quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

O que esperar do próximo governo poaense para Educação?

Passada as eleições municipais de 2017, governos eleitos se preparam para assumir em meio a turbulências, mais políticas do que econômicas, as administrações de suas respectivas cidades.
Em Poá, o eleito foi Gian Lopes, com 32.203 votos, representando 54,41% do eleitorado municipal. Quantidade de votos expressiva. Mas o que Gian propôs para Educação? A seguir colocamos o que o então candidato divulgou e registrou no TSE com respectiva análise:
  1. Valorizar os profissionais de Educação com melhores salários, condições de trabalho, plano de carreira e programas de qualificação e bonificações por desempenho.
  2. Manter e expandir o Passe Livre Estudantil para os estudantes do município.
  3. Garantir a qualidade da Educação Infantil.
  4. Fortalecer e intensificar os programas e ações de formação continuada dos profissionais da Rede Pública Municipal de Educação.
  5. Construir 10 novas creches e adequar as que já existem para receber mais crianças e sanar 100% do déficit de vagas.
  6. Concluir as obras do CEP, Centro Educacional Poaense, no Jardim Santa Luiza
  7. Fortalecer os processos de inclusão e permanência das pessoas portadoras de necessidades especiais na Rede Pública contando com equipe multidisciplinar.
  8. Distribuir no início do ano uniformes completos, kits de material escolar de qualidade para toda a Rede Municipal, inclusive nas creches.
  9.  Instalar Laboratórios de Informática com acesso à internet.
  10. Desenvolver ações esportivas e culturais integradas com as Secretarias de Educação, Esporte e Cultura, incluindo a volta da olimpíada escolar entre as escolas municipais.
  11. Modernizar e informatizar os sistemas de organização, de planejamento e de gestão estratégica da Secretaria Municipal de Educação de Poá.
  12. Contratar mais professores e oferecer as melhores condições possíveis para o exercício de suas atividades.
É importante registrar que o orçamento previsto para 2017 é de R$ 467,7 milhões e os novos administradores já declaram que orçamento não é suficiente.
Voltando as propostas educacionais podemos dizer que são todas  genéricas, ou seja, são vagas, não esclarecimento de como vão ser cumpridas e que não deixam claro qual concepção de Educação que Gian Lopes e o seu grupo político acreditam. Que numa suposição já foi feito assim de de propósito, pois qualquer ação que ele promover já pode ser declarada como cumprimento das proposições.
Propostas vagas, pois qualquer candidato pode chegar e dizer " vou Garantir a qualidade da Educação Infantil!". Ok!  Mas como vai garantir a qualidade da Educação Infantil? Com quais programas se pretende fazer isso? Que tipo de qualidade você compartilha?
E da mesma forma são as outras promessas, além de algumas delas serem apenas manutenção do que já foi implantado nas duas gestões anteriores.
Outro ponto questionável é :
  1. Construir 10 novas creches e adequar as que já existem para receber mais crianças e sanar 100% do déficit de vagas.
E o que exatamente é questionável? Duas coisas: 1) é necessário a construção de 10 novas creches já que no Plano Municipal de Educação de Poá relata que o déficit de educação infantil não chega a mil crianças?; 2)  qual o tipo de creches que o prefeito eleito pretende construir pois este,assim como seu vice, são contrários aos modelos de construção que a gestão anterior implantou na cidade. Inclusive fez declaração sobre, em propaganda do PR e o vice é a favor de "creches verticalizadas".


Ainda é possível se falar, principalmente por iminência da aprovação da PEC 55(antiga PEC 241) que limita os "gastos públicos" inclusive com Educação, que não conseguirá cumprir algumas ideias, por exemplo :  
  1. Valorizar os profissionais de Educação com melhores salários, condições de trabalho, plano de carreira e programas de qualificação e bonificações por desempenho.
Além de que, nessa proposta especifica é citado o Plano de Carreira que já existe e foi constituído juntamente com os servidores públicos. Pretendem mudar o Plano de Carreira?
Outro ponto que a PEC 55 também interfere é este:Contratar mais professores e oferecer as melhores condições possíveis para o exercício de suas atividades. Como cumprir estas propostas se aprovada a PEC 55 que o próprio PR, partido de Gian, apoia no Congresso Nacional.
Para concluir reafirmamos o que escrevemos na postagem sobre os secretários apresentados: a professora Andrea Rossi Charquesi terá um grande desafio em gerir a Educação poaense, primeiro por não haver projeto do governo eleito, segundo porque as forças reacionárias estão atacando a cada dia que passa de forma mais intensa os direitos fundamentais da população, inclusive a Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário