terça-feira, 2 de agosto de 2016

Novos cursos SME/SP - D. O. 02/08

COMUNICADO Nº 864, DE 01 DE AGOSTO DE 2016 A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU O COORDENADOR DO NÚCLEO DE EDUCOMUNICAÇÃO, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO NAS ONDAS DO VÍDEO - STOP MOTION, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - JUSTIFICATIVA: A ANIMAÇÃO ESTÁ PRESENTE NÃO SÓ NA VIDA DAS CRIANÇAS, MAS DE PESSOAS DE TODAS AS IDADES, DE DIFERENTES CONTEXTOS E CLASSES SOCIAIS, COM SUA FORMA LÚDICA E DIVERTIDA QUE MOSTRA QUE A IMAGINAÇÃO E OS SONHOS NÃO TÊM LIMITES. ESTE CURSO DE ANIMA- ÇÃO QUE FOCA A TÉCNICA STOP MOTION, JUSTIFICA-SE POR CONTRIBUIR JUNTO AOS PROFESSORES PARTICIPANTES PARA A INTRODUZIR O STOPMOTION COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA A FIM DE CONTRIBUIR NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM. 
II - OBJETIVOS: POTENCIALIZAR O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E AÇÕES PEDAGÓGICAS COM AS LINGUAGENS DE COMUNICAÇÃO E SUAS TECNOLOGIAS BALIZADOS PELO CAMPO DA EDUCOMUNICAÇÃO. OBJETIVOS ESPECÍFICOS PRODUZIR DE FILMES DE ANIMAÇÃO 
III - CONTEÚDO: APRECIAÇÃO E MEDIAÇÃO DE ANIMAÇÕES; ESTUDO E PRÁTICA DA TÉCNICA FOTO A FOTO; PESQUISA DE MATERIAIS E OBJETOS; ESTUDO DE CENÁRIO E LUZ, ELABORAÇÃO DE ROTEIRO PARA STOP MOTION; PRÉ-PRODUÇÃO; CAPTAÇÃO DE IMAGENS E SONS; PRODUÇÃO; EDIÇÃO E SONORIZAÇÃO; PÓS PRODUÇÃO; APRECIAÇÃO DE ANIMAÇÕES REALIZADAS NO CURSO; AVALIAÇÃO E FECHAMENTO. IV - METODOLOGIA: O CURSO ESTÁ BASEADO NA METODOLOGIA INTERATIVA E DIALÓGICA QUE, ATRAVÉS DE DINÂMICAS, EXERCÍCIOS PRÁTICOS E APRECIAÇÃO DE CURTAS TEMÁTICOS, PROPICIA OPORTUNIDADES DE REFLEXÃO E CONSTRUÇÃO COLETIVA DE CONHECIMENTO SOBRE OS TEMAS ABORDADOS, VISANDO A PARTICIPAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO DA REFLEXÃO CRÍTICA E O ESTÍMULO À CRIATIVIDADE E INICIATIVA. 
V - PÚBLICO ALVO: AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, GESTOR-CEU,PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇAO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, SUPERVISOR ESCOLAR. 
VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 20 HORAS - CARGA HORÁRIA PRESENCIAL: 18 HORAS - CARGA HORÁRIA NÃO PRESENCIAL: 2 HORAS 
VII - CRONOGRAMA: DRE CAMPO LIMPO QUINTAS-FEIRAS: 19H00 ÀS 22H00 DATAS: 18, 25/08, 01,08,15 E 22/09/2016 LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA - AVENIDA JOÃO DIAS, 3763 - JARDIM SANTO ANTÔNIO 
VIII - TOTAL DE VAGAS: 25 VAGAS (TURMA ÚNICA) 
IX - REGENTE: MARIZA DE ALMEIDA PINTO 
X- CERTIFICAÇÃO: A AVALIAÇÃO É PROCESSUAL; ACONTECE DE FORMA PARTICIPATIVA, DURANTE E AO FINAL DAS ATIVIDADES. 
XI - INSCRIÇÕES: NOS SEGUINTES ENDEREÇOS WWW.FACEBOOK.COM/IMPRENSAJOVEM10 E OU HTTP://PORTAL.SME.PREFEITURA.SP.GOV.BR/EDUCOMUNICACAO. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO NO SITE DE INSCRIÇÃO XII- ÁREA PROMOTORA: SME/COPED/NTC NUCLEO DE EDUCOMUNICAÇÃO

