quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Curso Elos SME de SP - D.O 18/08

COMUNICADO Nº 919, DE 17 DE AGOSTO DE 2016 A Secretária Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Coordenadora dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral – COCEU/SAÚDE ESCOLAR, a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde, CONVOCA os Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I que estão desenvolvendo o Programa Elos nas escolas, inscritos para participarem do Curso do Programa Elos – Construindo Coletivos: Componente Familiar, no dia 18/agosto/16, na seguinte conformidade: 
I - OBJETIVOS: Objetivo Geral: Realizar a formação dos professores, para que implementem o Componente Familiar do Programa Elos, com o intuito de desenvolver fatores de proteção e minimizar os fatores de risco em relação ao uso de álcool e outras drogas, envolvendo crianças matriculadas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Objetivos específicos: - Apresentar os fundamentos e conteúdo do Componente Familiar aos participantes, quais sejam: os educadores e educadoras implementadores (as) do Componente Escolar do Programa Elos – Construindo Coletivos. - Oferecer aos (às) participantes vivências que promovam reflexões e estimulem habilidades necessárias à condução dos encontros familiares. - Fomentar a participação ativa dos (as) educadores (as) no planejamento, condução e avaliação do Componente Familiar do Programa Elos, uma vez que exercem papel crucial na implementação do Programa. 
II - CONTEÚDOS: Apresentação do Componente Familiar: a) Histórico e desenvolvimento b) Objetivos c) Estrutura geral d) Público-alvo - Os Encontros Familiares: a) Características dos Encontros b) Formato de cada encontro - Condições facilitadoras para condução dos encontros familiares: a) Manejo das atividades b) Divulgação dos encontros c) Planejamento e a preparação dos encontros Aplicação dos elementos do Jogo Elos nos Encontros Familiares - Habilidades transversais - Técnicas interativas e vivenciais para conduzir os três encontros - Planejamento do primeiro encontro 
III - METODOLOGIA: A formação será realizada por meio de vivências e discussões intermediadas pelas formadoras federais regentes, abordando o conteúdo a ser apresentado pelos(as) educadores(as) no Componente Familiar, com objetivo de prepará-los(as) para a condução de três reuniões de planejamento e três encontros com familiares e adultos de referência dos(as) alunos(as) que participam do Programa Elos – Construindo Coletivos. 
IV - PÚBLICO ALVO: Educadores(as) regentes implementadores(as) do Componente Escolar do Programa Elos – Construindo Coletivos no Município de São Paulo, os(as) quais participarão, em continuidade, na condução do Componente Familiar do Programa. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 14 horas, sendo 1º dia = 8horas e 3 encontros de 2 horas cada. 
VI - CRONOGRAMA: Período de realização do Curso: de 18/08/2016 a 16/12/2016. Data: 1º dia – 18/08/2016 Horário: 8h00 às 17h00 Local: Instituto Mauá de Tecnologia Endereço: Rua Pedro de Toledo, 1.071- Vila Clementino. Datas: 2º (setembro); 3º (outubro); 4º (novembro) encontros: datas a serem definidas na Unidade Educacional. Horário: 2 horas, a ser definida pela Unidade Educacional. Local/Endereço: a ser definido pela Unidade Educacional. DRE UNIDADE EDUCACIONAL FREGUESIA/BRASILÂNDIA GERALDO SESSO JUNIOR EMEF FREGUESIA/BRASILÂNDIA MILTON CAMPOS EMEF GUAIANASES OLINDA MENEZES SERRA VIDAL, PROFª EMEF IPIRANGA ALVARES DE AZEVEDO EMEF ITAQUERA MARIA APARECIDA DE SOUZA CAMPOS, PROFº CEU EMEF ITAQUERA SEBASTIÃO FRANCISCO, O NEGRO EMEF PENHA ABRAO DE MORAES EMEF MIGUEL PAULISTA VIRGILIO DE MELLO FRANCO EMEF MIGUEL PAULISTA JARDIM BARTIRA EMEF MIGUEL PAULISTA VILA JACUÍ EMEF SANTO AMARO ARY PARREIRAS, ALM. EMEF SÃO MATEUS VINICIUS DE MORAES EMEF SÃO MATEUS ACLAMADO EMEF SÃO MATEUS BENEDITO DE JESUS BATISTA LAURINDO, P.BATISTA EMEF SÃO MATEUS JULIO DE GRAMMONT 
VII - TOTAL DE VAGAS: 35( trinta e cinco). 
VIII - REGENTES: Aline Godoy e Darlene Cardoso, Formadoras Federais do Programa Elos (Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas/Secretaria de Atenção à Saúde/ Ministério da Saúde). 
IX- CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que tiverem 100% de frequência e Conceito no mínimo Satisfatório – S, na participação do Curso e dos encontros com as famílias, no território.
X – INSCRIÇÕES: DRE da Unidade Educacional – na DICEU/ Saúde Escolar. 
XI- ÁREA PROMOTORA: Ministério da Saúde/SMS/SME - COCEU/DGP/Saúde Escolar – DRE/DICEU/Saúde Escolar .

***
Publicado no Diário Oficial da Cidade De São Paulo de 18/08, páginas 27 até 29

Nenhum comentário:

Postar um comentário