sábado, 30 de julho de 2016

Cursos da SME/SP publicados no D.O. 30/07

COMUNICADO Nº 863, DE 29 DE JULHO DE 2016 A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, e conforme o que lhe representou a Coordenadora da SME/COPED/NTC – NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA APRENDIZAGEM, COMUNICA a realização do CURSO CULTURA MAKER - MODULO III: LINGUAGEM DE PROGRAMAÇAO, conforme especificações a seguir: 
I - OBJETIVOS: - Apropriar-se dos elementos constituintes da linguagem de programação como estratégia pedagógica para ressignificar processos formativos. - Entender a linguagem de programação como estratégia pedagógica para potencializar processos de ensino-aprendizagem no território da unidade escolar a partir de diferentes recursos e aplicativos. 
II - CONTEÚDO: - Linguagem de Programação como estratégia - Elementos da Linguagem de Programação - Linguagem de Programação e Educação - Linguagem de Programação e Cultura Maker - Scratch - APP INVENTOR 
III - METODOLOGIA: Metodologia: apresentação de bases conceituais: - dinâmica em grupos, considerando a problemática de planejamento e orientação dos alunos em relação a abordagem trabalhada como estratégia. - relato de prática PRESENCIAL: - Dinâmica de Grupo – nos Laboratórios de Informática das Diretorias Regionais de Educação - Palestra - A DISTÂNCIA - Divididos em 41 turmas, em conformidade com cada DRE, serão disponibilizados conteúdos pertinentes a temática e uma tarefa com uma proposta de resolução de problemas (PBL – PROBLEM-BASID LEARNING). 
IV - PÚBLICO ALVO: Professores de Educaçao Infantil e Ensino Fundamental I e Professores de Ensino Fundamental II e Medio que exerçam a função de Professores Orientadores de Informática Educativa nas EMEIs, EMEFs, EMEFMs e EMEBSs e um Professor do Itinerário Formativo do CIEJA. Os participantes terão dispensa de ponto das horas coincidentes ao evento, nos termos da Portaria SME nº 5.303, de 29 de julho de 2016 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 20 Horas 
VI - CRONOGRAMA: Serão realizados encontros presenciais com todos os professores envolvidos, que farão a opção de acordo com seu horário de trabalho (manhã ou tarde). No ambiente virtual de aprendizagem os professores serão divididos em 41 turmas (a distância) em conformidade com sua DREA) BUTANTÃ: Data: 11/Agosto Turma 1: 08h00 às 12h00 e Turma 2: 13h30 às 17h30 B) CAMPO LIMPO: Data: 08/Agosto (T1) Turma 1: 08h00 às 12h00; Data: 10/Agosto: (T2 e T3) Turma 2: 08h00 às 12h00 e Turma 3: 13h00 às 17h00; Data: 12/Agosto: (T4) Turma 4: 13h00 às 17h00 C) CAPELA DO SOCORRO: Data: 08/Agosto(T1 e T2) Turma 1: 08h00 às 12h00 e Turma 2: 13h30 às 17h30; Data:10/Agosto (T3 e T4) Turma 3: 08h00 às 12h00 e Turma 4: 13h30 às 17h30 D) FREGUESIA DO Ó/BRASILANDIA: Data: 10/Agosto (T1 e T2) Turma 1: 08h00 às 12h00 e Turma 2: 13h00 às 17h00 E) GUAIANASES: Data: 11/Agosto (T1 e T2) Turma 1: 08h00 às 12h00 e Turma 2: 13h00 às 17h00 F) IPIRANGA: Data: 