***

COMUNICADO Nº 865, DE 01 DE AGOSTO DE 2016 A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU O(A) DIRETOR(A) SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO NAS ONDAS DA FOTOGRAFIA - FOTOJORNALISMO, CONFORME ESPECIFICA- ÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: - PROPORCIONAR AO PARTICIPANTE UMA COMPREENSÃO BÁSICA DO FOTOJORNALISMO; - CRIAR OU CONTAR HISTÓRIAS COM IMAGENS. - PROPORCIONAR AO PARTICIPANTE QUE DESENVOLVE PROJETOS DE COMUNICAÇÃO (JORNAL, BLOG,IMPRENSA JOVEM, REDES SOCIAIS) UMA COMPREENSÃO BÁSICA DAS TÉCNICAS DO FOTOJORNALISMO. - PROPORCIONAR ATIVIDADES DE LEITURA CRÍTICA DA MIDIA. - PROMOVER A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS COM IMAGENS. 
II - CONTEÚDO: O CURSO TEM COMO PROPOSTA APRESENTAR CONCEITOS E TÉCNICAS DE MODO A PERMITIR QUE O PARTICIPANTE CONSIGA ELABORAR E PRODUZIR IMAGENS FOTOJORNALÍSTICAS PARA MÍDIA IMPRESSA E ELETRÔNICA. SERÃO MINISTRADAS AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS QUE ABORDARÃO LINGUAGEM FOTOGRÁFICA, PAUTA, EDIÇÃO E ÉTICA NO FOTOJORNALISMO. 
III - METODOLOGIA: DIDÁTICO-PARTICIPATIVAS, DIDÁTICO-EXPOSITIVAS E AUTOFORMATIVAS 
IV - PÚBLICO ALVO: PROF EDUC INFANTIL, PROF EDUC INFANTIL E ENS FUNDAMENTAL I, PROF DE ENS FUND II E MÉDIO, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR E AUX TÉCNICO DE EDUCAÇÃO 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: DRE CAPELA DO SOCORRO – ( TURMA 1) TERÇAS-FEIRAS: 13H45 ÀS 16H45 DATAS: 6,13,20 e 27/09/2016 AV. DO RIO BONITO, Nº 2.330 – VELEIRO – LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DRE PENHA – (TURMA 2) SEGUNDAS-FEIRAS: 13H45 ÀS 16H45 DATAS: 8,15,22 e 29/08/2016 AV. PARANAGUÁ, 1954 - ERMELINO MATARAZZO DRE PIRITUBA – ( TURMA 3) SEXTAS-FEIRAS: 08H30 ÀS 11H30 DATAS: 16, 23,30/09 e 06/10/2016 R. AURÉLIA, 996 - VILA ROMANA – LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DRE SÃO MIGUEL - (TURMA 4) QUINTAS-FEIRAS: 13H45 ÀS 16H45 DATAS: 11,18,25/08 E 01/09/2016 AV. SÃO MIGUEL, 747 – PRÓXIMO AO HOSPITAL MUNICIPAL DRE IPIRANGA – CEU EMEF MENINOS – (TURMA 5) SÁBADOS: 09H00 ÀS 15H00 DATAS: 10/09 E 17/09/2016 CEU EMEF MENINOS – RUA BARBINOS, 111 – SÃO JOÃO CLÍMACO 
VII - TOTAL DE VAGAS: 25 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 5 
VIII - REGENTE:REGINA APARECIDA VILELA DOS SANTOS 
IX- CERTIFICAÇÃO:FARÃO JUS AO CERTIFICADO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM 100% DE PRESENÇA E CONCEITO SATISFATÓRIO (S) 
X – INSCRIÇÕES: NOS SEGUINTES ENDEREÇOS WWW.FACEBOOK.COM/IMPRENSAJOVEM10 E OU HTTP://PORTAL.SME.PREFEITURA.SP.GOV.BR/EDUCOMUNICACAO. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO NO SITE DE INSCRIÇÃO. 
XI- ÁREA PROMOTORA: SME/COPED/NTC/ NÚCLEO DE EDUCOMUNICAÇÃO

***

COMUNICADO Nº 866, DE 01 DE AGOSTO DE 2016 A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU O COORDENADOR DO NÚCLEO DE EDUCOMUNICAÇÃO, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO OPTATIVO - HQ E FANZINE NA ESCOLA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: AMPLIAR A CAPACIDADE DE EXPRESSÃO E COMUNICA- ÇÃO POR MEIO DE LINGUAGENS VERBAIS E VISUAIS. 
II - CONTEÚDO: - CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO FANZINE; - COMO CRIAR UM FANZINE NA ESCOLA; - POR QUE HQ NA ESCOLA?; - COMO PRODUZIR UMA HQ; - SOFTWARES: ESCOLHA DO MAIS ADEQUADO; - PRODUÇÃO DE FANZINE E HQ; - PUBLICAÇÃO
III - METODOLOGIA: AULAS EXPOSITIVAS, ABORDANDO NOÇÕES BÁSICAS DE HQ E FANZINE, SUA IMPORTÂNCIA COMO MEIO DE EXPRESSÃO NA ESCOLA. REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS PRÁTICOS PARA APROPRIAÇÃO DO CONTEÚDO E PRODUÇÃO EM GRUPO. 
IV - PÚBLICO ALVO: AUX. TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, COORD. PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, PROF. DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROF. ED. INFANTIL E ENS. FUND. I, PROF. E.F. II E MÉDIO, SUPERVISOR ESCOLAR 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: DRE CAPELA DO SOCORRO – ( TURMA 1) QUINTAS-FEIRAS: 08H30 ÀS 11H30 DATAS: 22, 29/09 E 06,13/10/2016 AV. DO RIO BONITO, Nº 2.330 – VELEIRO – LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DRE PENHA – ( TURMA 2) QUINTAS-FEIRAS: 19H00 ÀS 22H00 DATAS: 08,15,22 E 29/09/2016 EMEF PRES. JOÃO PINHEIRO - R. DR. EDGAR GARCIA VIEIRA, 140 - VILA MATILDE DRE PIRITUBA – ( TURMA 3) TERÇAS-FEIRAS: 14H00 ÀS 17H00 DATAS: 09,16,23 E 30/08/2016 R. AURÉLIA, 996 – ALTO DA LAPA – LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 
VII - TOTAL DE VAGAS: 25 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 3 
VIII - REGENTES: MARIA SALETE PRADO SOARES, ALDA MARTINS RIBEIRO ASSUNÇÃO E KASSANDRA BRITO DE CARVALHO 
IX- CERTIFICAÇÃO: 100% DE PRESENÇA E CONCEITO "S" OU "P" 
X - INSCRIÇÕES: NOS SEGUINTES ENDEREÇOS WWW.FACEBOOK.COM/IMPRENSAJOVEM10 E OU HTTP://PORTAL.SME.PREFEITURA.SP.GOV.BR/EDUCOMUNICACAO. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO NO SITE DE INSCRIÇÃO 
XI- ÁREA PROMOTORA: SME/COPED/NTC/ NÚCLEO DE EDUCOMUNICAÇÃO

