quarta-feira, 27 de julho de 2016

Novos cursos SME/SP -D.O.27/07

COMUNICADO Nº 852, DE 26 DE JULHO DE 2016 A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão de Educação Especial, COMUNICA a realização do curso: “Comunicação Alternativa e/ou Suplementar no Contexto Escolar”, conforme especificações a seguir:
I - OBJETIVOS: - Diferenciar Linguagem, Comunicação e Fala; - Conhecer o conceito, uso e público alvo da Comunicação Suplementar e/ou Alternativa; - Conhecer códigos complementares de comunicação, além do verbal; - Ampliar os observáveis sobre comunicação e linguagem dos alunos(as), assim como os aspectos relacionados aos usos de sistemas não verbais, - Conhecer possibilidades e propostas de trabalhos pedagogicos que considerem o uso destes códigos. 
II - CONTEÚDO: - Comunicação Humana; - Conceitos de linguagem, língua, fala discurso, código, comunicação e interlocução e interação; - Sistemas complementares de Comunicação/Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA): O que é? Para que serve? Usos no contexto escolar, interface de comunicação; - Comunicação na escola: mitos do trabalho com oralidade e da criança que não fala como aquela que não aprende, não pensa e não comunica; - Uso da CSA como ferramenta de comunicação dentro do contexto escolar; - Uso de recursos de tecnologia assistiva voltados para CSA; - Interface com o AEE e os quadros de deficiência múltipla. 
III - METODOLOGIA: Os encontros se darão através de palestras, grupos de trabalho, discussões e dinâmicas de grupo relacionadas às temáticas, favorecendo a relação entre o conteúdo apresentado e a prática pedagógica. 
IV - PÚBLICO ALVO: Assistente de Diretor de Escola, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e Professor de Ensino Fundamental II e Médio, efetivos e designados, preferencialmente que tenham alunos com deficiência em suas Unidades Educacionais e os profissionais que atuam no CEFAI. Somente para os que atuam sob jurisdição da DRE Capela do Socorro. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS. 
VI - CRONOGRAMA: Horário: 09h00 às 13h00 Mês/Dia/Ano: 06, 13 e 20/08/2016. Local: CEFAI Capela do Socorro - Avenida Rio Bonito, 2.330 - Socorro, São Paulo /SP.
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 vagas 
VIII - REGENTE: Márcia Azevedo de Sousa Matumoto R.G.: 17.507.002-7 
IX - AVALIAÇÃO: Será contínua baseada na frequência exigida, na execução das tarefas e nos registros propostos. 
X - CERTIFICAÇÃO: Farão jus ao certificado os participantes que obtiverem 100% de frequência e aproveitamento satisfatório (“S”). 
XI - INSCRIÇÕES: Os interessados deverão sem inscrever a partir das 09h00 do dia 27 até as 16h00 do dia 03/08/2016 ou até que se esgotem as vagas, por meio do link: http://goo.gl/forms/mYL089l62LrkfuJ33 Os inscritos que não atenderem aos critérios descritos no público alvo terão suas inscrições canceladas automaticamente. 
XII - ÁREA PROMOTORA: SME/COPED/DIEE.

***
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO IPIRANGA 
COMUNICADO Nº 18, DE 08 DE JULHO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA DA DIVISÃO PEDAGÓGICA – DIPED, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO A RECUPERAÇÃO PARALELA E OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: GARANTIR AOS PROFESSORES DE RECUPERAÇÃO PARALELA ATIVIDADES E EXERCÍCIOS DE REFLEXÃO SOBRE O EDUCANDO E SUAS POTENCIALIDADES DIANTE DO TRABALHO DE RECUPERAÇÃO. PROPORCIONAR TROCA DE CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS ACERCA DO TRABALHO DE RECUPERAÇÃO PARALELA COM DIFERENTES ALUNOS COM VARIAÇÃO DE FAIXAS ETÁRIAS E NECESSIDADES ESPECÍFICAS OU COLETIVAS.
 II - CONTEÚDO: CURRÍCULO INTEGRADOR: ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO EDUCAÇÃO INTEGRAL ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM E DOCUMENTA- ÇÃO PEDAGÓGICA TEMAS DO DOCUMENTO DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES A CAMINHO DA AUTORIA : COMPONENTES CURRICULARES EM DEBATE. 
III - METODOLOGIA: ESTRATÉGIAS FORMATIVAS DIVERSIFICADAS, VISANDO FAVORECER A PERMANENTE REFLEXÃO COM DIALOGICIDADE SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SENDO PRIORIZADAS AS ATIVIDADES DE ESTUDO, DINÂMICAS DE GRUPO, PALESTRAS, SEMINÁRIOS, RELATOS E PROBLEMATIZAÇÕES DA PRÁTICA. 
