quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Novos Cursos SME/SP - D. O. 04/08

COMUNICADO Nº 877, DE 03 DE AGOSTO DE 2016 A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU O COORDENADOR DO NÚCLEO DE EDUCOMUNICAÇÃO, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: DESENVOLVER PROCESSOS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COLETIVAMENTE E COLABORATIVAMENTE COM AS TÉCNICAS DO DESIGNER THINKING 
II - CONTEÚDO: - PANORAMA HISTÓRICO DO DESIGN: OBJETOS DE DESEJO; - DESIGN COMO PROJETO: BAUHAUS; - DESIGN CENTRADO NO USUÁRIO; - DESIGN THINKING: CONCEITO, PILARES (VALORES) E PROCESSO (ETAPAS); - DESIGN THINKING APLICADO À EDUCAÇÃO; - ENTENDENDO MELHOR O PROBLEMA: FERRAMENTAS DE IMERSÃO NO CONTEXTO; - DESTRAVANDO A CRIATIVIDADE: FERRAMENTAS DE IDEAÇÃO; - CONSTRUINDO E TESTANDO SOLUÇÕES: FERRAMENTAS DE PROTOTIPAÇÃO. 
III - METODOLOGIA: ATIVIDADES DIDÁTICO-PARTICIPATIVA, DIDÁTICO-EXPOSITIVA E AUTOFORMATIVAS 
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENS FUND I, PROFESSOR DE ENS FUND II E MÉDIO, SUPERVISOR ESCOLAR, DIRETOR DE ESCOLA, COORDENADOR PEDAGÓGICO E AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: DRE FREGUESIA DO Ó – (TURMA 1) QUARTAS-FEIRAS: 19H00 ÀS 22H00 DATAS: 31/08,14, 21 E 28/09/2016 LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA - RUA LÉO RIBEIRO DE MORAES, 66 - FREGUESIA DO Ó DRE ITAQUERA – (TURMA 2) TERÇAS-FEIRAS: 08H30 ÀS 11H30 DATAS: 16, 23, 30/08 E 06/09/2016 LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DO CIEJA ITAQUERA - AV. ITAQUERA, 221 - CIDADE LÍDER DRE SÃO MATEUS – (TURMA 3) QUINTAS-FEIRAS:14H00 ÀS 17H00 DATAS: 08. 15, 22 E 29/09/2016 LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, AV. RAGUEB CHOHFI, 1550 – SÃO MATEUS 
VII - TOTAL DE VAGAS: 25 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 3 
VIII - REGENTES: EDUARDO CUNHA BONINI 
IX- CERTIFICAÇÃO: 100% DE PRESENÇA E CONCEITO "S" OU "P" 
X – INSCRIÇÕES: NOS SEGUINTES ENDEREÇOS WWW.FACEBOOK.COM/ IMPRENSAJOVEM10 E OU HTTP://PORTAL.SME.PREFEITURA. SP.GOV.BR/EDUCOMUNICACAO. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO NO SITE DE INSCRIÇÃO. 
XI- ÁREA PROMOTORA: SME/COPED/NTC/ NÚCLEO DE EDUCOMUNICAÇÃO