***

COMUNICADO Nº 867, DE 01 DE AGOSTO DE 2016 A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA DA COPED - DIEFEM, COMUNICA A REALIZA- ÇÃO DO CURSO A PRODUÇÃO ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: OS SABERES DOCENTES EM MOVIMENTO POR MEIO DE FORMAÇÃO COLABORATIVA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
I - OBJETIVOS: - AMPLIAR A COMPREENSÃO DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS DE LÍNGUA, GÊNEROS TEXTUAIS, TEXTO, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO, NO QUE TANGE AO ENSINO DE LÍNGUA E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL QUANTO AOS ENCAMINHAMENTOS E PROPOSTAS DE PRODUÇÃO ESCRITA. - IDENTIFICAR POSSIBILIDADES DE ENCAMINHAMENTOS PEDAGÓGICOS NAS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO ESCRITA NA PERSPECTIVA DOS GÊNEROS COMO OBJETO DE ENSINO E INSTRUMENTO DE TRABALHO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM, ESPECIALMENTE A PARTIR DA REESCRITA/ ESCRITA DE TEXTOS. • PROMOVER APROFUNDAMENTO EM PRESSUPOSTOS E CONHECIMENTOS IMPORTANTES QUE MOBILIZAM E ORIENTAM ESCOLHAS DIDÁTICAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO QUE TANGE À EXPRESSÃO ESCRITA DAS CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E CICLO INTERDISCIPLINAR). - FAVORECER UMA RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO DA ESCRITA POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA CONCEPÇÃO DE TEXTO COMO EVENTO SOCIOCOMUNICATIVO, VISANDO, ESPECIALMENTE, A COMPREENSÃO DE PROCESSAMENTOS ESTRATÉGICOS DO TEXTO COMO PLANEJAMENTO, TEXTUALIZAÇÃO, REVISÃO/REESCRITA, EDITORAÇÃO EM CONTEXTOS DE USO DOS GÊNEROS. 
II - CONTEÚDO: - CONCEITOS DE TEXTO, LÍNGUA, DISCURSO E GÊNERO DISCURSIVO NA PERSPECTIVA SOCIOCOGNITIVO INTERACIONISTA EM DIÁLOGO COM OS SABERES DOCENTES. - ESCRITA E REESCRITA - CONCEPÇÕES, CONHECIMENTOS ENVOLVIDOS E IMBRICADOS, ESTRATÉGIAS E OPERAÇÕES. - TEXTOS PREDOMINANTEMENTE NARRATIVOS. SEQUÊNCIA NARRATIVA, SEQUÊNCIA TEXTUAL, PLANOS DE TEXTO. - RELEITURA, REVISÃO, REESCRITA – O RETORNO AO TEXTO: ASPECTOS DISCURSIVOS, TEXTUAIS, LINGUÍSTICOS, NOTACIONAIS. - A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO RECURSO PARA A PROGRESSÃO DAS APRENDIZAGENS, DE ACORDO COM OS AUTORES SCHNEUWLY E DOLZ. OFICINA – ELABORAÇÃO DE S.D. 
III - METODOLOGIA: O CURSO SERÁ PRESENCIAL, COM SEIS ENCONTROS, ENTRETANTO, VIABILIZAR-SE-Á AMBIENTE VIRTUAL PRÓPRIO A FIM DE FAVORECER A INTERAÇÃO ENTRE OS PARTICIPANTES E REGENTE, COMO TAMBÉM, A POSSIBILIDADE DE SOCIALIZAÇÃO DOS ESTUDOS E REFLEXÕES PARA EDUCADORES DA REDE (VISITANTES) INTERESSADOS. OS ENCONTROS TERÃO PERIODICIDADE QUINZENAL, COM EXPOSIÇÃO DIALOGADA, ESTUDOS TEÓRICOS, LEITURAS, FILMES, ATIVIDADES EM GRUPO, TROCAS DE EXPERIÊNCIAS, RELATOS, PROBLEMATIZAÇÃO DAS PRÁTICAS E PROPOSIÇÕES DE DESDOBRAMENTOS A SEREM ENCAMINHADOS E VIVENCIADOS NAS SITUAÇÕES DE TRABALHO COM OS ESTUDANTES. 
IV - PÚBLICO ALVO: ASSIST. TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, COORD. PEDAGÓGICO, PROF. ED. INFANTIL E ENS. FUND. I, SUPERVISOR ESCOLAR 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 26 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: 1º ENCONTRO - 06/08/2016 – DAS 9H ÀS 13H 2º ENCONTRO - 20/08/2016 – DAS 9H ÀS 13H 3º ENCONTRO - 03/09/2016 – DAS 9H ÀS 13H 4º ENCONTRO - 17/09/2016 – DAS 9H ÀS 13H 5º ENCONTRO - 01/10/2016 – DAS 9H ÀS 13H 6º ENCONTRO - 22/10/2016 – DAS 9H ÀS 13H CONTEÚDO: 06/08/2016 O QUE FAZ QUE UM TEXTO SEJA TEXTO? - CONCEITOS DE TEXTO, LÍNGUA, DISCURSO E GÊNERO DISCURSIVO NA PERSPECTIVA SOCIOCOGNITIVO INTERACIONISTA EM DIÁLOGO COM OS SABARES DOCENTES. 20/08/2016 ESCRITA E REESCRITA - CONCEPÇÕES, CONHECIMENTOS ENVOLVIDOS E IMBRICADOS, ESTRATÉGIAS E OPERAÇÕES. 03/09/2016 TEXTOS PREDOMINANTEMENTE NARRATIVOS. SEQUÊNCIA NARRATIVA, SEQUÊNCIA TEXTUAL, PLANOS DE TEXTO, TIPOLOGIA TEXTUAL. TEXTUALIZAÇÃO. 17/09/2016 RETORNO AO TEXTO: RELEITURA, REVISÃO, REESCRITA. ASPECTOS DISCURSIVOS, TEXTUAIS, LINGUÍSTICOS, NOTACIONAIS.01/10/2016 A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO RECURSO PARA A PROGRESSÃO DAS APRENDIZAGENS. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DE S.D. DE ACORDO COM OS AUTORES SCHNEUWLY E DOLZ. OFICINA – ELABORAÇÃO DE S.D. (DE PRODUÇÃO DE TEXTO PREDOMINANTEMENTE NARRATIVO) PARA APLICAÇÃO NA TURMA. 22/10/2016 SOCIALIZAÇÃO DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS NA TURMA E AS APRENDIZAGENS VERIFICADAS ENTRE OS ESTUDANTES DAS TURMAS DOS DOCENTES PARTICIPANTES. 
VII - TOTAL DE VAGAS: 40 VAGAS (TURMA ÚNICA) 
VIII - REGENTE: JANDIRA DE OLIVEIRA COSTA 
IX- CERTIFICAÇÃO: SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS AOS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM FREQUÊNCIA DE 75%, REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ENCAMINHADAS E APROVEITAMENTO SATISFATÓRIO (“S”). 
X - INSCRIÇÕES: SERÃO FEITAS A PARTIR DA PUBLICAÇÃO ATÉ O PREENCHIMENTO DAS VAGAS, CONSIDERANDO A ORDEM CRONOLÓGICA DAS INSCRIÇÕES, POR MEIO DO LINK: HTTPS://GOO.GL/AIHZE8 SERÁ NECESSÁRIO O ENVIO DE TRÊS PRODUÇÕES TEXTUAIS (COM A COMANDA DA ATIVIDADE) DE ESTUDANTES DA TURMA DO(A) PROFESSOR(A) QUE SE INSCREVE E QUE SEJAM REPRESENTATIVAS DOS DIFERENTES MOMENTOS DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DE SUA TURMA. OS MATERIAIS (PRODUÇÕES E COMANDA) PODEM SER DIGITALIZADOS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE IDENTIFICAÇÃO. ENVIAR PARA O ENDEREÇO ELETRÔNICO: ESCRITAECRIANCAS@GMAIL.COM 
XI- ÁREA PROMOTORA: COPED - DIEFEM RETIFICAÇÃO DA PUBLICAÇÃO DO DOC DE 19/05/2016, PÁGINA 34