IV - PÚBLICO ALVO: PROF. ED. INFANTIL E ENS. FUND. I, PROF. ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: 16/08/2016 - 08H00 AS 12H00 FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE RECUPERAÇÃO PARALELA - TURMA 01 18/08/2016 - 13H00 AS 17H00 FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE RECUPERAÇÃO PARALELA - TURMA 02 20/09/2016 - 08H00 AS 12H00 FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE RECUPERAÇÃO PARALELA - TURMA 01 22/09/2016 - 13H00 AS 17H00 FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE RECUPERAÇÃO PARALELA - TURMA 02 18/10/2016 - 08H00 AS 12H00 FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE RECUPERAÇÃO PARALELA - TURMA 01 20/10/2016 - 13H00 AS 17H00 FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE RECUPERAÇÃO PARALELA - TURMA 02 08/11/2016 - 08H00 AS 12H00 FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE RECUPERAÇÃO PARALELA - TURMA 01 10/11/2016 - 13H00 AS 17H00 FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE RECUPERAÇÃO PARALELA - TURMA 02 
VII - TOTAL DE VAGAS: 45 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 2 (DUAS) VIII - REGENTES: ADRIANA OLIVEIRA RODRIGUES PAZ ROGÉRIO OSVALDO CHAPARIN IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS A CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA E CONCEITO SATISFATÓRIO NAS ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO. X - INSCRIÇÕES: A INSCRIÇÃO OCORRERÁ NO PRIMEIRO DIA DO CURSO, ATRAVÉS DE FORMULÁRIO ESPECÍFICO. 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL EDUCAÇÃO - IPIRANGA

***
COMUNICADO Nº 28, DE 25 DE JULHO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO CURRÍCULO INTEGRADOR PARA A GARANTIA DOS DIREITOS DA INFÂNCIA PAULISTANA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
II - OBJETIVOS: QUALIFICAR AS AÇÕES PEDAGÓGICAS DE EDUCADORES E EDUCADORAS DE MODO A GARANTIR A INTEGRAÇÃO ENTRE OS OBJETIVOS E DIREITOS DE APRENDIZAGEM DE CADA ETAPA/SEGMENTO CONSIDERANDO: - A INTEIREZA E POTENCIALIDADE DOS BEBÊS E CRIANÇAS TANTO NA EDUCAÇAO INFANTIL COMO NO ENSINO FUNDAMENTAL, - AS ESPECIFICIDADES E DIVERSIDADES DOS CONCEITOS DE INFÂNCIA E DE CRIANÇA, - A ORGANIZAÇÃO DE TEMPOS E ESPAÇOS, - AS MULTIPLAS LINGUAGENS, - A CULTURA DA LEITURA E DA ESCRITA, - O ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS E A DOCUMENTAÇAO PEDAGÓGICA. 
III - CONTEÚDO: O CURRÍCULO INTEGRADOR: CONCEPÇÕES E PRINCÍPIOS, DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA E ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS, CULTURA ESCRITA E O BRINCAR, MÚLTIPLAS LINGUAGENS. 
IV - METODOLOGIA: ESTRATÉGIAS FORMATIVAS DIVERSIFICADAS, VISANDO FAVORECER A PERMANENTE REFLEXÃO COM DIALOGICIDADE SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SENDO PRIORIZADAS AS ATIVIDADES DE ESTUDO, DINÂMICAS DE GRUPO, LEITURAS, DISCUSSÕES, RELATOS E PROBLEMATIZAÇÕES DAS PRÁTICAS. 
V - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, EM REGÊNCIA DE CLASSE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA DRE-JT, 
VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 16 HORAS 
VII - CRONOGRAMA: TURMA I –03/08, 14/09, 26/10, 09/11/2016 - HORÁRIO: DAS 8H ÀS 12H - SALA 02 TURMA II – 03/08, 14/09, 26/10, 09/11/2016- HORÁRIO: DAS 8H ÀS 12H - SALA03 TURMA III – 02/08, 13/09, 25/10, 10/11/2016 - HORÁRIO: DAS 14H ÀS 18H - SALA 02 TURMA IV - 02/08, 13/09, 25/10, 10/11/2016 - HORÁRIO:DAS 14H ÀS 18H - SALA 03 
VIII - TOTAL DE VAGAS:140, SENDO 35 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 04 
IX - REGENTES: TURMA I – SUELI RAMOS DOS SANTOS PEREIRA – RF 677.800.3/1 - PEDAGOGA TURMA II – MARILENE SALES DE MELO RF: 660.066.2/2 - PEDAGOGA TURMA III – MARIA MATILDE FLÓRIO COSTA – RF: 602.134.4/3 - PEDAGOGA TURMA IV - MARILENE SALES DE MELO RF: 660.066.2/2 - PEDAGOGA 
X- CERTIFICAÇÃO: SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS AOS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM FREQUÊNCIA DE 100%, APROVEITAMENTO SATISFATÓRIO (“S”). 