***

 DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - IPIRANGA 
COMUNICADO Nº 022, DE 29 DE JULHO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA DA DIVISÃO PEDAGÓGICA – DIPED DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO IPIRANGA, COMUNICA A REALIZA- ÇÃO DO CURSO A EDUCAÇÃO INFANTIL E O AEE (ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO), CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: SUBSIDIAR O DOCENTE COM INFORMAÇÕES E ESTRATÉ- GIAS PEDAGÓGICAS. 
II - CONTEÚDO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: CONCEITO DE DEFICIÊNCIA SEGUNDO A CONVENÇÃO (2007); ORGANIZAÇÃO DE TEMPOS E ESPAÇOS QUE PRIVILEGIEM A PARTICIPAÇÃO EFETIVA; COMUNICAÇÃO: DIREITO A PARTICIPAÇÃO E ESCOLHAS, CONSIDERANDO O?SUJEITO POTENTE; PRÁTICAS INCLUSIVAS, CONTRIBUIÇÕES PARA O AEE INSTITUCIONAL E O PLANO DO AEE. 
III - METODOLOGIA: AULAS EXPOSITIVAS E DIALÓGICAS. SENSIBILIZAÇÃO E VIVÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO PERCEPTUAL COM O FOCO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL QUE ATUE NA SALA REGULAR, PREFERENCIALMENTE QUE ATENDAM EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA, JURISDICIONADOS À DRE IPIRANGA. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: TURMA A (TERÇAS-FEIRAS):25/10, 01/11, 08/11E 22/11/2016. TURMA B (QUINTA-FEIRAS):20/10, 27/10, 03/11 E 10/11/2016 HORÁRIO: 19H ÀS 22H LOCAL: DRE IPIRANGA - AUDITÓRIO ? RUA LEANDRO DUPRET, 525 ? VILA CLEMENTINO - SÃO PAULO/SP. 
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 02 
VIII - REGENTES: ADRIANA GOMES DA SILVA AZEVEDO, R.F.: 743.740.4/1 PRISCILLA MAB CONTI MIRANDA, R.F.: 810.249.0/1 
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS A CERTIFICAÇÃO OS INSCRITOS COM FREQU- ÊNCIA DE 100% (CEM POR CENTO) E COM APROVEITAMENTO S (SATISFATÓRIO). 
X - INSCRIÇÕES: OS INTERESSADOS DEVERÃO SE INSCREVER NO DIA 14/09/2016, A PARTIR DAS 08H, PELO LINK: http:// goo.gl/forms/pyIgxa0ej3B6TFkQ2 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO IPIRANGA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - IPIRANGA

***

COMUNICADO Nº 023, DE 29 DE JULHO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA DA DIVISÃO PEDAGÓGICA – DIPED DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO IPIRANGA, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO DEFICIÊNCIA VISUAL NA PERSPECTIVA DO AEE (ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO), CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: SUBSIDIAR O DOCENTE COM INFORMAÇÕES E ESTRATÉ- GIAS PEDAGÓGICAS. 
II - CONTEÚDO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: CONCEITUAÇÃO SOBRE A PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL E SUAS ESPECIFICIDADES; ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR; BRAILLE: SURGIMENTO, CONTEXTO E POSSIBILIDADES DE USO; PRÁTICAS DIDÁTICAS INCLUSIVAS, CONTRIBUIÇÕES PARA O AEE - ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO; 
III - METODOLOGIA: AULAS EXPOSITIVAS E DIALÓGICAS. SENSIBILIZAÇÃO E VIVÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO. 
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I E PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO QUE ATUEM NAS UNIDADES EDUCACIONAIS, JURISDICIONADAS À DRE IPIRANGA. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: TURMA A: (TERÇAS-FEIRAS) 20/09, 27/09, 04/10 E 18/10/2016. HORÁRIO: 19H ÀS 22H LOCAL: DRE IPIRANGA - AUDITÓRIO -? RUA LEANDRO DUPRET, 525 -? VILA CLEMENTINO - SÃO PAULO/SP. INSCRIÇÕES: OS INTERESSADOS DEVERÃO SE INSCREVER A PARTIR DAS 08H00 DO DIA 05/09/2016 PELO LINK: http:// goo.gl/forms/WGRX7HN5q7 
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS (TURMA ÚNICA) 
VIII - REGENTES: ADRIANA GOMES DA SILVA AZEVEDO, R.F.: 743.740.4/1 LUCIANA PEREIRA DA COSTA, R.F.: 781.225.6/1 PRISCILLA MAB CONTI MIRANDA, R.F.: 810.249.0/1
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS A CERTIFICAÇÃO OS INSCRITOS COM FREQUÊNCIA DE 100% (CEM POR CENTO) E COM APROVEITAMENTO S (SATISFATÓRIO). 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO IPIRANGA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - IPIRANGA