09/Agosto (T1) Turma 1: 08h00 às 12h00; Data: 10/Agosto (T2) Turma 2: 13h00 às 17h00; Data: 11/Agosto (T3) Turma 3: 08h00 às 12h00 G) ITAQUERA: Data: 12/Agosto (T1 e T2) Turma 1: 08h00 às 12h00 e Turma 2: 13h00 às 17h00 H) JAÇANÃ/TREMEMBÉ: Data: 10/Agosto (T1) Turma 1: 08h00 às 12h00; Data: 11/Agosto (T2) Turma 2: 13h00 às 17h00 I) PENHA: Data: 09/Agosto (T1 e T2): Turma 1: 08h00 às 12h00 e Turma 2: 13h30 às 17h30 J) PIRITUBA/JARAGUA: Data: 08/Agosto (T1 e T2): Turma 1: 08h00 às 12h00 e Turma 2: 13h00 às 17h00; Data: 11/Agosto (T3 e T4) Turma 3: 08h00 às 12h00 e Turma 4: 13h00 às 17h00; Data: 12/Agosto (T5 e T6): Turma 5: 08h00 às 12h00 e Turma 6: 13h00 às 17h00 L) SANTO AMARO: Data: 09/Agosto (T1 e T2): Turma 1: 08h00 às 12h00 e Turma 2: 13h30 às 17h30; Data: 10/Agosto (T3 e T4): Turma 3: 08h00 às 12h00 e Turma 4: 13h30 às 17h30 M) SÃO MATEUS: Data: 08/Agosto (T3) Turma 3: 13h00 às 17h00; Data: 09/Agosto (T 1): Turma 1: 08h00 às 12h00 ; Data: 11/Agosto (T2 e T4): Turma 2: 08h00 às 12h00 e Turma 4: 13h00 ÀS 17h00 N) SÃO MIGUEL PAULISTA: Data: 08/Agosto (T1 e T2): Turma 1: 08h00 às 12h00 e Turma 2: 13h00 às 17h00 Data: 09/Agosto (T3 e T4) Turma 3: 08h00 às 12h00 e Turma 4: 13h00 às 17h00 No período de 08/Agosto a 01/Outubro – Realização de Atividades no ambiente virtual de aprendizagem da SME, acessado pelo endereço: H T T P : / / C O R E S S O. S M E . P R E F E I T U R A . S P. G OV. BR/LOGIN.ASPX?RETURNURL=%2FLOGOUT. ASHX%3FSIS%3D102&SIS=10 
VII - TOTAL DE VAGAS: 25 Vagas por turma QUANTIDADE DE TURMAS: 41 LOCAL: DIRETORIAS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO 
VIII - REGENTES: a) SME/COPED/ NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA APRENDIZAGEM: REGINA CELIA FORTUNA BROTI GAVASSA - RF 668633-8 GISLAINE BATISTA MUNHOZ - RF 668362-2 ISABELA SILVEIRA MACHADO - RF 772294-8 SILVIO LUIS CAETANO - RF 660479-0 b) DRE BUTANTÃ ANDRÉ DE FREITAS DUTRA R.F. 722.479.6/1 c) DRE CAMPO LIMPO LEANDRO ALVES DOS SANTOS RF. 773.189.2 /1 d) DRE CAPELA DO SOCORRO MARIA TERESA FUEYO RF: 592.915.6-2 e) DRE FREGUESIA/BRASILÂNDIA MARIA IZILDA ALMEIDA BORGES – RF 639.489.2/2 ELEONORA CORDEIRO MATTOSO RF. 793.023.2/1 f) DRE GUAIANASES MARCELO MARTINS – RF 689.062.8/2 - g) DRE IPIRANGA KELLEY CARVALHO MONTEIRO DE OLIVEIRA – RF 600.212.9/2 TANIA TADEU – RF 577.152-8/2 h) DRE ITAQUERA. DIONEL DA COSTA JUNIOR RF 724.151.8/2 i) DRE JAÇANÃ/TREMEMBÉ KLEBER WILLIAN ALVES DA SILVA RF 774.698.9/1 j) DRE PENHA ROBSON LEITE RF. RF. 802.042.6/1 l)DRE PIRITUBA/JARAGUÁ MARCIA DUARTE CARVALHO - RF 800.536.2/1 m) DRE SANTO AMARO CLAUDIA GONÇALVES DA SILVA RF 7767951/1 VIVIANE APARECIDA ALVES DO NASCIMENTO RF 727.723.7/1 n) DRE SÃO MATEUS MARIA ANGELINA BIANCO GUERRA RF. 675.486.4/1 o) DRE SÃO MIGUEL ELAINE BERNARDO DE OLIVEIRA QUEIRÓS RF 562.084.8/2 PEDRO ROBERTO DA FONSECA SATIRO RF. 7827474/2 
IX- CERTIFICAÇÃO: Frequencia de 100% e entrega de atividades no ambiente virtual de aprendizagem com mínimo de conceito S. 