XI - INSCRIÇÕES: AS INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS ATRAVÉS DE QUADRO ENVIADO PELA DIPED PARA PREENCHIMENTO PELA EQUIPE GESTORA. SERÃO ATENDIDOS PRIORITARIAMENTE 2(DOIS) PROFISSIONAIS POR UNIDADE EDUCACIONAL, SENDO UM PROFISSIONAL PARA A TURMA DA MANHÃ E UM PROFISSIONAL PARA A TURMA DA TARDE. LOCAL: CENTRO DE FORMAÇÃO DA DIPED - DRE-JT – AV. GAL. ATALIBA LEONEL, 1.021– CARANDIRU. 
XII- ÁREA PROMOTORA: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO E DIPED – DRE-JAÇANÃ/TREMEMBE. OBSERVAÇÃO: A PORTARIA Nº2715, DE 30/03/2016, AUTORIZA A DISPENSA DE PONTO DAS HORAS COINSCIEDENTES COM AS DO EVENTO, RESGUARDADO O TEMPO PARA LOCOMOÇÃO DOS PARTICIPANTES EM REGENTES DESTA FORMAÇÃO, CONFORME ORGANIOZAÇÃO DE CADA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, PRESERVADA A CONTINUIDADE DO TRABALHO PEDAGOGICO. DIRETORIA REGIONAL DE EDUCA- ÇÃO JAÇANÃ/TREMEMBÉ.

***
COMUNICADO Nº 70, DE 25 DE JULHO DE 2016. A DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIPED - DIVISÃO PEDAGÓGICA, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES A CAMINHO DA AUTORIA II, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
I - OBJETIVOS: - DISCUTIR O CONCEITO DE CURRÍCULOS INTERDISCIPLINARES - REFLETIR SOBRE A CONCEPÇÃO DE PRÁTICAS DE AUTORIA. - CONHECER E DISCUTIR PROJETOS INTERDISCIPLINARES - REFLETIR SOBRE A CONCEPÇÃO DE SUJEITOS DE APRENDIZAGEM 
II - CONTEÚDO: 1. A CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS INTERDISCIPLINARES. 2. A ARTICULAÇÃO DE PRÁTICAS DE AUTORIA. 3. PROJETOS INTERDISCIPLINARES E A RELAÇÃO COM TEMPOS E ESPAÇOS ESCOLARES. 4. O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E OS PROJETOS INTERDISCIPLINARES E AUTORAIS. 5. SUJEITOS DE APRENDIZAGEM NOS CICLOS INTERDISCIPLINAR E AUTORAL. 
III - METODOLOGIA: O TRABALHO SE DARÁ A PARTIR DE UMA METODOLOGIA DIALÓGICA, CONSTITUÍDA PELA INTERAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES PRÁTICAS, CONCEPÇÕES TEÓRICAS E VISÕES DE MUNDO, COM UTILIZAÇÃO DE APORTES TEÓRICOS E DE DINÂ- MICAS EM GRUPOS. 
IV - PÚBLICO ALVO: SUPERVISOR ESCOLAR, DIRETOR DE ESCOLA, ASSISTENTE DE DIRETOR DE ESCOLA, COORDENADOR PEDAGÓGICO, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 8 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: TURMA A ARTE DANÇA: 17/08 E 22/08, DAS 8H ÀS 12H TURMA B ARTE DANÇA: 17/08 E 22/08, DAS 14H ÀS 18H TURMA A ARTE MÚSICA: 11/08 E 30/08, DAS 14H ÀS 18H TURMA B ARTE MÚSICA: 11/08 E 30/08, DAS 19H ÀS 23H LOCAL: DRE FREGUESIA/BRASILÂNDIA - RUA LEO RIBEIRO DE MORAIS, 66 - VILA ARCADIA, SAO PAULO 
VII - TOTAL DE VAGAS: 100 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 4 
VIII - REGENTES: ISABEL MARIA MEIRELLES DE AZEVEDO MARQUES E MARISA TRENCH DE OLIVEIRA FONTERRADA. 
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS A CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM CONCEITO SATISFATÓRIO (S) E 100% DE FREQUÊNCIA. OBS: DISPENSA DE HORÁRIO CONFORME PORTARIA Nº 1.452, DE 10/02/2016 MEDIANTE ANUÊNCIA DO(A) DIRETOR(A) DA UNIDADE EDUCACIONAL.