***

COMUNICADO Nº 25, DE 01 DE AGOSTO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA DA DIVISÃO PEDAGÓGICA – DIPED, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO O AEE (ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO) NA PERSPECTIVA DA DEFICIÊNCIA FÍSICA, ENTENDENDO O CORPO COMO FERRAMENTA DE EXPRESSÃO, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
 I - OBJETIVOS: SUBSIDIAR O DOCENTE COM INFORMAÇÕES E ESTRATÉ- GIAS PEDAGÓGICAS. 
II - CONTEÚDO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: VISÃO DO CORPO SOCIAL E CORPO SUBJETIVO; CONCEITUAÇÃO SOBRE A PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E SUAS ESPECIFICIDADES; AUTONOMIA, FUNÇÃO E TECNOLOGIA ASSISTIVA NO AMBIENTE ESCOLAR; PRÁTICAS DIDÁTICAS INCLUSIVAS, CONTRIBUIÇÕES PARA O AEE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. 
III - METODOLOGIA: AULAS EXPOSITIVAS E DIALÓGICAS. SENSIBILIZAÇÃO, VIVÊNCIAS E JOGOS CORPORAIS PARA O DESENVOLVIMENTO PERCEPTUAL. IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I E PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO QUE ATUEM NAS UNIDADES EDUCACIONAIS, JURISDICIONADAS À DRE IPIRANGA. V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: TURMA ?A: (TERÇAS-FEIRAS): 23/08, 30/08, 06/09 E 13/09/2016. HORÁRIO: 19H00 ÀS 22H00 
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS (TURMA ÚNICA) 
VIII - REGENTES: ADRIANA GOMES DA SILVA AZEVEDO R.F.: 743.740.4/1 PRISCILLA SERAFIM MACIE R.F.: 792.298.1/1 PRISCILLA MAB CONTI MIRANDA R.F.: 810.249.0/1 
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS A CERTIFICAÇÃO OS INSCRITOS COM FREQUÊNCIA DE 100% (CEM POR CENTO) E COM APROVEITAMENTO S (SATISFATÓRIO). 
X - INSCRIÇÕES: OS INTERESSADOS DEVERÃO SE INSCREVER NO DIA 12/08/2016, A PARTIR DAS 08H00, PELO LINK: http://goo.gl/forms/uGXdKLb7pX4OfE792 LOCAL: DRE IPIRANGA - AUDITÓRIO -? RUA LEANDRO DUPRET, 525 -? VILA CLEMENTINO - SÃO PAULO/SP. 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - IPIRANGA

***

- DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - PIRITUBA/JARAGUÁ 
COMUNICADO Nº 59, O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA: DO PROJETO À REALIZAÇÃO, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: APRESENTAR OS DADOS REGIONAIS, QUE CONVERGEM PARA O TEMA: CRIAÇÃO DE VAGAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS, QUALIFICA- ÇÃO E AMPLIAÇÃO NO ATENDIMENTO DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA, TGD E AHSD E CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE , ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL COM PROJETOS QUE OFERECEM ATIVIDADES LÚDICO/PEDAGÓGICAS EM TEMPO INTEGRAL, CEU ABERTO, PROJETO QUE QUALIFICOU A APROPRIAÇÃO DOS NOSSOS CENTROS EDUCACIONAIS UNIFICADOS POR TODAS AS UNIDADES ESCOLARES DO ENTORNO, NÃO APENAS NO USO DOS EQUIPAMENTOS ESPORTIVOS E CULTURAIS, MAS COM ATIVIDADES INTEGRANTES DO PROJETO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS. 
II - CONTEÚDO: NESTE SEMINÁRIO SERÃO APRESENTADOS OS SERVIÇOS PÚBLICOS DISPONÍVEIS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA, PELOS GESTORES DE CADA PASTA. APRESENTAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REGIÃO. 
III - METODOLOGIA: ESTE SEMINÁRIO SERÁ REALIZADO POR MEIO DE METODOLOGIA DIALÓGICA ATRAVÉS DE DEBATES, MESAS REDONDAS E PALESTRAS. IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL, COORDENADORES PEDAGÓGICOS, DIRETORES DE ESCOLA, ASSISTENTES DE DIRETOR DE ESCOLA E SUPERVISORES ESCOLARES., 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 8 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: A ATIVIDADE SERÁ REALIZADA NO TEATRO DO CEU PERUS – ENDEREÇO: RUA BERNARDO JOSÉ DE LORENA, S/N - PERUS ESTE SEMINÁRIO OCORRERÁ NO DIA 12/08/2016 DAS 8:00 ÀS 17:00, COM INTERVALO PARA ALMOÇO DAS 12H ÀS 13H 
VII - TOTAL DE VAGAS: 400 VAGAS (TURMA ÚNICA) 
VIII - REGENTES: JOSÉ ALBERTO SERRA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SERVIÇOS ANA ESTELA HADDAD – COORDENADORA DO PROGRAMA SÃO PAULO CARINHOSA NADIA CAMPEÃO – SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FÁTIMA ANTONIO – SECRETÁRIA-ADJUNTA DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL MARCOS ROGÉRIO DE SOUZA – CHEFE DE GABINETE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO LUCIANA TEMER – SECRETÁRIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL MARIANA PINOTTI – SECRETÁRIA MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E MOBILIDADE REDUZIDA ALEXANDRE PADILHA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE FELIPE DE PAULA – SECRETÁRIO DE DIREITOS HUMANOS SONIA LARRUBIA VALVERDE – DIRETORA DA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL – SME - COPED 
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS À CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA. 
X - INSCRIÇÕES: AS INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS POR MEIO DE FORMULÁRIO ESPECÍFICO ENVIADO ÀS UNIDADES ESCOLARES POR MEIO DE CORREIO ELETRÔNICO. 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PIRITUBA/JARAGUA