X - INSCRIÇÕES (LOCAL, HORÁRIO, DOCUMENTOS NECESSÁRIOS): Inscrições: de 30/Julho a 04/Agosto. Os cursistas deverão efetuar a inscrição na turma pretendida nos links de suas respectivas DREs abaixo: BUTANTA https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScrjyDE0Q7nzqP s3JDWMwUChgZHvpZgpGHLdxZQsz8-qhP_nw/viewform CAMPO LIMPO: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIp QLSfOITiSRRQoeccDfvNAu8rvmrM_0yer0lVxGDUmhpE092h0 dg/viewform
CAPELA DO SOCORRO: https://docs.google.com/forms/d/e/ 1FAIpQLSe2Sjr2AZd9RcGq0ebfazzbunpTglFnXczZxNlHwtP1MW 4MdA/viewform FREGUESIA/BRASILANDIA: https://docs.google.com/forms/ d/e/1FAIpQLSf8Fyyp4Z55ObJMU9BF1cWTVaQz5EAegn6IjY799z Pbl3jgNg/viewform GUAIANASES: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQL SddZkvIs8tEiJTBCQSJgNqMmUr42TtxanzWjCBhskgVrOQTLw/ viewform IPIRANGA: https://docs.google.com/forms/d/ e/1FAIpQLSfswBx24YZue8IdoV_D1zwNkvWZa5lvNYc8JbC3ICJyMtNeyg/viewform ITAQUERA: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdwKY2bkYpZ5hVV2Dn1isk7lk0rle0j1TJp5ojhoaPZl1iKA/viewform JAÇANÃ-TREMEMBÉ: https://docs.google.com/forms/d/e/ 1FAIpQLScpSm6CsB7wxXVuewK2of5dDbwR7u8GdB0UjyTGqs Zb-v5zQA/viewform PENHA: https://docs.google.com/forms/d/ e/1FAIpQLSdOKNVMH_CTjJ-LyE5Ha72tZKj9J6XjYcOOxXcymjIGU-I_RA/viewform PIRITUBA-JARAGUÁ: https://docs.google.com/forms/ d/e/1FAIpQLSddvYOyPAUdjW4N5BzqW0h-FttNlMG2X0gNh6Kt9oz-KuCpTA/viewform SANTO AMARO: https://docs.google.com/forms/d/ e/1FAIpQLSfcwYZ2LaFV0S1D6VzTP-rbYPePSgtW5LTuCM6jGENFDEvwIg/viewform SÃO MATEUS: https://docs.google.com/forms/d/ e/1FAIpQLSdIpGqHVfcWK2ql-KjMVYYPUpbNdxYxFpL2pOunqYOAB3qOw/viewform SÃO MIGUEL: https://docs.google.com/forms/d/ e/1FAIpQLSdlP9HI8dx810OgWgbL6Nq_wy9L4HoBtovRRP5aNYkfurhQ6g/viewform 
XI- ÁREA PROMOTORA: SME/COPED/NTC – NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA APRENDIZAGEM

***

COMUNICADO Nº 860, DE 29 DE JULHO DE 2016 A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU O COORDENADOR DO NÚCLEO DE EDUCOMUNICAÇÃO, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO CINEMA BRASILEIRO - PANORAMA PARA OS EDUCADORES, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
 II - OBJETIVOS: - DISCUTIR OS DESCOMPASSOS ENTRE A CULTURA ESCOLAR TRADICIONAL E A CULTURA AUDIOVISUAL, ESPECIALMENTE A PRODUZIDA NO BRASIL; - APRESENTAR A HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO, COMPREENDENDO O CINEMA COMO DOCUMENTO HISTÓRICO E COMO PARTE DA CULTURA BRASILEIRA; - APRESENTAR O CINEMA BRASILEIRO PRODUZIDO NOS ÚLTIMOS 20 ANOS, COM TODA A DIVERSIDADE DE GÊNEROS E FORMATOS QUE ESTA PRODUÇÃO ENVOLVE; - INCENTIVAR A CRIAÇÃO DE CINECLUBES DE CINEMA BRASILEIRO, TANTO NA EDUCAÇÃO INTEGRAL (ESPECIALMENTE CURTA METRAGENS), COMO NO CONTRA-TURNO (LONGAS METRAGENS), QUE PODEM ESTAR INTEGRADOS À COMUNIDADE ESCOLAR E SINTONIZADOS COM AS ABERTURAS DE SALAS DE CINEMA DA SP CINE, EM SALAS COMPARTILHADAS DOS CEUS, PREVISTAS PARA O INÍCIO DE 2016). 
III - CONTEÚDO: 1º ENCONTRO: DIÁLOGO E DESCOMPASSO ENTRE CINEMA E EDUCAÇÃO; PRIMÓRDIOS DO CINEMA NO BRASIL; 2º ENCONTRO: CINECLUBISMO E CINEMA NOVO 3º ENCONTRO: NOVO ARRANJO DA INDÚSTRIA AUDIOVISUAL BRASILEIRA, A RETOMADA; 4º ENCONTRO: OS FILMES DE FICÇÃO RECENTES 5º ENCONTRO: DOCUMENTÁRIOS 6º ENCONTRO: ANIMAÇÃO BRASILEIRA E CURTAS METRAGENS; 
IV - METODOLOGIA: ATIVIDADES DIDÁTICO-PARTICIPATIVA, DIDÁTICO-EXPOSITIVA E AUTOFORMATIVAS 
V - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO 
VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 18 HORAS 
VII - CRONOGRAMA: DRE GUAIANASES QUINTAS: 11,18/08, 01,08,15 e 22/09/2016 19H00 ÀS 22H00 DRE GUAIANASES - RUA AGAPITO MALUF, 58 ( AUDITÓRIO – DIPED) REGÊNCIA: CLAUDIA DE ALMEIDA MOGADOURO 
VIII - TOTAL DE VAGAS: 25 VAGAS (TURMA ÚNICA) 
IX - REGENTES: CLAUDIA DE ALMEIDA MOGADOURO; CARLOS ALBERTO MENDES DE LIMA 
X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS A CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM 100% DE PRESENÇA E CONCEITO S (SATISFATÓRIO) 
XI - INSCRIÇÕES: INSCRIÇÃO HTTP://DOTP-GUAIANASES.BLOGSPOT.COM.BR (CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO DISPONÍVEIS NO BLOG) 
XII- ÁREA PROMOTORA: SME/COPED/NTC/ NÚCLEO DE EDUCOMUNICAÇÃO RETIFICAÇÃO DA PUBLICAÇÃO DO DOC DE 22/08/2015, PÁGINA 47.