X - INSCRIÇÕES DIA 27/07/2016, ATRAVES DO LINK: https://goo.gl/DS3sqU 
XI- ÁREA PROMOTORA:DIRETORIA REG DE EDUCACAO FREGUESIA / BRASILANDIA

***
COMUNICADO Nº51, DE 25 DE JULHO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO GESTÃO DEMOCRÁTICA E O TRABALHO DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DE CONSELHOS DE ESCOLA FORMAÇÃO PARA OS MEMBROS DO CRECE, CONFORME ESPECIFICA- ÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: A FORMAÇÃO TERÁ COMO OBJETIVO ATUAR JUNTO AOS MEMBROS DO CRECE CONSELHO DE REPRESENTANTES DE CONSELHOS DE ESCOLA COM OS SEGMENTOS REPRESENTADOS FAMÍLIAS, FUNCIONÁRIOS E ESTUDANTES, NA AMPLIAÇÃO DAS BASES PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA E CRÍTICOCOLABORATIVA POR MEIO DE CADEIAS CRIATIVAS. ESPECIFICAMENTE, PRETENDE DESENVOLVER FERRAMENTAS PARA: A) OBSERVAÇÃO DO CONTEXTO E ANÁLISE DE NECESSIDADES DA COLETIVIDADE; B) DEFINIÇÃO DE OBJETOS COMPARTILHADOS; C) ORGANIZAÇÃO DE ATIVIDADES PARA O ALCANCE DO OBJETO COMPARTILHADO; D) DESENVOLVIMENTO DE MODOS DE ATUAÇÃO CRÍTICOS, COLABORATIVOS E CRIATIVOS; E) DESENVOLVIMENTO DE AGÊNCIA RELACIONAL DE TODOS OS PARTICIPANTES. 
II - CONTEÚDO: SERÃO TRABALHADOS DE FORMA TEÓRICO-PRÁTICA OS SEGUINTES CONCEITOS EM SUA RELAÇÃO COM AS DEMANDAS DAS ESCOLAS: - GESTÃO PARTICIPATIVA - ATIVIDADE HUMANA - CADEIAS CRIATIVAS - COLABORAÇÃO CRÍTICA - CRIATIVIDADE, CRITICIDADE, COLABORAÇÃO - NECESSIDADE E OBJETO COMPARTILHADO. - PLANO DE GESTÃO 
III - METODOLOGIA: AO LONGO DOS ENCONTROS, SERÁ REALIZADO UM TRABALHO TEÓRICO-PRÁTICO DE CONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE GESTÃO COMO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DE CADEIAS CRIATIVAS DE ATIVIDADES. PARA TAL, OS PARTICIPANTES SERÃO INCENTIVADOS A REALIZAREM LEITURAS E DISCUSSÕES SOBRE GESTÃO NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICOCULTURAL, FOCALIZANDO OS CONCEITOS DE COLABORAÇÃO CRÍTICA, NECESSIDADE, OBJETO COMPARTILHADO E ATIVIDADE HUMANA. EM TERMOS ORGANIZATIVOS, CADA ENCONTRO SERVIRÁ DE BASE PARA O TRABALHO COM OS CONCEITOS EM SUA RELAÇÃO COM AS DEMANDAS DO CRECE PARA A CONSTRUÇÃO DE SEU PLANO DE GESTÃO. 
IV - PÚBLICO ALVO: DIRETORES DE ESCOLA, ASSISTENTES DE DIRETOR DE ESCOLA, COORDENADORES PEDAGÓGICOS, PROFESSORES, AUXILIARES TECNICOS DE EDUCAÇÃO, AGENTES ESCOLARES QUE ESTEJAM EM ATUAÇAO JUNTO AO CRECE DA DRE PJ. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 20 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: REUNIÃO 1 - 18/08/2016 DAS 18:30H ÀS 22:30H REUNIÃO 2 - 01/09/2016 DAS 18:30H ÀS 22:30H REUNIÃO 3 - 29/09/2016 DAS 18:30H ÀS 22:30H REUNIÃO 4 - 13/10/2016 DAS 18:30H ÀS 22:30H REUNIÃO 5 - 24/11/2016 DAS 18:30H ÀS 22:30H. 
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS (TURMA ÚNICA) 
VIII - REGENTES: FERNANDA COELHO LIBERALI - RG 06391911-2 
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS À CERTIFICAÇÃO O PARTICIPANTE QUE TIVER 100% DE PRESENÇA E CONCEITO S DE PARTICIPAÇÃO. 
