sábado, 23 de janeiro de 2016

JUCIP abrirá inscrições em fevereiro

 PRÓXIMAS INSCRIÇÕES PARA CURSO PREPARATÓRIO PARA O MERCADO DE TRABALHO.
DIAS 02 E 03 DE FEVEREIRO 2016
Local: JUCIP. Rua Poanópolis, 369; centro
Horários: das 08:00 às 11:00 / 13:00 às 16:00
OBS: Não serão realizadas inscrições fora das datas e horários anunciadas oficialmente nesta página da JUCIP.
Requisitos:
- JOVENS DE 14 (completos) a 22 anos;
- RESIDENTES DO MUNICÍPIO DE POÁ;
- ESTAR ESTUDANDO OU CONCLUÍDO O ENSINO MÉDIO.
Apresentar RG (original) do candidato e comprovante de residência.
- Menores de idade deverão comparecer com responsável.
OBS: Não serão realizadas inscrições sem documentos solicitados.
JUCIP.
Fonte: Facebook da Jucip

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Novo secretário da educação do Estado de SP: José Renato Nalini

Nesta sexta - feira, 22, o governador do Estado de São Paulo anunciou o nome do novo secretário das educação para substituir Herman Voorwald, que saiu do cargo em dezembro do ano passado. O escolhido foi o ex - presidente do Tribunal de Justiça de SP(até o fim de 2015), ex- presidente da Academia Paulista de Letras e professor universitário, o desembargador Dr. José Renato Nalini.
Renato Nalini é formado em Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito da PUC - Campinas e é mestre e doutor em Direito Constitucional pela faculdade de Direito da USP.
O desembargador também faz comentários no Jornal da Cultura, da TV Cultura, emissora da Fundação Padre Anchieta.
Nalini tem um blog, o "Blog do Renato Nalini". Um dos textos do blog trata sobre a valorização do professor na atualidade. Em uma das passagens do texto Dr. José Renato escreve que hoje o professor é considerado " um empregado do aluno que sustenta o equipamento". No mesmo texto datado de 15/10/2015 (dia dos professores) Nalini afirma que no Brasil o professor " é curvado pelo peso das aflições, da ingratidão e da falta de reconhecimento" e termina " que ele (o professor) merece ao menos um sorriso, um carinho, uma palavra de afeto e gratidão".
Verificamos o site da APEOESP e o Blog da presidenta do sindicato Maria Izabel Azeredo Noronha, a Bebel, e ainda não havia nota sobre a escolha. Já no site do CPP(Centro do Professorado Paulista) há apenas a notícia com informações retiradas da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo sem opinião sobre a escolha.
Esse é o novo gestor da Educação paulista que não tem vínculo direto com a educação e nem experiência com a prática educacional que envolve a esfera da SEE/SP, ou seja, não tem experiência com a administração de escolas de EFI, EFII e Ensino Médio e universitários. 
Todavia, é imperativo lembrar: continua sendo o governo tucano com o projeto neoliberal de sucateamento da educação.
Abaixo leia o texto de Nalini no seu blog e em seguida trecho de comentário no Jornal da Cultura sobre auxílio moradia de juízes :
"É professor, coitadinho!
Quando D.Pedro I trouxe a Faculdade de Direito para o Brasil, uma na capital paulista, a velha e sempre nova academia do Largo de São Francisco, outra em Olinda, equiparou o professor ao desembargador. Com o passar dos anos, o magistério viu sua remuneração minguar, assim como o seu número crescer. Hoje o magistério reclama de salário insuficiente. Mas o salário não é a maior perda. Quanto representa a auto-estima ferida? A falta de respeito, a ausência de polidez, a desconsideração a que são submetidos tantos mestres?
Há pouco uma charge era bem eloquente no cotejo da situação do Magistério há algumas décadas e hoje. Antigamente, se o aluno tivesse uma nota “vermelha“, era admoestado pelos pais. Eles aplicavam castigos, proibiam o lazer, impunham uma rápida regeneração da performance. Hoje, se a nota não corresponde à expectativa do aluno, os pais procuram o colégio, reclamam com o diretor e enfrentam o professor. Este, em vários nichos de excelência, é considerado um empregado do aluno que sustenta o equipamento. A relação de consumo também se estabeleceu na educação privada. Quem paga tem direito a exigir conduta submissa do prestador de serviço.
E o que dizer dos professores da rede pública, ameaçados e até agredidos? O desrespeito devotado ao profissional que, em culturas mais civilizadas é o mais prestigiado na hierarquia, demonstra bem a que nível chegamos neste pobre Brasil. No Japão, o professor é o único ser dispensado de se curvar perante o Imperador. Aqui, ele é curvado pelo peso das aflições, da ingratidão e da falta de reconhecimento. Não se generalize. Ainda há famílias que não declinaram de educar seus rebentos e transmitem o essencial: a polidez, a boa formação de berço, aquilo que não se pode exigir da escola. Mas são raras as que se lembram de que 15 de outubro é dia do professor e que ele merece ao menos um sorriso, um carinho, uma palavra de afeto e gratidão. Feliz dia dos professores, meus sofridos colegas!
Fonte: Diário de S. Paulo "









Com informações de: Folha de S. Paulo, www.educacao.sp.gov.br , www.cpp.org.br e renatonalini.wordpress.com

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Em época SISU, PROUNI e vestibular



Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=QUvxRv3jo9k

Nem toda brasileira é BUNDA



Muito bom!