***
COMUNICADO Nº 56, DE 27 DE JULHO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO LITERATURA INTERCULTURAL: PRÁTICAS DE LEITURA DAS LITERATURAS AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRA, INDÍGENA E LATINO-AMERICANA., CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
 I - OBJETIVOS: - IMPULSIONAR A LEITURA DA PRODUÇÃO LITERÁRIA CONCERNENTE AOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA E DAS LITERATURAS AFRO-BRASILEIRA, INDÍGENA E LATINO-AMERICA.- PERMITIR CONTATO COM CONHECIMENTOS SOBRE A HISTÓRIA E A REALIDADE DE PAÍSES AFRICANOS, DA RELAÇÃO ENTRE ÁFRICA E BRASIL, E DA CULTURA INDÍGENA E LATINOAMERICANA. - DIALOGAR E DEBATER SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DAS LEIS 10.639/03 E 11.645/08 A PRESENÇA DAS CULTURAS DE MATRIZES AFRICANA, AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA BRASILEIRA. - ENTENDER E INTERPRETAR AS PRÁTICAS SOCIAIS E CULTURAIS RELATIVAS À QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL ÀS QUESTÕES ATINENTES À ÁFRICA NO BRASIL, ALÉM DISSO, COMPREENDER AS DINÂMICAS SOCIAIS ENVOLVIDAS NA PRESENÇA ESTRANGEIRA NO BRASIL CONTEMPORANEAMENTE. 
II - CONTEÚDO: 10/08/2016 - INTRODUÇÃO À LITERATURA INTERCULTURAL: CONCEITO 21/09/2016 - LITERATURA LATINO-AMERICANA: AUTORES E ESCRITORES LATINOS 07/10/2016 - CONHECENDO ESPAÇOS DA LITERATURA LATINO-AMERICANA NO TERRITÓRIO 16/11/2016 - PARALELO ENTRE AS LITERATURAS INDÍGENA ? AFRICANA E LATINO-AMERICANA. 07/12/2016 - AVALIAÇÃO E BALANÇO DA FORMAÇÃO. 
III - METODOLOGIA: A FORMAÇÃO DURANTE ESTE PERÍODO SERÁ DE 5 ENCONTROS DE 4 HORAS E TERÃO A PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE DA DOT/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL COM A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES DE SALA DE LEITURA (POSL) E EQUIPE DIPED DA DRE PIRITUBA JARAGUÁ, PROMOVIDOS PELA DOT/SALA DE LEITURA. OS PROFESSORES EM TODAS AS ESCOLAS FARÃO EXPERIÊNCIAS COM SESSÕES SIMULTÂNEAS DE LEITURA TENDO COMO ALVO O ESCOPO DEFINIDO NO CURSO. NAS SESSÕES SIMULTÂNEAS DE LEITURA OS ALUNOS DE TODAS AS UNIDADES TERÃO CONHECIMENTO DAS PRODUÇÕES LITERÁRIAS DE PAÍ- SES AFRICANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, AFRO-BRASILEIRAS, INDÍGENAS E LATINO-AMERICANAS. OS ENCONTROS TAMBÉM TERÃO COMO ATIVIDADES VISITAS EM ESPAÇOS DE PRESENÇA INDÍGENA E LATINO-AMERICANO, TENDO COMO PREOCUPAÇÃO O CONHECIMENTO SOBRE O CULTURA DO MIGRANTE PRESENTE EM NOSSO PAÍS ATRAVÉS DA LITERATURAINTERCULTURAL. 
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSORES ORIENTADORES DE SALA DE LEITURA 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 20 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: TURMA A: DAS 8H00 ÀS 12H00 ? DIAS 10/08 - 21/09/2016 - 07/10/2016 - 16/11/2016 - 07/12/2016 TURMA B: DAS 13H30 AS 17H30 ? DIAS 10/08 - 21/09/2016 - 07/10/2016 - 16/11/2016 - 07/12/2016. 
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 2 
VIII - REGENTES: SILVANIA FRANCISCA DE JESUS 
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS À CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM 100% DE PRESENÇA E CONCEITO S. 