X - INSCRIÇÕES: AS INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS MEDIANTE O PREENCHIMENTO DE FORMULÁRIO ESPECÍFICO QUE SERÁ ENVIADO ÀS UNIDADES ESCOLARES POR CORREIO ELETRÔNICO. 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCACAO PIRITUBA/JARAGUA

***
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE SANTO AMARO
COMUNICADO Nº 48, DE 01 DE JULHO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO CINE DRESA EM DEBATE: DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO E DIRETOS HUMANOS – MÓDULO II, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: - PROBLEMATIZAR OS ESTEREÓTIPOS NAS REPRESENTA- ÇÕES DOS IMIGRANTES IMPETRADAS PELAS MÍDIAS, PROPONDO UMA REFLEXÃO SOBRE OS DISCURSOS HEGEMÔNICOS QUE PERPETUAM O RACISMO E A XENOFOBIA. - REFLETIR SOBRE O IMAGINÁRIO DAS RELAÇÕES SOCIAIS DE MULHERES COM DISTÚRBIOS MENTAIS, ENFATIZADOS PELOS PROCESSOS DE APAGAMENTO, NEGLIGÊNCIA E RELAÇÕES DE INVISIBILIDADE. - DESMISTIFICAR OS DISCURSOS EXCLUDENTES ACERCA DAS REPRESENTAÇÕES DOS GRUPOS INDÍGENAS E DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA, EVIDENCIANDO OS PROCESSOS DISCRIMINATÓRIOS E A LUTA POR DIREITOS. 
II - CONTEÚDO: AULA 01 – A MULHER, A LOUCURA E A EXCLUSÃO SOCIAL: DA ESPETACULARIZAÇÃO À INVISIBILIDADE; FILME: ESTAMIRA. DIR. MARCOS PRADO (BRA, 2004, DOCUMENTÁRIO, 2H). AULA 02 – REPRESENTAÇÕES INDÍGENAS E A LUTA POR DIREITOS NA ATUALIDADE: SER INDÍGENA É MESMO UMA QUESTÃO?; FILME: ÍNDIO CIDADÃO? DIR. RODRIGO SIQUEIRA (BRA, 2012, DOCUMENTÁRIO, 52MIN). AULA 03 – PROBLEMATIZANDO VISÕES ESTEREÓTIPADAS DAS POPULAÇÕES EM SITUAÇÃO DE IMIGRAÇÃO: DISCURSOS QUE PERPETUAM A XENOFOBIA; FILME: UM DIA SEM MEXICANOS. DIR. SERGIO ARAU (EUA/ MEX., 2004, COMÉDIA, 1H40MIN). AULA 04 – CONFLITOS E MARCAS RACIAIS DA INTOLERANCIA RELIGIOSA NA SOCIEDADE BRASILEIRA; FILME: JARDIM DAS FOLHAS SAGRADAS – DIR. POLA RIBEIRO (BRA, 2011, DRAMA, 1H30MIN). 
III - METODOLOGIA: SESSÃO DE CINEMA DIALOGADA POR MEIO DE TEMAS DISPARADORES DAS DISCUSSÕES, DE ACORDO COM AS PROPOSTAS DAS AULAS. 
IV - PÚBLICO ALVO: AGENTE DE APOIO, AGENTE ESCOLAR, ASSIST. TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, ASSIST. DE DIRETOR DE ESCOLA, AUX. DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL, AUX. TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, COORD. DE AÇÃO CULTURAL / EDUCACIONAL, COORD. DE ESPORTES E LAZER, COORD. PEDAGÓGICO, DIRETOR DE DIVISÃO TÉCNICA, DIRETOR DE ESCOLA, DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, GESTOR - CEU, PROF. DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROF. ED. INFANTIL E ENS. FUND. I, PROF. E.F. II E MÉDIO, SECRETÁRIO DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR, LOTADOS NA DRE SANTO AMARO. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 14 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: 24/08/2016, DAS 19H ÀS 22H30 21/09/2016, DAS 19H ÀS 22H30 19/10/2016, DAS 19H ÀS 22H30 23/11/2016, DAS 19H ÀS 22H30 LOCAL: CEU ALVARENGA – ESTRADA DO ALVARENGA, 3752 – BALNEÁRIO SÃO FRANCISCO. 
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS (TURMA ÚNICA) 
VIII - REGENTE: OLIVIA SELMA GOMES 
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS À CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM FREQUÊNCIA DE 100%, PARTICIPAREM DAS DISCUSSÕES E OBTIVEREM CONCEITO “S” (SATISFATÓRIO). 