Vagas do PROUNI no Alto Tietê

Desde ontem, 19, as inscrições do PROUNI estão abertas. Os participantes do ENEM 2015 poderão se inscrever para diversas possibilidades de cursos e universidades com bolsas integrais ou parciais. Na Região do Alto Tietê(SP) existem uma série de ofertas em 05 municípios com uma ampla gama de cursos. Veja abaixo a lista:

MOGI DAS CRUZESAdministração; Agronegócio; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Arquitetura e Urbanismo;  Automação Industrial ;Biomedicina; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Design Gráfico; Design de Interiores; Direito; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Engenharia de Produção; Estética; Farmácia; FisioterapiaGeografia; Gestão Ambiental; Gestão Financeira; Gestão Pública; Gestão da Produção Industrial; Gestão da Qualidade; Gestão da Tecnologia da Informação; Gestão de Recursos Humanos; História; Jornalismo; Letras - Português e Inglês; Logística; Manutenção Industrial; Marketing; Matemática; Medicina; Nutrição; Odontologia; Pedagogia; Processos Gerenciais;Psicologia; Publicidade e Propaganda; Química; Radiologia; Relações Internacionais; Segurança Pública; Serviço Social; Sistemas de Informação; Teologia;Óptica e Optometria.

ITAQUAQUECETUBAAdministração; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Artes Visuais; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Filosofia;Geografia;Gestão Ambiental;Gestão Comercial; Gestão Financeira; Gestão Pública; Gestão da Tecnologia da Informação; Gestão de Recursos Humanos; Letras - Português e Inglês; Logística; Marketing; Matemática; Pedagogia; Processos Gerenciais; Secretariado

SUZANOAnálise e Desenvolvimento de Sistemas;  Artes Visuais; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Ciências Sociais; Filosofia; Geografia; Gestão Ambiental; Gestão Comercial; Gestão Financeira; Gestão Hospitalar; Gestão Pública; Gestão da Produção Industrial; Gestão da Qualidade; Gestão da Tecnologia da Informação; Gestão de Cooperativas; Gestão de Recursos Humanos; Letras - Português e Espanhol; Letras - Português e Inglês; Logística; Marketing; Matemática; PedagogiaProcessos Gerenciais; Secretariado; Segurança Pública.

 ARUJÁ:  Gestão de Recursos Humanos; Letras - Português e Inglês; Pedagogia

FERRAZAdministração; Gestão Financeira; Gestão de Recursos Humanos; Logística; Matemática; Pedagogia

Fonte: MEC

PROUNI : Inscrições 2016 abertas

Para se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni) do primeiro semestre de 2016 é preciso ter participado do Enem de 2015 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame. É preciso, ainda, ter obtido nota na redação que não seja zero.

Para efetuar a inscrição no ProUni do primeiro semestre de 2016, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha no Enem de 2015.
Podem participar:
- Estudantes egressos do ensino médio da rede pública.
- Estudantes egressos da rede particular, na condição de bolsistas integrais da própria escola.
- Estudantes com deficiência.
- Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.
Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Cronograma
19/01 a 22/01
Período de inscrições
25/01
Resultado da 1ª chamada
25/01 a 01/02
Comprovação de informações da 1ª chamada
12/02
Resultado da 2ª chamada
12/02 a 18/02
Comprovação de informações da 2ª chamada
26/02 a 29/02
Prazo para participar da Lista de Espera
08/03 e 09/03
Comparecimento dos candidatos para entrega da documentação

inscrição no site:http://prounialuno.mec.gov.br/

Fonte:MEC

domingo, 17 de janeiro de 2016

Secretária da Educação de Ferraz toma posse

Na última sexta-feira,15, a professora até então supervisora de ensino Jussara Karen Abdo tomou posse no cargo de secretária de Educação de Ferraz de Vasconcelos. No ato de posse compareceram funcionários da secretaria de educação, supervisores(as) , diretores(as) das escolas municipais, vereadores(as) e o Prefeito em exercício Izidro  Neto acompanhado da primeira dama.
Em seu discurso, primeiro a frente da pasta, Abdo declarou necessitar da ajuda dos vereadores citando inclusive o secretário de Saúde Juracy Ferreira da Silva ( com experiência no legislativo ferrazense). Emocionada fez agradecimentos aos supervisores e diretores aos quais declarou serem "guerreiros, queridos e parceiros", que ainda de acordo com a nova secretária estão "na ponta(do atendimento) diretamente ligados aos pais, alunos e comunidade, e a educação, alfabetização dos alunos".
A mesma citou o fato de no inicio da carreira o salário de Ferraz de Vasconcelos ser "muito baixo".
No discurso, porém, Jussara não fez nenhuma menção aos professores da Rede Municipal de Ensino responsáveis, do atendimento na ponta, e de cumprirem o papel de alfabetizadores e responsáveis pelo aprendizado dos estudantes ferrazenses.
Abdo, também não citou qualquer posição em relação as questões relativas à rede de ensino. Questões, por exemplo, como a reformulação da Lei Complementar 227/2009 que dispões sobre o Plano de Carreira do Magistério Público de Ferraz de Vasconcelos. Não declarou nada referente ao que pretende de forma objetiva realizar a frente da pasta de educação.Ou seja, não deixou claro qual seria a(s) prioridade(s) para o ano de 2016: consolidação ou revisão dos trabalhos já realizados pelas outras três secretárias; se os projetos como "Ler e escrever" permanece e outros. Também não disse nada relativo as estruturas de prédios que sofrem com péssimas condições, que nesta época de chuvas sofrem com goteiras e infiltrações.
Cabe lembrar que Jussara Abdo administrará a pasta com orçamento de R$ 118,4 milhões, sendo este o maior orçamento entre as pastas de acordo com informações do site da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos.


Secretária Jussara Abdo ao centro de calça branca e blusa azul com supervisoras.