X – INSCRIÇÕES: COMUNICADO VIA E-MAIL PARA A UNIDADE ESCOLAR 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PIRITUBA/JARAGUÁ

***
 COMUNICADO Nº 42, DE 21 DE JULHO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA DA DIVISÃO PEDAGÓGICA – DIPED, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO: AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM NO AEE, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
 I - OBJETIVOS: - PROGRAMAR, ACOMPANHAR E AVALIAR A FUNCIONALIDADE E A APLICABILIDADE DE RECURSOS PEDAGÓGICOS E DE ACESSIBILIDADE NA SAAI, NA CLASSE COMUM E NOS DEMAIS AMBIENTES DA ESCOLA, - DESENVOLVER ESTRATÉGIAS PRÓPRIAS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, DE ACORDO COM AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS DOS ALUNOS. 
II - CONTEÚDO: DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PRÓPRIAS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS CONFORME OS ESTUDOS DE CASOS ATENDIDOS EM NOSSAS SALAS DE APOIO E ACOMPANHAMENTO A INCLUSÃO - SAAI (LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS-LIBRAS, COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AUMENTATIVA-CAA; SISTEMA BRAILE, USO DO SOROBAN E DAS TÉCNICAS PARA A ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE PARA ALUNOS CEGOS, INFORMÁTICA ACESSÍVEL E DO USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA -?TA, ATIVIDADES DE VIDA AUTÔNOMA E SOCIAL, ORIENTAÇÃO DE ATIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PARA AS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO). 
III - METODOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DE ESTUDOS DE CASO DOS ALUNOS ATENDIDOS NA SAAI, LEITURA E DISCUSSÃO DE TEXTOS , TRECHOS DE FILME E VÍDEOS EDUCATIVOS, ADAPTAÇÕES E ADEQUAÇÕES CURRICULARES PERTINENTES AS ÁREAS DA COMUNICAÇÃO SENSORIAL E DE ACESSIBILIDADE PEDAGÓ- GICA, RECURSOS EDUCACIONAIS PARA A ACESSIBILIDADE DA APRENDIZAGEM E OFICINAS DE CONSTRUÇÃO DE RECURSOS ESPECÍFICOS. 
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO EM REGÊNCIA NA SAAI SALA DE APOIO E ACOMPANHAMENTO A INCLUSÃO DA UNIDADES EDUCACIONAIS. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 20 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: CARGA HORÁRIA: 20 HORAS TURMAS: A E B CRONOGRAMA: 22/08, 27/09, 26/10, 23/11 E 09/12/2016. HORÁRIO: TURMA A - 8H ÀS 12H TURMA B - 13H30 ÀS 17H30 LOCAL: CENTRO DE FORMAÇÃO CEFOR SÃO MIGUEL - R. D. ANA FLORA PINHEIRO DE SOUZA , 76 - VILA JACUÍ. 
VII - TOTAL DE VAGAS: 30 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 2 
VIII - REGENTES: DILÉA ALVES DE ARAUJO VARANDA – RF: 712.664.6 - TURMA A KARINA LEITE RENTZ – RF: 753.190.7 - TURMA B LUCIANA APARECIDA DIAS DO PRADO SILVA - RF 807.406.2.1 
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM 100% DE PARTICIPAÇÃO E CONCEITO S (SATISFATÓRIO) 
X – INSCRIÇÕES: AS INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS POR E-MAIL DIRECIONADO AO CEFAI ATÉ O PREENCHIMENTO DAS VAGAS. 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCACAO SAO MIGUEL – DIVISÃO PEDAGÓGICA - DIPED

***

COMUNICADO Nº 43, DE 11 DE JULHO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA DA DIVISÃO PEDAGÓGICA – DIPED, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO: PERCURSOS CRIATIVOS PARA EDUCADORES, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: - PROMOVER EXPERIÊNCIAS DE ARTE E TECNOLOGIA PARA CRIAÇÃO E AUTORIA DOS EDUCADORES A FIM DE SE EXPRESSAREM E PROMOVEREM VIVÊNCIAS COM OS EDUCANDOS. 
II - CONTEÚDO: - DESENHO, - LUZ, SOMBRAS E FORMAS, - MONOTIPIA E CONFECÇÃO DE TINTAS NATURAIS - MATERIAIS NÃO-ESTRUTURADOS E COLAGENS. 