***

 DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO JAÇANÃ / TREMEMBÉ
 COMUNICADO Nº 29, DE 29 DE JULHO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO SISTEMA BRAILE, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
 I - OBJETIVOS: - CONHECER ASPECTOS TEÓRICOS DO BRAILE - COLABORAR PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COTIDIANAS E QUE FAZEM PARTE DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO 
II - CONTEÚDO: HISTÓRICO DO BRAILE, SÍMBOLOS FUNDAMENTAIS, LEITURA, ESCRITA, NUMERAIS NO SISTEMA BRAILE. 
III - METODOLOGIA: PRESENCIAL. A METODOLOGIA UTILIZADA VISA OPORTUNIZAR A PRÁTICA DO SISTEMA BRAILE E FAVORECER A REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PRIORIZANDO ESTRATÉGIAS COMO LEITURAS, PRÁTICAS DE REGISTRO, APRESENTAÇÃO DE VÍDEOS E DISCUSSÕES. 
IV - PÚBLICO ALVO: AGENTE ESCOLAR, AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, SUPERVISOR ESCOLAR, PREFERENCIALMENTE PROFESSORES REGENTES DE SALA DE APOIO E ACOMPANHAMENTO À INCLUSÃO E EDUCADORES DE U.E. COM EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: 26/08 E 11/11/2016 – HISTÓRICO DO BRAILE, SÍMBOLOS FUNDAMENTAIS 23/09 E 25/11/2016 – LEITURA E ESCRITA DO SISTEMA BRAILE 11/11 E 09/12/2016 – LEITURA NUMERAL NO SISTEMA BRAILE MANHÃ = 08H ÀS 12H; TARDE = 13H ÁS 17H 
VII - TOTAL DE VAGAS: 20 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 2 
VIII - REGENTES: GLÁUCIA ESIMIR CAMARGO FANTOZZI HADAD RF 675.131.8 SANDRA HELENA BROINIZI PEREIRA DE ARAÚJO RF 554.890.0 
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM CONCEITO S – SATISFATÓRIO NA AVALIAÇÃO E FREQUÊNCIA DE 100%. 
X - INSCRIÇÕES PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 16 A 24/08/2016 ATRAVÉS DO LINK http://goo.gl/forms/jodGPkZe3eAxtv0I3 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO JAÇANÃ / TREMEMBÉ