X - INSCRIÇÕES: AS INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS EXCLUSIVAMENTE PELO LINK: http://goo.gl/forms/6RkwFqS7D7L9Kja12, DE 11/08/2016 À 15/08/2016 OU ATÉ SE ENCERRAREM AS VAGAS. 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIVISÃO PEDAGÓGICA - DIPED

***
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DA PENHA
COMUNICADO Nº 36, DE 26 DE JULHO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO CINECLUBE DRE PENHA “DIVERSIDADE E GÊNERO”, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
 I - OBJETIVOS: - AMPLIAR A REFLEXÃO DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL; - ESTIMULAR A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA CURRICULAR; - FOMENTAR AS DISCUSSÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR.
II - CONTEÚDO: FILMES: "O SORRISO DE MONALISA"; "SHILEY VALENTINE"; "FLOR DO DESERTO"; "MILK - A VOZ DA IGUALDADE"; "MINHA VIDA EM COR DE ROSA"; "ASSUNTO DE MENINAS" E "TOMBOY". A CONSTRUÇÃO DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL. 
III - METODOLOGIA: APRESENTAÇÃO DE FILMES SEGUIDOS DE DISCUSSÕES, INTERMEDIADOS POR TEXTOS PRODUZIDOS SOBRE O TEMA E OS FILMES. 
IV - PÚBLICO ALVO: ASSIST. TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, ASSIST. DE DIRETOR DE ESCOLA, AUX. TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, COORD. PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, PROF. DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROF. ED. INFANTIL E ENS. FUND. I, PROF. ENS. FUND. II E MÉDIO, SECRETÁRIO DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 24 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: 15/08/16, DAS 19H ÀS 22H, FILME: "O SORRISO DE MONALISA"; 29/08/16, DAS 19H ÀS 22H, FILME: "SHILEY VALENTINE"; 05/09/16, DAS 19H ÀS 22H, FILME: "FLOR DO DESERTO"; 26/09/16, DAS 19H ÀS 22H, FILME: "MILK - A VOZ DA IGUALDADE"; 10/10/16, DAS 19H ÀS 22H, FILME: "MINHA VIDA EM COR DE ROSA"; 24/10/16, DAS 19H ÀS 22H, FILME: "ASSUNTO DE MENINAS"; 21/11/16, DAS 19H ÀS 22H, FILME: "TOMBOY"; 28/11/16, DAS 19H ÀS 22H, MESA TEMÁTICA COM EDUCADOR@S. VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS (TURMA ÚNICA) 
VIII - REGENTES: MARCIA REGINA JORGE - RF 671.660.1 MIRIAM MANÇANO - RF 675.723.5 
IX- CERTIFICAÇÃO: SERÃO CERTIFICADOS OS PARTICIPANTES E AS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM 75% DE FREQUÊNCIA OBTENDO O CONCEITO S OU P. 
X - INSCRIÇÕES: A PARTIR DO DIA 1º DE AGOSTO DE 2016, ATRAVÉS DO LINK: http://goo.gl/forms/xuXeFWsz2PR8SrUU2 
XI- ÁREA PROMOTORA:DIRETORIA PEDAGÓGICA, DIPED - DRE PENHA

***
COMUNICADO Nº 33, DE 05 DE JULHO DE 2016, O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO IMPLEMENTADOR E ARTICULADOR DO CURRÍCULO INTEGRADOR - APROFUNDAMENTO, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
 I - OBJETIVOS: APROFUNDAR A REFLEXÃO SOBRE AS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS QUE POSSIBILITEM: O ACESSO PERMANENTE DE BEBÊS E CRIANÇAS A MATERIAL DIVERSIFICADO, PENSAR EM ESPAÇOS ACESSÍVEIS, CLARAMENTE INTERPRETÁVEIS PELAS CRIANÇAS NO QUE DIZ RESPEITO ÀS POSSÍVEIS EXPERIÊNCIAS QUE DENTRO DELES PODEM TOMAR FORMA, UMA SELEÇÃO AMPLA DE MATERIAIS CAPAZES DE PERMITIREM ÀS CRIANÇAS E BEBÊS REINVENTAREM SIGNIFICADOS E POSSIBILIDADES DE USO, PADRÕES E RITUAIS DO JOGO ORIGINAL E COMPARTILHADO, UMA GESTÃO DE TEMPOS QUE CONTEMPLEM BEBÊS E CRIANÇAS EM SUAS ESPECIFICIDADES, RELAÇÕES DE COMUNICAÇÃO, DE ACOLHIMENTO E DE ESCUTA, A PROPOSIÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS ENCANTADORAS E ARREBATADORAS A FIM DE QUE OS BEBÊS E CRIANÇAS POSSAM EXPERIMENTAR, BUSCAR EXPLICAÇÃO DOS FATOS, INVESTIGAR, PLANEJAR, SOLUCIONAR PROBLEMAS, ENFIM, EXERCITAR O PENSAMENTO COMO UM SER INTEIRO EM SEU ENCONTRO COM O MUNDO. 