***
 DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PENHA
COMUNICADO Nº 25, DE 14 DE JUNHO DE 2016, O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO ASTRONOMIA COMO RECURSO PARA AÇÕES INTERDISCIPLINARES: ATUALIDADES E APLICAÇÃO DE SOFTWARE, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: 1ºENCONTRO: VISITAÇÃO AO IAG – INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP, COM FINALIDADE DE INTRODUZIR CONCEITOS BÁSICOS DA ASTRONOMIA, COMO TRÂNSITO, COMPRIMENTOS DE ONDA, ESPECTRO; 2ºENCONTRO: CONHECER O SOFTWARE “STELLARIUM” E SUAS APLICAÇÕES; 3ºENCONTRO: CONHECER AS TÉCNICAS UTILIZADAS PELOS CIENTISTAS PARA IDENTIFICAR EXOPLANETAS. 
II - CONTEÚDO: ATUALIZAÇÃO DOS EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO COM RELAÇÃO À CONCEPÇÃO DE SISTEMA SOLAR, BEM COMO AO ESTUDO DE EXOPLANETAS, E APLICAÇÃO DESTE CONHECIMENTOS PARA POSTERIOR USO EM SALA DE AULA. 
III - METODOLOGIA: AULAS EXPOSITIVAS E WORKSHOPS UTILIZANDO FERRAMENTAS INTERATIVAS E INTUITIVAS UTILIZADAS PELA COMUNIDADE CIENTÍFICA, QUE PODERÃO TER UTILIDADE PARA OS DOCENTES NA CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES DIVERSIFICADAS PARA OS ESTUDANTES DOS CICLOS INTERDISCIPLINAR E AUTORAL. 
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO DE TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO EM REGÊNCIA, COMPLEMENTAÇÃO DE JORNADA E MÓDULO, QUE LECIONAM NOS CICLOS INTERDISCIPLINAR E AUTORAL; ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I QUE ATUE COMO FORMADOR DOS CICLOS INTERDISCIPLINAR E AUTORAL. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 15 HORAS (12 HORAS PRESENCIAIS E 03 HORAS NÃO PRESENCIAIS, COM ACOMPANHAMENTO NA UNIDADE EDUCACIONAL) 
VI - CRONOGRAMA: DIA 11/08/2016 –18H00 ÀS 23H00 DIA 18/08/2016 – DAS19H00 ÀS 22H30 DIA 25/08/2016 – DAS19H00 ÀS 22H30 OBSERVAÇÃO: AS 03 HORAS NÃO PRESENCIAIS COM ACOMPANHAMENTO NA UNIDADE EDUCACIONAL SERÁ AGENDADA DE ACORDO COM DISPONIBILIDADE DA MESMA E DO FORMADOR. ATIVIDADES RESUMIDAS: 1ºENCONTRO: VISITAÇÃO AO IAG – INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP; 2ºENCONTRO: CONTATO COM O SOFTWARE “STELLARIUM”; 3ºENCONTRO: IDENTIFICAÇÃO DE EXOPLANETAS. 
VII - LOCAIS: DIA 11/08 – IAG - INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP - R. DO MATÃO, 1226 – BUTANTÃ OBSERVAÇÃO: NESTA DATA, HAVERÁ ÔNIBUS PARA TRANSPORTE DOS PARTICIPANTES ATÉ O LOCAL DO CURSO, COM SAÍDA ÀS 18H00 E RETORNO ÀS 23H00 DA DRE PENHA – RUA APUCARANA, 215, AO LADO DO METRÔ CARRÃO. DIA 18/08 E DIA 25/08 – EMEF FÁBIO DA SILVA PRADO (LAB. INFORMÁTICA DRE PENHA) - RUA TAQUARI, 459 - PQ DA MOOCA. 
VIII - TOTAL DE VAGAS: 40 VAGAS (TURMA ÚNICA) 
IX - REGENTES: ELYSANDRA FIGUEREDO CYPRIANO - RG. 22.254.032 RICARDO MACEDO - RG. 5.798.301 
X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS À CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM FREQUÊNCIA DE 100% (CEM POR CENTO) E CONCEITO DE APROVEITAMENTO PS-PLENAMENTE SATISFATÓRIO OU S-SATISFATÓRIO, SENDO CONSIDERADOS, COMO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO OS REGISTROS DE PARTICIPAÇÃO, AS DEVOLUTIVAS DAS TAREFAS PROPOSTAS, BEM COMO A APRESENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE INCLUA O TEMA ASTRONOMIA, BEM COMO O USO DO SOFTWARE NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS. 
XI – INSCRIÇÕES NO PERÍODO DE 03/08/2016 À 10/08/2016, PELO LINK http://goo.gl/forms/Dagne- 0Z3X4NYSr472 
XII- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PENHA E IAG – INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP

***
 DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ITAQUERA
COMUNICADO Nº 29, DE 03 DE AGOSTO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO AVALIAÇÃO PARA APRENDIZAGEM: CONCEITOS E PRÁTICAS, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: CONHECER OS CONCEITOS ACERCA DA AVALIAÇÃO PARA APRENDIZAGEM; RECONHECER A AVALIAÇÃO COMO PARTE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM; ELABORAR OBJETIVOS EDUCACIONAIS ARTICULADOS COM A REALIDADE LOCAL A PARTIR DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM; ELABORAR INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PARA DIAGNÓSTICO DOS OBJETIVOS PLANEJADOS; ARTICULAR OS OBJETIVOS EDUCACIONAIS PLANEJADOS AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO. 
II - CONTEÚDO: AVALIAÇÃO PARA APRENDIZAGEM; DIREITOS DE APRENDIZAGEM; OBJETIVOS EDUCACIONAIS; INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO. 
III - METODOLOGIA: OS ENCONTROS DE FORMAÇÃO TERÃO COMO PRINCÍPIO A DIALOGICIDADE, A REFLEXÃO E O REGISTRO, NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES NECESSÁRIOS PARA A PROMOÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO QUE VISE O DIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM SUBSIDIANDO A TOMADA DECISÃO. 
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DO CICLOS DE ALFABETIZAÇÃO, CICLO INTERDISCIPLINAR E AUTORAL. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 20 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: TURMA 1: 08/08, 15/08, 22/08 E 05/09/2016. HORÁRIO: 7:30 ÀS 11:30. TURMA 2: 09/08, 16/08, 23/08 E 06/09/2016. HORÁRIO: 14:00 ÀS 18:00. TURMA 3: 09/09, 16/09, 23/09 E 07/10/2016. HORÁRIO: 7:30 ÀS 11:30. TURMA 4: 08/09, 15/09, 22/09 E 29/09/2016. HORÁRIO: 14:00 ÀS 18:00. TURMA 5: 12/09, 19/09, 26/09 E 03/10/2016. HORÁRIO: 7:30 ÀS 11:30. TURMA 6: 04/10, 11/10, 18/10 E 25/10/2016. HORÁRIO: 14:00 ÀS 18:00. AS INSCRIÇÕES DEVERÃO SER REALIZADAS POR MEIO DOS LINKS A SEGUIR, NO PERÍODO DE 27/07 A 05/08. TURMA 1: http://goo.gl/forms/Sbt5KdcRV1Tggy1D2 TURMA 2: http://goo.gl/forms/FavwzOogijzrpD4j1 TURMA 3: http://goo.gl/forms/5oxWOSqURDxEAUkb2 TURMA 4: http://goo.gl/forms/8TbNdKRB739vsaSz1 TURMA 5: http://goo.gl/forms/NxsschCZ37Rd1wpF2 TURMA 6: http://goo.gl/forms/QLJzIRTllvBfUIMp1 
VII - TOTAL DE VAGAS: 35 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 6 
VIII - REGENTE: MICHELLY FRANCINI BRASSAROTO DO AMARAL 
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS A CERTIFICAÇÃO OS CURSISTAS QUE OBTIVEREM 100% DE PRESENÇA, REALIZAREM AS ATIVIDADES PROPOSTAS E CONCEITO SATISFATÓRIO. 
X - INSCRIÇÕES: CENTRO DE FORMAÇÃO (CEFOR) AVENIDA MARIA LUIZA AMERICANO, 2021, CIDADE LIDER, SÃO PAULO. 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIPED - DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE ITAQUERA 

