sábado, 2 de janeiro de 2016

Educação no PIG

Em suas edições de hoje, 02/01,  Folha e Estadão colocam o tema " Educação" na primeira página. Internet e cortes no orçamento são mote.
De acordo com a Folha de S. Paulo em sua matéria intitulada "Velocidade da internet no ensino público é 3% da ideal", Caderno Cotidiano B1, a internet de banda larga nas escolas públicas brasileiras são consideradas, inclusive pelo atual ministro da Educação, Aloizio Mercadante, como "banda lenta", isto porque os megabits oferecidos são de 2,3 sendo que o ideal é de 78. De acordo com outro órgão , o Ministério das Comunicações, outro tipo de plano para escolas públicas será viabilizado. Entretanto cabe registrar que são atendidas por internet 91,7% das escolas públicas.
Já no Estadão, no Caderno Metrópole/pag.A8, o texto,"Educação teve cortes de R$10,5 bi no ano passado", é uma análise do orçamento do MEC em 2015. E pode ser comparado com o  discorrido por este blog, Libertat&Liberdade, no dia 31/12/2015, "Balanço de 2015 na Educação brasileira", entretanto, o texto do jornal apresenta mais ranço na sua análise. Enquanto, o Libertat coloca um balanço sem ponderações extremadas, devido as metas não terem ficado tão aquém do planejado, o jornal coloca de forma alarmada (e descontextualizada) os cortes que somaram R$10,5 bi no ano passado, no MEC.
No estadão ainda foi tratado da reformulação do PNAIC.
Esperamos, porém, independente da análise "PIGuiosa" dos jornais, que a educação, e a"Pátria Educadora", não tenha cortes nem financeiros nem de boa vontade.


quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Enquete: Você acha que em 2016 a 227 será votada pelos vereadores de Ferraz?

Haddad autoriza nomeação de 1692 professores

Na página 04 do Diário Oficial da Cidade de São Paulo de ontem, 30/12/2015, o Prefeito Fernando Haddad autorizou a nomeação de 1692 professores de Ensino fundamental e Educação Infantil a partir do dia 01/02/2016.
Tal quantidade somado aos já 5254 convocados, o número a partir de fevereiro de 2016 o número chegará há 6946 dos mais de 20 mil aprovados.
Veja o texto na íntegra:
""Ofício 1000/2015-SME.G – TID 14325149 – DOC 22617/2015 (DOC de 30/12/2015, página 04)
- Pedido de autorização para nomeação de 1.692 candidatos aprovados no Concurso Público de Ingresso para provimento dos cargos vagos de Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental 
- À vista dos elementos de convicção que instruem o presente, especialmente as justificativas expostas pela Secretaria Municipal de Educação – SME às fls. 1/2 e verso, acolhidas pela Secretaria Municipal de Gestão, consoante manifestação de fls. 11/13, e considerando, ainda, os pronunciamentos favoráveis da Secretaria Municipal de Gestão (fls. 14), da Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico (fls. 17 e 20) e da Junta Orçamentário-Financeira – JOF (fls. 18/19), no que concerne aos aspectos orçamentário-financeiros, que demonstram estar a solicitação conforme as disposições da Lei 16.099/2014, dos Decs 55.839/2015 e 54.851/2014, bem como da Lei Complementar Federal 101/2000, AUTORIZO a nomeação de 1.692 candidatos aprovados no Concurso Público de Ingresso para provimento dos cargos vagos de Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, da Classe dos Docentes, da carreira do Magistério Municipal, do Quadro dos Profissionais de Educação, a partir de 1/2/2016."

Fontes: Sinpeem e http://belablueconcursos.blogspot.com.br/


E a Educação de Ferraz de Vasconcelos?