III - METODOLOGIA: ABORDAGEM CONCEITUAL - EXPERIMENTAR PROCESSOS DE AUTORIA E EXPRESSÃO PLÁSTICA. ABORDAGEM VIVÊNCIAS - PROPOSTA QUE FAVOREÇA O INTERCÂMBIO ENTRE EDUCADORES (CEI/EMEI/ EMEF), NUM PROCESSO DE AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO E COM O PLANEJAMENTO DE AÇÕES EFETIVAS QUE SUSCITE ESSAS REFLEXÕES NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS NOS QUAIS ESSES EDUCADORES ATUAM.- LEITURAS REFLEXIVAS: TEXTOS, VÍDEOS, IMAGENS, - REGISTRO DO PROCESSO FORMATIVO, -TEMATIZAÇÃO DAS PRÁTICAS, - EXPERIMENTAÇÕES PLÁSTICAS. 
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I EM EXERCÍCIO NOS CEIS E/OU EMEIS E EMEFS - PROFESSOR REGENTE DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E PROFESSOR DE ARTE ATUANTE DO 1º AO 5º ANO - DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO SÃO MIGUEL. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 16 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: TURMA 1: 13/08; 20/08; 27/08; 03/09/2016 HORÁRIO: 8H ÀS 12H TURMA 2: 13/08; 20/08; 27/08; 03/09/2016 HORÁRIO: 13H ÀS 17H LOCAL: DRE SÃO MIGUEL – AV. NORDESTINA, Nº 747 - VILA AMERICANA 
VII - TOTAL DE VAGAS: 35 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 2 
VIII - REGENTES: SAMARA SAMIH ABDALLAH RF: 7904061 V 1 MARGARIDA DE SOUSA BARBOSA RF: 712563.1 V-2 
IX- CERTIFICAÇÃO: PARTICIPAÇÃO CONSIDERADA SATISFATÓRIA EXPRESSA PELO CONCEITO S E FREQUÊNCIA 100%. 
X – INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS PELO LINK http://goo.gl/forms/ B7cn8rcsyc3TUoJ82 ATÉ O PREENCHIMENTO DAS VAGAS. 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCACAO SAO MIGUEL – DIVISÃO PEDAGÓGICA - DIPED

***
COMUNICADO Nº 39, DE 28 DE JULHO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E AS POSSIBILIDADES NO TRABALHO PEDAGÓGICO, CONFORME ESPECIFICA- ÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: - COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. - INVESTIGAR E DISCUTIR, A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO, AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. - DEBATER ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO AMBIENTE ESCOLAR, ATRAVÉS DO TRABALHO COLABORATIVO. - APRESENTAR CONCEITOS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA INTENÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. - DISCUTIR A POSSIBILIDADE DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. - CRIAR ESTRATÉGIAS QUE ESTIMULEM A AÇÃO COLABORATIVA ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA. 
II - CONTEÚDO: - CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. - IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DO ALUNO COM TEA; - A LUDICIDADE NA SALA DE AULA. - ANÁLISE DO PROCESSO ESCOLAR E A SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. - ESTRATÉGIAS, MATERIAIS E RECURSOS PARA O TRABALHO JUNTO AOS ALUNOS COM TEA. - INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS COM TEA. - A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO. 
III - METODOLOGIA: ESTUDOS DE CASO EM GRUPOS, EXPOSIÇÕES ORAIS, SOCIALIZAÇÃO DE ESTUDOS, DISCUSSÕES EM GRUPOS E LEITURAS.