***

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO BUTANTÃ
COMUNICADO Nº 41, DE 02 DE AGOSTO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA DA DIVISÃO PEDAGÓGICA, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO “DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES A CAMINHO DA AUTORIA: PENSAR E REFLETIR SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE”, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: DIALOGAR E REFLETIR SOBRE A PLURALIDADE DE EXPERI- ÊNCIAS PEDAGÓGICAS ENTRE OS EDUCADORES DAS DIFERENTES UNIDADES EDUCACIONAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA DRE BUTANTÃ; -CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO CRÍ- TICO E EMANCIPATÓRIO EM MOVIMENTO NA RME; -PROPICIAR AOS EDUCADORES ELEMENTOS PARA O ESTABELECIMENTO DE NEXOS ENTRE OS COMPONENTES CURRICULARES. 
II - CONTEÚDO: - REFLEXÕES E PROPOSIÇÕES NA ANÁLISE DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E NO ESTABELECIMENTO DOS NEXOS ENTRE AS DISCIPLINAS - REFLEXÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS DOCUMENTOS CURRICULARES DOS DIVERSOS COMPONENTES - A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE INTERDISCIPLINARIDADE NA RME 
III - METODOLOGIA: DIALÓGICA, POR MEIO DE SOCIALIZAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DE PRÁTICAS, ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS DE AÇÕES, LEITURAS DE REFERENCIAIS TEÓRICOS E DE DOCUMENTOS OFICIAIS, REFLEXÕES E REGISTROS DAS PROPOSIÇÕES SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE. 
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I QUE ATUEM NO CICLO INTERDISCPLINAR, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, COORDENADOR PEDAGÓGICO, EM EXERCÍCIO NAS EMEFS DA DRE BUTANTÃ, SUPERVISOR ESCOLAR EM EXERCÍCIO NA DRE BUTANTÃ. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 16 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: TURMA A - 22/08,05/09,03/10,31/10/2016. DAS 8H ÀS 12H TURMA B - 22/08,05/09,03/10,31/10/2016. DAS 13H30 ÀS 17H30 TURMA C - 23/08,06/09,04/10,01/11/2016. DAS 8H ÀS 12H TURMA D - 23/08,06/09,04/10,01/11/2016. DAS 13H30 ÀS 17H30 TURMA E -?18/08,08/09,06/10, 03/11/2016. DAS 8H ÀS 12H TURMA F?- 18/08,08/09,06/10, 03/11/2016. DAS 13H30 ÀS 17H30 TURMA G -?19/08,09/09,07/10,04/11/2016. DAS 8H ÀS 12H TURMA H -?19/08,09/09,07/10,04/11/2016. DAS 13H30 ÀS 17H30 TURMA I -? 