A Educação Pública de Ferraz de Vasconcelos termina o ano de 2015 com sua segunda secretária no ano e terceira no mandato, quase que já abreviado pela justiça, do prefeito Acir Filló.
Esse ano no município também foi elaborado o Plano Municipal de Educação com diversas metas e estratégias para atingir uma Educação Pública de boa qualidade social, entretanto, algumas metas e consequentemente suas estratégias geram dúvidas de sua efetivação. Podemos citar como exemplo, a Meta 18 que tem como mote principal a vida funcional dos profissionais da educação em especial os professores.
Está incluído como uma das estratégias, por exemplo, a implantação de Plano de Saúde aos funcionários da educação e entrega de cesta básica aos professores no prazo de um ano a partir da publicação da lei. Além de podermos apontar que é um PME muito água com açúcar que não aponta avanços consideráveis, principalmente no que diz respeito a educação de gênero, pela igualdade racial e contra a homofobia. Tais assuntos foram esquecidos no texto da lei.
Verificando a LDO para 2016 não vemos como poderiam ser efetivadas estas questões. 
Outro ponto polêmico e que gerou mal estar na Rede de Ensino ferrazense em 2015 foi a proposta de reformulação do Plano de Carreira dos Professores, hoje representado pela Lei Complementar 227/2009.Tal reformulação gerou polêmica devido a celeridade inesperada criada a partir do PME que previa tal mudança até novembro, e também pela falta de diálogo entre Executivo e profissionais da Educação na elaboração do projeto.
Por fim depois de diversos boatos e até mesmo ensaios de manifestações por parte dos(as) trabalhadores(as) a lei, até por inabilidade política do executivo municipal, nem chegou a ir para Câmara e muito menos votada.Ou seja, continua tudo como é desde 2009.
O ano de 2015 termina em Ferraz como começou: cheio de incertezas.
Incertezas estas que espantam os profissionais da Educação que realizam todos os concursos públicos na área que se apresentam. Este ano só pelas redondezas foram 04: Suzano, Mogi das Cruzes, Poá e São Paulo. este último, São Paulo, como o concurso realizado neste ano conta com dois concursos, já que em 2014 realizou certame para o cargo de Ensino Fundamental e Educação Infantil que 5254 professores de de acordo com o despacho do prefeito Fernando Haddad no DO do dia 30/12/15, página 04 novos professores serão nomeados, num total de 1692. Nos outros casos de outros municípios alguns já foram homologados e outros estão na fase final para tal. Isso representa que pode ocorrer falta de professores em Ferraz de Vasconcelos, já que hoje a maioria dos cargos são de jornada de 40h o que dificulta o acúmulo  previsto na legislação, e consequentemente  os profissionais optam por outra rede. Cabe lembrar que na rede já existe um déficit de professores de Artes.
Leia também:http://libertatliberdade.blogspot.com.br/2015/11/audiencia-publica.html

Balanço de 2015 na Educação brasileira

O ano de 2015 foi um ano diferente. Ano de crise econômica e política. Crise politica que na educação brasileira começou logo mo inicio do ano com a passagem breve de Cid Gomes pelo MEC. O criador do PNAIC em Sobral/CE após ataque feroz e sem medo aos deputados e principalmente ao presidente da Câmara Eduardo Cunha(veja :https://www.youtube.com/watch?v=SN9b6eUMfCE).
Em seguida entrou para o comando da pasta o filósofo Renato Janine Ribeiro que também não durou muito tempo no cargo, entretanto, sua saída foi menos conturbada, passando o bastão para um velho conhecido da pasta, Aloízio Mercadante.
Ao final de 2015, primeiro ano da Pátria Educadora, podemos fazer o seguinte balanço:
  • Construção de creches: a meta do governo para 2015 era de 6315 creches e foram construídas 6322;
  • Acesso a Educação Infantil(4 a 5 anos): a meta era de universalização entre 2015-2016 até o fim deste ano foi alcançado índice de 81,4%, faltando pouco até 2016;
  • PRONATEC: a meta é oportunizar 12 milhões de vagas até 2018, este ano foram oferecidas 1,1 milhão. Ou seja, faltam muitas vagas para o cumprimento da meta;
  • Ciências Sem Fronteiras: o planejado é oportunizar até o final de 2018 cem mil bolsas, este ano já foram oportunizadas 14 mil bolsas;
  • PDDE: programa de Dinheiro Direto na Escola tinha como meta para esse ano de R$2,95 Bilhões para 151 mil escolas, foram repassados R$ 1,8 Bilhões para 112 mil escolas;
  • PROINFO: o prometido eram 10 mil laboratórios e 250 mil computadores foram entregues 41033 computadores e 25972 tablets;
  • ProUni: a ideia era ofertar 270 mil bolsas de estudos, a meta foi ultrapassada e foram oferecidas 329117 bolsas.
  • FIES: a meta era a concessão de 450 mil novos financiamento e foram concedidas 331 mil;
  • Tempo Integral: a meta era que ao final de 2015 o Brasil contassem com 60 mil escolas em tempo integral, entretanto, este ano chegamos a 58651 escolas.

Após três ministros e de um ano turbulento, se olharmos sem ranços é perceptível que mesmo com os desejos de que todas as metas fossem cumpridas e que mais avanços fossem alcançados, o cumprido pelo governo federal não ficou tão aquém do esperado.
A esperança é o achaque do Congresso ser extinto e a crise tanto política quanto econômica ser amenizada e a Educação brasileira avançar.


Feliz 2016!