quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Novo ministro da Educação: Cid Gomes

Depois de nomes como Cristóvão Buarque(PDT), Tarso Genro(PT), Aloísio Mercadante(PT) e Fernando Haddad (PT), este último atual prefeito de SP, a presidenta Dilma Roussef (PT) anunciou nessa semana o nome do atual governador do Ceará Cid Gomes(PROS) para o cargo de ministro da Educação.
Gomes, para quem não sabe é irmão de Ciro Gomes(PROS), ex - prefeito de Sobral(CE), ex - deputado estadual cearense e atual governador do Ceará(reeleito em 2010). Formado em Engenharia e pertencente a oligarquia Ferreira Gomes de Sobral.Isso mesmo, pertence a uma oligarquia local ligada inclusive a ex - governadores do regime militar.
Outro aspecto "interessante" sobre Cid Gomes, é o fato dele já ter feito parte das fileiras do PSDB, assim também como do PMDB, PPS e mais recentemente do PSB até sua saída por discordar do falecido Eduardo Campos, ex - governador de Pernambuco e presidente do partido. Ou seja, não tem um conjunto ideológico que podemos definir, ou tem, ideologia do" onde for bom pra mim eu vou!".
O fato é que não conseguimos ver em Gomes, uma personalidade que vamos nos lembrar com alegria para Educação(espero dar a mão a palmatória). Não há nesse nome um espectro de que conduzirá o projeto de Dilma como ele merece, como seria, por exemplo, ao nosso ver uma pessoa como a filósofa Marilena Chauí, ou o senador por SP do PT Eduardo Suplicy ou outros nomes de políticos ou técnicos - políticos que tem história de luta como os movimentos sociais e com a Educação.
Infelizmente, apesar da experiência politica de Cid, foi uma escolha necessária para a base aliancista do Governo mas sem expressão e credibilidade para Educação.Afinal ele administrará entre outros programas o SISU, PROUNI, FIES, PNAIC, responsável pela condução e efetivação do PNE; avaliações como ENEM, Prova Brasil, ANA.
Cabe registrar, porém, que foi Cid Gomes que criou no Ceará o Programa de Alfabetização na Idade Certa que deu origem no governo federal ao PNAIC - Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa.
Imagem: http://pt.wikipedia.org/

Confederação e Sindicatos

Por enquanto, as principais confederações ligadas a Educação como CNTE, bem como sindicatos e outras entidades como APEOESP, Sinpeem, CPP, UNDIME e até mesmo entidades representativas dos estudante como a UNE , UBES e ANPG não colocaram em seus sítios oficiais notas e/ou opiniões sobre a escolha de Cid Gomes para a pasta da Educação.