar nessa reafirmação, construindo assim, para o nosso desespero mais seres humanos racistas desinformados que manipulados pela mídia vão considerar atitudes como a de Daniel Alves a correta.



terça-feira, 29 de abril de 2014

Administração de Mogi das Cruzes abre 12 vagas para Educação

A Prefeitura de Mogi das Cruzes publicou no último dia 09 de Abril edital de abertura de concurso para provimento de 12 vagas para secretaria de Educação do município. As vagas e salários  são os seguintes:

As inscrições devem ser feitas no site: www.caipimes.com.br até o dia 12 de maio.