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I E PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR DA DRE - BT, ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I EM EXERCÍCIO NAS EMEFS, CIEJA DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO BUTANTÃ. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS VI - CRONOGRAMA: PERIODO DE REALIZAÇAO: 10, 17 E 24 DE AGOSTO DE 2016 HORÁRIO: 08H00 ÀS 12H00 LOCAL:DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO RUA AZEM ABDALA AZEM, 564/574 ? JD BONFIGLIOLI ? BUTANTà
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS (TURMA ÚNICA) 
VIII - REGENTES: JOICE PEREIRA PEREZ – RF 722093.6 LUCIA CHITKO – RF 780.410.5 
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM CONCEITO SATISFATÓRIO (S) E 100% DE FREQUÊNCIA. 
X - INSCRIÇÕES: PERÍODO DE INSCRIÇÃO: DAS 9H DO DIA 02/08/2016 ÀS 19H DO DIA 03/08/2016. LINK: http://goo.gl/forms/1zeXBmetA6ucFe9S2 NO DIA 05/08/2016 SERÁ ENCAMINHADA VIA E-MAIL A RELAÇÃO DOS CONTEMPLADOS ÀS UNIDADES ESCOLARES DA DRE BT. 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO BUTANTÃ

***
COMUNICADO Nº 40, DE 28 DE JULHO DE 2016. A DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU O DIRETOR DA DIVISÃO PEDAGÓGICA, COMUNICA A REALIZA- ÇÃO DO CURSO DIÁLOGOS ENTRE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO INFANTIL: EDUCADORES, CRIANÇAS E BEBÊS A CAMINHO DA AUTORIA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
I - OBJETIVOS: APRESENTAR E REFLETIR O DOCUMENTO “O USO DA TECNOLOGIA E DA LINGUAGEM MIDIÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL”; DISCUTIR OS CONCEITOS LIGADOS AS TECNOLOGIAS E AS MÍDIAS; PENSAR ACERCA DAS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS E DAS MÍDIAS NO TRABALHO COM COM BEBÊS, MENINOS E MENINAS. 
II - CONTEÚDO: INFÂNCIAS E TECNOLOGIAS; CONCEITOS DE TECNOLOGIAS; O USO DAS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; O VÍDEO E AS CRIANÇAS; CULTURA MAKER; DISCUSSÃO DE POSSIBILIDADES DE USO DAS MÍDIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 
III - METODOLOGIA: DIALÓGICA, POR MEIO DE SOCIALIZAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DE PRÁTICAS, ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS DE AÇÕES, LEITURAS DE REFERENCIAIS TEÓRICOS E DE DOCUMENTOS OFICIAIS, VISITA AO FABLAB. AO FINAL DO CURSO, OS PARTICIPANTES APRESENTARÃO PROPOSTA DE ATIVIDADE COM A UTILIZAÇÃO DE MÍDIA OU TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, DIRETOR DE ESCOLA, COORDENADOR PEDAGÓGICO, SUPERVISOR ESCOLAR QUE ATUEM NAS EMEIS E CEIS DA DRE BUTANTÃ. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 24 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: DIAS 19, 24, 26 E 31 DE AGOSTO, 02 E 09 DE SETEMBRO DE 2016. TURMA A: DAS 8H ÀS 12H; TURMA B: DAS 13H30 ÀS 17H30. 
VII - TOTAL DE VAGAS: 30 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 2 
VIII – REGENTES/INSTRUTORES: ANDRE DE FREITAS DUTRA RF 722479-6; LAURA MATOS CAVALCANTE BUENO RF 654.941-1; RENATA MASTROEINE DO NASCIMENTO RF 690.656-7. 
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO, OS PARTICIPANTES QUE TIVEREM 75% DE PRESENÇA E PARTICIPAÇÃO SATISFATÓRIA. (S). 
X - INSCRIÇÕES: DRE BT/ DIPED: DE 15 A 16 DE AGOSTO DE 2016 ATRAVÉS DO LINK: https://goo.gl/forms/FiR9kiKc3FfhAqB23 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – BUTANTÃ/DIPED

****
Publicação do Diário Oficial da Cidade De São Paulo em 30/07 páginas 36 até 42

Nenhum comentário:

Postar um comentário