***

 DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - PIRITUBA/JARAGUA
COMUNICADO Nº 43, DE 29 DE JULHO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NOS ESPAÇOS ESCOLARES COMO COMPROMISSO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: INSTRUMENTALIZAR OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO RECONHECIMENTO DE SEU PAPEL ATIVO PARA O CUMPRIMENTO DA LDB, ART.26-A, 78-B E DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SEU ART.8, INCISO IX COMPROMETENDO-SE EM APOIAR, ESTIMULAR E DESENVOLVER PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROMOTORAS DA IGUALDADE RACIAL NA EDUCAÇÃO; POSSIBILITAR MUDANÇAS CONCRETAS NAS UNIDADES EDUCACIONAIS NO QUE TANGE AS PRÁTICAS QUE PROMOVAM A DIVERSIDADE RACIAL; COLABORAR PARA QUE A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA UNIDADE EDUCACIONAL ESTEJA COMPROMETIDA COM A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL. II - CONTEÚDO: POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NO BRASIL. O PAPEL DO GESTOR NO CAMPO DA PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NA UNIDADE EDUCACIONAL. PRÁTICAS INSTITUCIONAIS PROMOTORAS DA IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO INDICATIVOS QUE ORIENTEM A ELABORAÇÃO DE PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, NO QUAL A TEMÁTICA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS ESTEJA PRESENTE. 
III - METODOLOGIA: UTILIZAÇÃO DE FILMES, MÚSICAS E DINÂMICAS COMO SENSIBILIZAÇÃO PARA DESENCADEAR REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DOS PROFISSIONAIS DO SERVIÇO PÚBLICO E ESCOLA PÚBLICA. RODA DE CONVERSA SOBRE TEMAS RELACIONADOS COM: FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA, INCLUSÃO, DISCRIMINAÇÃO E CLASSES SOCIAIS. DISCUSSÕES EM GRUPOS SOBRE O PPP E REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS COM A TEMÁTICA ESTUDADA. 
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, AGENTE ESCOLAR, AGENTE DE APOIO, AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, COORDENADOR PEDAGÓGICO E DIRETOR DE ESCOLA. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: TURMA 1 - CIEJA PERUS I DIAS: 22/08, 29/08 E 05/09/2016. HORÁRIO: DAS 18:30 ÀS 22:30 RUA FRANCISCO JOSE DE BARROS, 160/166 - PERUS TURMA 2 - DRE PIRITUBA/JARAGUA DIAS: 13/09, 20/09, 27/09/2016. HORÁRIO: DAS 18:30 ÀS 22:30 RUA AURELIA, 996 - LAPA TURMA 3 - CEU VILA ATLÂNTICA DIAS: 15/09, 22/09, 29/09/2016. HORARIO: DAS 18:30 ÀS 22:30 RUA JOSE VENÂNCIO DIAS, 840 - JARAGUÁ 
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 3 
VIII - REGENTES: PROFª ME. WALDETE TRISTÃO FARIAS OLIVEIRA 
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA E CONCEITO SATISFATÓRIO (S). 
X - INSCRIÇÕES: SERÃO FEITAS POR FORMULÁRIO QUE SERÁ ENVIADO PARA AS UNIDADES. 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIPED - DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PIRITUBA/JARAGUA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - PIRITUBA/JARAGUÁ

***

COMUNICADO Nº 52, DE 29 DE JULHO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: O PAPEL DO GRIOT E DA ORALIDADE NA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: - PROPOR AOS PESQUISADORES FERRAMENTAS ARTÍSTICO-PEDAGÓGICAS, NO CAMPO DAS LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRA, PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES JUNTO AOS EDUCANDOS; - FORMULAR NOVAS METODOLOGIAS E PRÁTICAS PARA O ENSINO DE LITERATURA; - PROBLEMATIZAR AS RELAÇÕES ENTRE AS ESTRUTURAS DE PENSAMENTO ORAL E ESCRITO, COM DESTAQUE PARA O CONTO E POESIA; - ORIENTAR A SELEÇÃO DE MATERIAL LITERÁRIO, DE DIFERENTES GÊNEROS, NO CAMPO DAS LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRA, PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EM SALA DE AULA; - FOMENTAR A ELABORAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE DIALOGUEM COM O CONCEITO DE DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL, NO CAMPO DAS LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRA E OUTROS CAMPOS DE SABERES INTERDISCIPLINARES. - DISCUTIR OS PACTOS DE LEITURA SOLICITADOS PELA DINÂMICA ESTÉTICO-DISCURSIVA DE LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LITERATURAS AFROBRASILEIRA; - TECER INTERRELAÇÕES ENTRE QUESTÕES ÉTNICORACIAIS E LINGUAGENS ARTÍSTICO-PEDAGÓGICAS PLURAIS COMO ESTRATÉGIA POSSÍVEL À CONSTRUÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; - ANALISAR PRÁTICAS DE ENSINO E PROJETOS PEDAGÓGICOS IMPLEMENTADOS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL NO CAMPO DO ENSINO/APRENDIZADO DO ENSINO DO LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 
II - CONTEÚDO: PRIMEIRO ENCONTRO O LUGAR DAS LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS (4 HORAS) SEGUNDO ENCONTRO CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS ? O PAPEL DO GRIOT E DA ORALIDADE AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA (4 HORAS) TERCEIRO ENCONTRO PRÁTICAS E PROJETOS PEDAGÓGICOS - TÉCNICAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: O GRIÔT AFRICANO E AS HISTÓ- RIAS DE NOSSA VÓ. (4 HORAS) PROPOSTAS DE PROJETOS PEDAGÓGICOS E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO; 
III - METODOLOGIA: UTILIZAÇÃO DE FILMES, MÚSICAS E DINÂMICAS COMO SENSIBILIZAÇÃO PARA DESENCADEAR REFLEXÕES. CONTAÇÃO DE HISTÓRIA. 
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROF DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: TURMA 1 - DRE PIRITUBA JARAGUA - RUA AURELIA, 996 - LAPA DIAS: 22/08/16, 23/08/16 E 26/08/16. HORÁRIO: 18:30H ÀS 22:30H. TURMA 2 - CIEJA PERUS I - RUA FRANCISCO JOSE DE BARROS, 160/166 - PERUS DIAS: 19/10/16, 20/10/16 E 21/10/16. HORÁRIO: 18:30H ÀS 22:30H. TURMA 3 - CEU PARQUE ANHANGUERA - RUA PEDRO JOSE DE LIMA, 1020 - JD. ANHANGUERA DIAS: 09/11/16, 10/11/16 E 11/11/16. HORÁRIO: 18:30H ÀS 22:30H. 
VII - TOTAL DE VAGAS: 40 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 3 
VIII - REGENTES: PROF. DRA. ELIANE GONÇALVES DA COSTA 
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO OS PARTICIPANTES DE OBTIVEREM 100% DE PRESENÇA E CONCEITO SATISFATÓRIO (S) 
X - INSCRIÇÕES: AS INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS VIA FORMULÁRIO QUE SERÁ ENVIADO PARA AS ESCOLAS ATRAVÉS DE LINK. (INFORMAR O LINK NESTE CAMPO) XI- ÁREA PROMOTORA: DIPED- DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PIRITUBA/ JARAGUÁ