II - CONTEÚDO: CURRÍCULO INTEGRADOR DA INFÂNCIA QUE SUPERE A CISÃO ENTRE CORPO E MENTE, ENTRE O BRINCAR E O APRENDER, ENTRE RAZÃO E FANTASIA E ENTRE OS TEMPOS E ESPAÇOS. QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 
III - METODOLOGIA: O TRABALHO SE DARÁ A PARTIR DE UMA METODOLOGIA DIALÓGICA E PROBLEMATIZADORA COM PRODUÇÕES DOS AGENTES ENVOLVIDOS. IV - PÚBLICO ALVO: COORD. PEDAGÓGICO OU PROF. DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROF. ED. INFANTIL E ENS. FUND. I, PROF. E.F. II E MÉDIO EM DESIGNAÇÃO NO CARGO DE COORDENADOR PEDAGÓGICO EM UNIDADES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA DRE PENHA. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 24 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: TURMA 1: DAS 9H ÀS 16H - 12/08, 09/09, 07/10, 11/11 – INTERVALO: DAS 12H ÀS 13H/DIA TURMA 2: DAS 9H ÀS 16H - 19/08, 23/09, 21/10, 17/11 - INTERVALO: DAS 12H ÀS 13H/DIA VII - TOTAL DE VAGAS: 44 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 2 
VIII - REGENTES: MARCIA REGINA JORGE RF: 671.660.1/1 MIRIAM MANÇANO RF: 675.723.5 /1 SANDRA APARECIDA MELRO SALIM RF: 621.917.9/2 
IX- CERTIFICAÇÃO: 75% DE PRESENÇA MÍNIMA E ENTREGA DE TAREFAS 
X - INSCRIÇÕES: DE 22/07 A 29/07/2016 ATRAVÉS DO LINK http://goo.gl/forms/VOhgmuVTiYw2OyWh2
 XI- ÁREA PROMOTORA:DRE PENHA/DIPED

***
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE CAPELA DO SOCORRO
COMUNICADO Nº 13, DE 17 DE JUNHO DE 2016, O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES A CAMINHO DA AUTORIA: DIREITOS DE APRENDIZAGEM, CONFORME PORTARIA 1452 DE 10 DE FEVEREIRO DE 2016, PUBLICADA NO DOC DE 11 DE FEVEREIRO DE 2016, PÁG. 61 E ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: DISCUTIR A CONSTRUÇÃO E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DAS DIFERENTES ÁREAS DE CONHECIMENTO EM UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E INTERDISCIPLINAR. PROMOVER OS ESTUDOS E PRÁTICAS DE UM CURRÍCULO VOLTADO PARA OS CICLOS INTERDISCIPLINAR E AUTORAL NO INTERIOR DOS PROJETOS POLÍTICOS-PEDAGÓGICOS DAS UNIDADES EDUCACIONAIS. 
II - CONTEÚDO: - HISTÓRICO DA CONSTRUÇÃO DOS DOCUMENTOS DO CICLO INTERDISCIPLINAR E AUTORAL, REFLEXÕES SOBRE A ARTICULAÇÃO ENTRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO E OS DOCUMENTOS CURRICULARES; - DISCUSSÃO SOBRE OS TEMAS DE CADA UM DOS DOCUMENTOS DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES A CAMINHO DA AUTORIA: COMPONENTES CURRICULARES EM DEBATE; - REFLEXÕES SOBRE OS TEMAS DOS DOCUMENTOS À LUZ DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REALIZADAS NAS UNIDADES ESCOLARES E AS POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO. 