29/08,12/09,10/10 ,07/11/2016. DAS 8H ÀS 12H TURMA J - 29/08,12/09,10/10 ,07/11/2016. DAS 13H30 ÀS 17H30 TURMA K -?30/08,13/09,11/10,08/11/2016. DAS 8H ÀS 12H TURMA L -?30/08,13/09,11/10,08/11/2016. DAS 13H30 ÀS 17H30 TURMA M - 25/08,22/09,27/10,10/11/2016. DAS 8H ÀS 12H TURMA N - 25/08,22/09,27/10,10/11/2016. DAS 13H30 ÀS 17H30 TURMA O - 26/08,23/09,28/10,11/11/2016. DAS 8H ÀS 12H TURMA P - 26/08,23/09,28/10,11/11/2016. DAS 13H30 ÀS 17H30 OS DOCENTES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS PARTICIPANTES DOS ENCONTROS DEVERÃO, DURANTE OS HORÁRIOS COLETIVOS EM CADA UNIDADE EDUCACIONAL E REUNIÕES PEDAGÓGICAS, REALIZAR DISCUSSÕES, REGISTRAR CONTRIBUIÇÕES DOS ENCONTROS FORMATIVOS E ELABORAR PROPOSTAS DE AÇÃO QUE FARÃO PARTE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO. - DE ACORDO COM O ART. 2º DA PORTARIA Nº 1.452, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2016, FICA AUTORIZADA A PARTICIPA- ÇÃO NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO PRESENCIAL COM DISPENSA DE PONTO DAS HORAS DE TRABALHO, INCLUSIVE PARA EFEITOS DE FREQUÊNCIA NO PEA, ASSEGURADO O TEMPO DE DESLOCAMENTO. 
VII - TOTAL DE VAGAS: 40 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 16 
VIII - REGENTES: ADRIANA DALL ONDER RF 7457782 ANA CAROLINA DOS SANTOS MARTINS LEITE RF 7223129 ANA CRISTINA MORAES AZEVEDO RF 7703015 ANA MARIA HILÁRIO MULER RF 7483546 ANA PAULA MARTINS RF 7775644 ANDRÉ DE FREITAS DUTRA RF 7224796 ARACELE FLORENCIO BEZERRA RF 7730438 CARLOS EDUARDO SANTOS RF 7917406 CAROLINA SILVEIRA LEITE RF7941722 CAROLINA NICÁCIO DA ROCHA GONÇALVES RF 8035181 CLAUDIA ANDRADE CARDOSO RF 8002746 CLAUDIA REGINA PERAZZOLO RF 6173616 DAMARES SOUZA SILVA RF 7936311 DANIEL JAMES SILVA RF 7086512 DOROTÉA BITTENCOURT DIAS RF 7725736 ELDER RIBEIRO GARCIA RF 6956157 EMANUEL DA CONCEIÇÃO PINHEIRO JUNIOR RF 7915900 ERMELINDA VIGILANTE RF 7246137 FABIO SERRA DA FONSECA RF 7205996 ISABELA SILVEIRA MACHADO RF7729481 KIVAM ARRUDA IZIDORO RF 7928505 LUCIANA FERNANDA MOREIRA MARTINS RF 7913672 LUIZA SANTOS DA SILVA VAROLI RF 7727381 MARCEL VALENTINO BOZZO RF 7917422 MARCELO FERNANDES RF 7913249 MARCIO FERNANDO DE ALMEIDA RF 7519397 MARIA CRISTINA DOS SANTOS PEREIRA RF 6762123 MARIANA ZANETIC RF 8030502 NEIDE APARECIDA RIBEIRO DE SANTANA RF 5596572 PAULA RIBEIRO COSTA RF 7349025 PRISCILLA PAULINE PARENTE SILVA RF 8035288 RENATA CALDERON CANDIDO IMAMURA RF 7805217 ROSANA RODRIGUES DA SILVA RF 7371489 SHEILA VAROLI RF 6923101 SIDNEI GOMES LEAL RF 6769306 VANESSA DOS SANTOS MACHADO RF 7904738 VILMA NARDES SILVIO RODRIGUES RF 6913946 WANIA MALAFAIA DOS SANTOS AFONSO RF 8092311 WELLINGTON DEROMEDIZ RIBEIRO RF 7870132
 IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO, OS PARTICIPANTES QUE TIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA E PARTICIPAÇÃO SATISFATÓRIA (S). 
X - INSCRIÇÕES: DEVEM SER REALIZADAS A PARTIR DAS 9 HORAS DO DIA 8 DE AGOSTO ATÉ O DIA 15 AGOSTO DE 2016 PELO LINK https://goo.gl/forms/g5rxOB71VAtZoCHh1 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - BUTANTÃ

***

Publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo em 04/08, páginas 29 até 35

Nenhum comentário:

Postar um comentário