***

 DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - CAMPO LIMPO
COMUNICADO Nº 102, DE 29 DE JULHO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU O DIRETOR DA DIVISÃO DOS CENTROS EDUCACIONAIS UNIFICADOS E EDUCAÇÃO INTEGRAL EM PARCERIA COM O SESC CAMPO LIMPO, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO HORTAS URBANAS: DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL À ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: - DISCUTIR, REFLETIR E OFERECER DIFERENTES INSTRUMENTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS; - AMPLIAR A VISÃO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE USO PEDAGÓGICO DE HORTAS; - DISCUTIR, REFLETIR E OFERECER UMA METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL 
II - CONTEÚDO: PRIMEIRO ENCONTRO: - APRESENTAÇÃO DO CURSO E DOS PARTICIPANTES. - ENTENDIMENTO DAS EXPECTATIVAS. - A PROBLEMÁTICA DA MÁ ALIMENTAÇÃO NO BRASIL. - O QUE SÃO AS HORTAS URBANAS E COMO ELAS PODEM SER UTILIZADAS PARA REVERTER ESSE QUADRO (IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS IN NATURA NA ALIMENTAÇÃO). - VISÃO GERAL DOS DIFERENTES FORMATOS DE CULTIVO PARA UM MELHOR APROVEITAMENTO DOS ESPAÇOS DISPONÍVEIS. SEGUNDO ENCONTRO: - AULA PRÁTICA NA HORTA DA FÁBRICA DE CRIATIVIDADE PARA O ENTENDIMENTO DO PLANEJAMENTO DE UMA HORTA: ESPAÇO DISPONÍVEL, TIPO DE SOLO, INCIDÊNCIA DE LUZ, ESPÉCIES ADEQUADAS, ETC. -VIVÊNCIA PRÁTICA DE COMO É UMA HORTA DE TELHADO -CONSTRUÇÃO DE UMA HORTA VERTICAL -IDENTIFICAÇÃO DE HORTALIÇAS -PLANTIO DE MUDAS -TÉCNICAS DE JARDINAGEM –O QUE VOCÊ PRECISA SABER? TERCEIRO ENCONTRO: - COMO PREPARAR ALIMENTOS IN NATURA PARA AS CRIANÇAS EXPERIMENTAREM? - DINÂMICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA TRABALHAR COM CRIANÇAS DE 4-6 ANOS E A DEMONSTRAÇÃO DE ALGUNS JOGOS QUE PODEM SER TRABALHADOS EM SALA DE AULA. QUARTO ENCONTRO: - COMO MONTAR UMA HORTA EM CONJUNTO COM AS CRIANÇAS – QUAIS AS ATIVIDADES MAIS ADEQUADAS PARA ESSA FAIXA ETÁRIA? - MEU PRIMEIRO PÉ DE FEIJÃO E OUTROS PLANTIOS - DINÂMICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA TRABALHAR COM CRIANÇAS DE 4-6 ANOS 
III - METODOLOGIA: O PÉ DE FEIJÃO DESENVOLVE UM TRABALHO QUE COMBINA: O DESENHO E IMPLEMENTAÇÃO DE HORTAS; DINÂ- MICAS DE GRUPO NAS HORTAS COM FOCO EM EDUCAÇÃO ALIMENTAR E MEDIÇÃO DE IMPACTO SOCIAL E AMBIENTAL DAS ATIVIDADES. O CURSO SERÁ DESENVOLVIDO EM AULAS PRESENCIAIS (12 HORAS) QUE CONTARÃO COM A REFLEXÃO DE DIFERENTES FORMAS DE CULTIVO DE HORTAS URBANAS (HORIZONTAIS E VERTICAIS), EDUCAÇÃO ALIMENTAR E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. O PROJETO CONTARÁ COM UMA VISITA PRÁTICA NA HORTA DA FÁBRICA DE CRIATIVIDADE NO BAIRRO DO CAPÃO REDONDO. O CURSO CONTARÁ COM MATERIAL DIDÁTICO ENTREGUE AOS EDUCADORES PARTICIPANTES PARA QUE POSSAM TER O REGISTRO E RECUPERAR O CONTEÚDO TRABALHO.
 IV - PÚBLICO ALVO: ASSIST. TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, AUX. TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, COORD. PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, PROF. DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROF. ED. INFANTIL E ENS. FUND. I, SUPERVISOR ESCOLAR, NUTRICIONISTA E MERENDEIRAS. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: 05/08/2016; 12/08/2016; 19/08/2016; 26/08/2016 HORÁRIO: DAS 14H ÀS 17H 
VII - TOTAL DE VAGAS: 25 VAGAS (TURMA ÚNICA)
VIII - REGENTES: CYRILLE MAXIMEBELLIER LUISA HADDAD JEAN RAPHAEL TRAUB ISIS OLIVEIRA PATRICIA BYINGTON 
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO TODOS OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO "S" - SATISFATÓRIO 
X - INSCRIÇÕES: ATRAVÉS DO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DISPONÍVEL NO LINK: http://bit.ly/hortasurbanascl. NO PERÍODO DE 02/08/2016 a 03/08/2016 OU ATÉ O PREENCHIMENTO DAS VAGAS. 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIVISÃO DOS CENTROS EDUCACIONAIS UNIFICADOS E EDUCAÇÃO INTEGRAL EM PARCERIA COM O SESC CAMPO LIMPO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - CAMPO LIMPO