III - METODOLOGIA: A METODOLOGIA SERA CONSTRUÍDA E ADEQUADA A CADA ETAPA DO PROCESSO. SERÁ DIALÓGICA TENDO EM VISTA AS REFLEXÕES CRÍTICAS. IV - PÚBLICO ALVO: SUPERVISOR ESCOLAR, DIRETOR DE ESCOLA, COORD. PEDAGÓGICO, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO DE CADA UM DOS COMPONENTES CURRICULARES DE ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, INGLÊS, LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, REGENTES, EM COMPLEMENTAÇÃO DE JORNADA E/OU MÓDULO QUE ATUAM NOS CICLOS INTERDISCIPLINAR E AUTORAL, PROFESSORES ORIENTADORES DE SALA DE LEITURA, PROFESSORES ORIENTADORES DE INFORMÁTICA EDUCATIVA E OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS DE CADA UMA DAS UNIDADES EDUCACIONAIS, QUE ESTEJAM ATUANDO NOS CICLOS INTERDISCIPLINAR E AUTORAL DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR, SOB A JURISDIÇÃO DA DIRETORIA REGIONAL. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: O CRONOGRAMA SEGUIRÁ A PROGRAMAÇÃO DOS PROFESSORES ASSESSORES ORGANIZADA POR COPED . DE AGOSTO A NOVEMBRO ÀS TERÇAS E QUINTAS FEIRAS: MANHÃ - DAS 8H ÀS 12H TARDE - DAS 13H30 ÀS 17H30 HISTÓRIA – 02/08/2016, 18/08/2016, 05/11/2016. PEDAGOGIA – 04/08/2016, 23/08/2016, 05/11/2016. INGLÊS – 09/08/2016, 25/08/2016, 05/11/2016. ARTE 1 – 11/08/2016, 30/08/2016, 05/11/2016. ARTE 2 – 16/08/2016, 01/09/2016, 05/11/2016. ARTE 3 – 06/09/2016, 22/09/2016, 05/11/2016. ARTE 4 – 08/09/2016, 27/09/2016, 05/11/2016. GEOGRAFIA – 13/09/2016, 29/09/2016, 05/11/2016. ED. FÍSICA – 15/09/2016, 04/10/2016, 05/11/2016. CIÊNCIAS – 20/09/2016, 06/10/2016, 05/11/2016. SME – 11/10/2016, 20/10/2016, 05/11/2016. MATEMÁTICA – 13/10/2016, 25/10/2016, 05/11/2016. LÍNGUA PORTUGUESA – 18/10/2016, 27/10/2016, 05/11/2016. ATIVIDADES - 1ºENCONTRO: HISTÓRICO DA CONSTRUÇÃO DOS DOCUMENTOS DO CICLO INTERDISCIPLINAR E AUTORAL, REFLEXÕES SOBRE A ARTICULAÇÃO ENTRE O PROGRAMA MAIS EDUCA- ÇÃO SÃO PAULO E OS DOCUMENTOS CURRICULARES; 2º ENCONTRO : DISCUSSÃO SOBRE OS TEMAS DE CADA UM DOS DOCUMENTOS DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES A CAMINHO DA AUTORIA: COMPONENTES CURRICULARES EM DEBATE. 3º ENCONTRO: REFLEXÕES SOBRE OS TEMAS DOS DOCUMENTOS À LUZ DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REALIZADAS NAS UNIDADES ESCOLARES E AS POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO. 
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 26 
VIII - REGENTES: EDMIR BUGOLIN QUILES RF 720.814.6/1, MARISA RODRIGUES DAS NEVES PAIS RF 6005659/2;, NEIDE ANTONIA PESSOA DOS SANTOS RF. 624.505.6/2 E ASSESSORES CONTRATADOS PELA SME. 
IX- CERTIFICAÇÃO: TERÃO DIREITO À CERTIFICAÇÃO OS PROFESSORES QUE TIVEREM 100% DE PRESENÇA E CONCEITO S (SATISFATÓRIO) 
X - INSCRIÇÕES: DE 27/07 A 29/07/2016 VIA FORMULÁRIO ON-LINE ENCAMINHADO ÀS UNIDADES
XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CAPELA DO SOCORRO OBSERVAÇÃO: OS DOCENTES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS, ASSISTENTES DE DIRETOR, DIRETORES DE ESCOLA E SUPERVISOR ESCOLAR PARTICIPANTES DOS ENCONTROS DEVERÃO, DURANTE OS HORÁRIOS COLETIVOS EM CADA UNIDADE EDUCACIONAL E REUNIÕES PEDAGÓGICAS, REALIZAR DISCUSSÕES, REGISTRAR CONTRIBUIÇÕES E ELABORAR PROPOSTAS COMO PARTE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO. HAVERÁ DISPENSA DE PONTO DAS HORAS DE TRABALHO, INCLUSIVE PARA EFEITOS DE FREQUÊNCIA NO PEA, ASSEGURADOS O TEMPO DE DESLOCAMENTO AOS PARTICIPANTES, OS QUAIS DEVERÃO ENTREGAR À CHEFIA IMEDIATA O COMPROVANTE DE PRESENÇA EMITIDO PELA DIPED/DRE, NO PRIMEIRO DIA ÚTIL APÓS A REALIZAÇÃO DE CADA ENCONTRO DE FORMAÇÃO, CONFORME PORTARIA 1452 DE 10 DE FEVEREIRO DE 2016.

***
Fonte: Diário Oficial da Cidade de São Paulo de 27/07/2016 páginas 51 até 55.

Nenhum comentário:

Postar um comentário