***

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE SANTO AMARO
COMUNICADO Nº 60 DE 08 DE JULHO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU O DIRETOR DA DIVISÃO PEDAGÓGICA, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO DOCÊNCIA COM BEBÊS: OBSERVAÇÃO, ESCUTA E PROTAGONISMO, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: - REFLETIR SOBRE AS PRÁTICAS COTIDIANAS DE EDUCAÇÃO E CUIDADO NOS CEIS A PARTIR DO DIÁLOGO COM ABORDAGENS TEÓRICAS, DE MODO A FAVORECER REFLEXÕES QUANTO AO PAPEL DO EDUCADOR DA INFÂNCIA; - RECONHECER OS MOVIMENTOS LIVRES COMO FUNDAMENTO DE UMA VERDADEIRA AUTONOMIA DOS BEBÊS; - VALORIZAR O PAPEL DO ADULTO NA ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES, TEMPOS, MATERIAIS E NA QUALIDADE DAS RELAÇÕES E INTERAÇÕES QUE ESTABELECE COM BEBÊS E CRIANÇAS; - RECONHECER A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES ESTÁVEIS E DO VÍNCULO AFETIVO ENTRE BEBÊS, CRIANÇAS BEM PEQUENAS E OS ADULTOS; DISCUTINDO A IMPORTÂNCIA DA OBSERVAÇÃO, DA ESCUTA E O SIGNIFICADO DA DOCUMENTAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE. 
II - CONTEÚDO: O CURRÍCULO PARA A INFÂNCIA E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DIREITO DAS CRIANÇAS; ABORDAGEM DE EMMI PIKLER: CONTEXTO HISTÓRICO E PRINCÍPIOS; O BANHO E A ALIMENTAÇÃO COMO MOMENTOS PRIVILEGIADOS NA RELAÇÃO ADULTO E CRIANÇA; ABORDAGEM REGGIO EMILIA: PEDAGOGIA DA ESCUTA E DAS RELAÇÕES; O PAPEL DO ADULTO E A QUALIDADE DAS INTERAÇÕES; ORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: OS ESPAÇOS, OS TEMPOS, OS BRINQUEDOS E MATERIAIS COMO FAVORECEDORES DA ATIVIDADE AUTÔNOMA; A OBSERVAÇÃO, A ESCUTA E A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA COMO FERRAMENTAS FUNDAMENTAIS NO TRABALHO EDUCATIVO. 
III - METODOLOGIA: A METODOLOGIA UTILIZADA TEM COMO REFERÊNCIA O CONTEXTO E AS CONDIÇÕES CONCRETAS DA REALIDADE DOS CEIS, PROPONDO A OBSERVAÇÃO, A ESCUTA, O REGISTRO, A PROBLEMATIZAÇÃO E A REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE AS PRÁTICAS COTIDIANAS EM DIÁLOGO, TANTO COM AS ABORDAGENS E EXPERIÊNCIAS TOMADAS COMO REFERÊNCIA TEÓRICA, COM OS DOCUMENTOS DA SME. 
IV - PÚBLICO ALVO: ASSIST. TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, ASSIST. DE DIRETOR DE ESCOLA, COORD. DE AÇÃO CULTURAL / EDUCACIONAL, COORD. PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, PROF. DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROF. ED. INFANTIL E ENS. FUND. I. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 18H, SENDO 16 HORAS PRESENCIAIS E 2 HORAS PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES 
VI - CRONOGRAMA: DATAS: 18/08, 23/08, 01/09 E 15/09/2016 HORÁRIO: DAS 19H ÀS 23H 1º ENCONTRO: "O QUE NOS UNE?" - BEBÊS E CRIANÇAS DA CIDADE DE SÃO PAULO 2º ENCONTRO: OS BEBÊS E SUAS FORMAS DE SE MANIFESTAR E ESTAR NO MUNDO 3º ENCONTRO: EDUCADORAS E EDUCADORES DE BEBÊS: IDEALIZADORES DE TEMPOS, ESPAÇOS, MATERIAIS E CONVIVÊNCIA 4º ENCONTRO: A ESCUTA SENSÍVEL E A CONSTRUÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA. 
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS (TURMA ÚNICA) 
VIII - REGENTES: RENATA CRISTINA DIAS DE OLIVEIRA FERNANDA CARVALHO HASHIZUME DEMORI MILENA AUGUSTO DOS SANTOS PEDRO 
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM CONCEITO MÍNIMO S – SATISFATÓRIO E FREQUÊNCIA DE 100%. 
X - INSCRIÇÕES: DEVERÃO SER FEITAS DE 03/08 A 09/08/2016, EXCLUSIVAMENTE PELO LINK: HTTPS://GOO.GL/3V8TKC A CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO SERÁ FEITA POR E-MAIL. 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIVISÃO PEDAGÓGICA DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - SANTO AMARO.

***

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - PENHA 
COMUNICADO Nº 39, DE JULHO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO OPTATIVO: “CINECLUBE DRE PENHA - INCLUSÃO E DIVERSIDADE”, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: -AMPLIAR A REFLEXÃO SOBRE O CONCEITO DE ESCOLA INCLUSIVA; -ESTIMULAR A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA CURRICULAR; -COMPREENDER O CINEMA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO; -FOMENTAR AS DISCUSSÕES NO COTIDIANO ESCOLAR. 
II - CONTEÚDO: FILMES QUE ENVOLVEM AS QUESTÕES RELACIONADAS À INCLUSÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, COM OS SEGUINTES TEMAS: - MULTIPLICIDADE, DIVERSIDADE E DIFERENÇAS; - FAMÍLIA E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA; - INCLUSÃO: INTERFACE PESSOA COM DEFICIÊNCIA E PESSOA SEM DEFICIÊNCIA; - A ESCOLA INCLUSIVA; - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM: DIFERENTES POSSIBILIDADES; - O PROTAGONISMO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. 
III - METODOLOGIA: APRESENTAÇÃO DE FILMES E AO TÉRMINO DE CADA SESSÃO HAVERÁ UM DEBATE SOBRE O TEMA. 
IV - PÚBLICO ALVO: DIRETOR DE ESCOLA, ASSISTENTE DE DIRETOR, COORDENADOR PEDAGÓGICO, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, PROFESSOR ORIENTADOR DE SALA DE LEITURA, PROFESSOR ORIENTADOR DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, PROFESSOR REGENTE DE SAAI, REGENTE, EM COMPLEMENTAÇAO DE JORNADA E/OU MÓDULO, AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, PAAI - PROFESSOR DE APOIO E ACOMPANHAMENTO A INCLUSÃO, JURISDICIONADO À DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – PENHA. SERÃO ACEITAS APENAS DUAS INSCRIÇÕES POR UNIDADE ESCOLAR. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 18 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: DATAS DOS ENCONTROS: 25/08; 01/09; 15/09; 29/09; 06/10 E 20/10/2016. HORÁRIO: DAS 19H00 ÀS 22H00. LOCAL: AUDITÓRIO DA DRE PENHA - RUA APUCARANA, 215 - TATUAPÉ - SÃO PAULO/SP 
VII - TOTAL DE VAGAS: 40 VAGAS (TURMA ÚNICA) 
VIII - REGENTES: MABEL BOZA MAYORAL SABINO RF: 658916-2; MAGALI SORBINI PEROCO RF: 523456-5. 
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS À CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM FREQUÊNCIA DE 100% E CONCEITO “S” (SATISFATÓRIO).
X - INSCRIÇÕES: PELO LINK: https://goo.gl/forms/oa0kAPRcdvd3xhPE2 .À PARTIR DAS 16H DO DIA 03/08/2016. CONTEMPLANDO OS 40 PRIMEIROS INSCRITOS. SERÃO ACEITAS APENAS 2 INSCRIÇÕES POR UNIDADE ESCOLAR. 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PENHA

***

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE ITAQUERA
COMUNICADO Nº 27 DE 29 DE JULHO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO O PROFESSOR CONTADOR DE HISTÓRIAS (O UNIVERSO BRINCANTE DO CONTADOR DE HISTÓRIAS), CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: APRESENTAR AOS PROFESSORES DIFERENTES POSSIBILIDADES DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTA INDISCIPLINAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE MANEIRA GERAL, INCENTIVANDO A LEITURA DE FORMA EFETIVA E A FRUI- ÇÃO DA LITERATURA ORAL E ESCRITA COMO ARTE; TRANSMITIR VALORES QUE MOTIVAM ATITUDES ÉTICAS, QUE POSSIBILITAM A MELHOR CONVIVÊNCIA NO MEIO ESCOLAR E SOCIAL. 
II - CONTEÚDO: HISTÓRIAS TRADICIONAIS DO BRASIL E DO MUNDO, CONTOS DE FADAS DOS IRMÃOS GRIMM, CONTOS DE ANDERSEN, ENTRE OUTROS, PARA O PARTICIPANTE ADQUIRIR REPERTÓRIO PRÓPRIO. ESTUDAR QUE HISTÓRIA CONTAR, ESTRUTURA DA NARRATIVA, A NARRAÇÃO DA HISTÓRIA, DRAMATIZAÇÃO E ADAPTAÇÃO DE HISTÓRIAS, ATRAVÉS DO JOGO, DA BRINCADEIRA E IMPROVISAÇÃO TEATRAL. PESQUISAR CONTOS DE ENCANTAMENTO, A BIBLIODIVERSIDADE, LITERATURAS NÃO HEGÊMONICAS, LITERATURA MARGINAL E OUTRAS CONFORME ART.(S) 2º E 3º DA PORTARIA 7.665/2015. 
III - METODOLOGIA: INICIAR O PARTICIPANTE PASSO A PASSO NA ARTE DA NARRATIVA E NO UNIVERSO BRINCANTE DO CONTADOR DE HISTÓRIAS, PRIMEIRO COM EXERCÍCIOS E JOGOS CORPORAIS PARA ADQUIRIR PRESENÇA EM CENA, DEPOIS PESQUISAR A ESTRUTURA NARRATIVA DOS CONTOS TRADICIONAIS E HISTÓRIAS INFANTIS, COM EXERCÍCIOS DE MEMORIZAÇÃO E CRIATIVIDADE. DIVIDIR A HISTÓRIA EM PARTES, FAZER LEITURA SIMPLES, LEITURA APROFUNDADA. PESQUISA DE IMAGENS, SONS, CHEIROS, CORES, SABORES. DEFINIR A NARRATIVA COM FORMAS DIFERENTES DE APRESENTAÇÃO: SIMPLES NARRATIVA, COM OBJETOS, BONECOS E DESENHOS, ESTUDAR A HISTÓRIA E ESCOLHER O RECURSO MAIS ADEQUADO DE APRESENTÁ-LA. 
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, QUE ATUEM NAS UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCA- ÇÃO INFANTIL E ENSINO FUDAMENTAL I EM DOCENCIA NO 1º ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, POSL, AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I E PAAI QUE ATUEM NA DIPED, JURIDISCIONADAS A DRE ITAQUERA. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: TURMA A: 12/08, 24/08, 26/08 E 30/08/2016, HORÁRIO: 19H00 ÀS 22H00 INSCRIÇÕES A PARTIR DO DIA 22/07/2016 AS 8H, ATÉ O TÉRMINO DAS VAGASNO LINK: http://goo.gl/forms/dwoxwrjy0g1mbfdz2TURMA B: 20/09, 23/09, 27/09, 30/09/2016 HORÁRIO: 19H00 ÀS 22H00 INSCRIÇÕES A PARTIR DO DIA 29/08/2016 AS 8H, ATÉ O TÉRMINO DAS VAGAS NO LINK: https://goo.gl/forms/apxSgcK1m3aBWRU32 LOCAL: CEFOR - AVENIDA MARIA LUIZA AMERICANO, 2021, JD. NOSSA SENHORA DO CARMO 
VII - TOTAL DE VAGAS:50 VAGAS POR TURMA 
VIII - REGENTES:: CARLOS GODOY, KETELIN ZAROTINO SCHEID, MARIA CRISTINA DO NASCIMENTO MIQUELINO 
IX- CERTIFICAÇÃO: CONCEITO: S, 100% DE FREQUÊNCIA 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ITAQUERA

***

Publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo de 02/08, páginas 32 até 36.


Nenhum comentário:

Postar um comentário