sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Novos Cursos SME/SP -D.O. 12/08

COMUNICADO Nº 901, DE 11 DE AGOSTO DE 2016. A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA SME/COPED – NÚCLEO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO – NTA, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO AVALIAÇÃO: COMO DIREITO À APRENDIZAGEM, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
I - OBJETIVOS: - REFLETIR SOBRE AVALIAÇÃO PARA APRENDIZAGEM; - DEFINIÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (INTERNA E EXTERNA); - DEFINIÇÃO SOBRE MATRIZ DE REFERÊNCIA; - ESTRUTURA DE PROVAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA; - DEFINIÇÃO SOBRE PROCESSAMENTO E ANÁLISE DE DADOS; - ANÁLISE DE ITENS APLICADOS NA PROVA MAIS EDUCA- ÇÃO EM MAIO/2016. 
II - CONTEÚDO: - INTRODUÇÃO À AVALIAÇÃO EDUCACIONAL; - INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO; - ANÁLISE DE ITENS E DA PROVA MAIS EDUCAÇÃO; - IMPLICAÇÕES PARA ATIVIDADES EM SALA DE AULA. 
III - METODOLOGIA: EXPOSIÇÃO DIALOGADA CONCEITUAL ACERCA DAS DIFERENTES DIMENSÕES DA AVALIAÇÃO: OFICINAS FORMATIVAS PARA ANÁLISE E LEVANTAMENTO DE QUESTÕES UTILIZADAS NA PROVA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO. AS AÇÕES FORMATIVAS SERÃO PAUTADAS NA PROBLEMATIZAÇÃO E NA DIALOGICIDADE. 
IV - PÚBLICO ALVO: ASSIST. TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, COORD. PEDAGÓGICO, PROF. ED. INFANTIL E ENS. FUND. I, PROF. E.F. II E MÉDIO 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: SÃO MATEUS T1: 16/08, 31/08 E 14/09/2016 - 13H30 ÀS 17H30 T2: 30/08, 21/09 E 04/10/2016 - 8H00 ÀS 12H00 T3: 30/08, 21/09 E 04/10/2016 - 13H30 ÀS 17H30 CAPELA DO SOCORRO T1: 22/08, 05/09 E 19/09/2016 - 8H00 ÀS 12H00 T2: 22/08, 05/09 E 19/09/2016 - 13H30 ÀS 17H30 T3: 29/08, 12/09 e 26/09/2016 - 13H30 ÀS 17H30 SANTO AMARO T1: 30/08, 06/09 E 22/09/2016 - 13H30 ÀS 17H30 T2: 01/09, 15/09 E 29/09/2016 - 8H00 ÀS 12H00 T3: 01/09, 15/09 E 29/09/2016 - 13H30 ÀS 17H30 SÃO MIGUEL PAULISTA T1: 17/08, 26/08 E 31/08/2016 - 8H00 ÀS 12H00 T2: 17/08, 26/08 E 31/08/2016 - 13H30 ÀS 17H30 T3: 17/08, 24/08, 26/08 E 31/08/2016 - 19H00 ÀS 22H00 PENHA T1: 24/08, 14/09 E 28/09/2016 - 8H00 ÀS 12H00 T2: 24/08, 14/09 E 28/09/2016 - 13H30 ÀS 17H30 T3: 02/09, 23/09 E 07/10/2016 - 8H00 ÀS 12H00 IPIRANGA T1: 18/08, 16/09 E 06/10/2016 - 8H00 ÀS 12H00 T2: 18/08, 16/09 E 06/10/2016 - 13H30 ÀS 17H30 T3: 19/08, 06/09 E 07/10/2016 - 8H00 ÀS 12H00 GUAIANASES T1: 19/08, 09/09 E 28/09/2016 - 8H00 ÀS 12H00 T2: 19/08, 09/09 E 28/09/2016 - 13H30 ÀS 17H30 BUTANTÃ T1: 16/08, 20/09 E 27/09/2016 - 8H00 ÀS 12H00 T2: 16/08, 20/09 E 27/09/2016 - 13H30 ÀS 17H30 T3: 16/08, 06/09, 20/09 E 27/09/2016 - 19H00 ÀS 22H00 CAMPO LIMPO T1: 06/09, 13/09 E 20/09/2016 - 8H00 ÀS 12H00 T2: 06/09, 13/09 E 20/09/2016 - 13H30 ÀS 17H30 T3: 05/09, 12/09, 19/09 E 26/09/2016 - 19H00 ÀS 22H00 ITAQUERA T1: 19/08, 26/08 E 08/09/2016 - 8H00 ÀS 12H00 T2: 19/08, 26/08 E 09/09/2016 - 13H30 ÀS 17H30 T3: 19/08, 26/08, 02/09 E 16/09/2016 - 19H00 ÀS 22H00 PIRITUBA T1: 16/08, 23/08 E 30/08/2016 - 8H00 ÀS 12H00 T2: 17/08, 24/08, 06/09 E 16/09/2016 - 19H00 ÀS 22H00 T3: 18/08, 25/08 E 01/09/2016 - 13H30 ÀS 17H30 T4: 25/08, 02/09 E 06/09/2016 - 8H00 ÀS 12H00 JAÇANÃ T1: 16/08, 23/08 E 13/09/2016 - 8H00 ÀS 12H00 T2: 16/08, 23/08 E 13/09/2016 - 13H30 ÀS 17H30 FREGUESIA DO Ó T1: 16/08, 23/08 E 30/08/2016 - 8H00 ÀS 12H00 T2: 17/08, 24/08 E 31/08/2016 - 13H30 ÀS 17H30 
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 37 
VIII - REGENTE: SUZANDAYSE CESARINO LOVOTRICO 
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS A CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA E CONCEITO SATISFATÓRIO (S) NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NA FORMAÇÃO. 
X - INSCRIÇÕES: SERÃO REALIZADAS NAS DIPEDS DAS DRES COM 5 DIAS DE ANTECEDÊNCIA DO INÍCIO DA PRIMEIRA TURMA. 
XI- ÁREA PROMOTORA: SME/COPED – NÚCLEO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO – NTA

***

 DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - CAMPO LIMPO 
COMUNICADO Nº 114, DE 05 DE AGOSTO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO MULHERES QUE LUTAM - HISTÓRIAS DE EXISTÊNCIA E RESISTÊNCIA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: AMPLIAR O DEBATE ACERCA DE COMO SE ESTABELECEM AS RELAÇÕES DE GÊNERO EM NOSSA SOCIEDADE. 
II - CONTEÚDO: LUTAS PELA DEMOCRACIA E DIREITOS SOCIAIS; LUTAS PELA IGUALDADE DE GÊNERO; LUTAS AFIRMATIVAS E ANTIRRACISTAS 
III - METODOLOGIA: EXPOSIÇÃO DE RELATOS E DEBATES. 
IV - PÚBLICO ALVO: SUPERVISOR ESCOLAR, DIRETOR DE ESCOLA, ASSISTENTE DE DIRETOR DE ESCOLA, ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, COORDENADOR PEDAGÓGICO, AGENTE ESCOLAR, AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, GESTOR DE CEU, COORDENADOR DE AÇÃO EDUCACIONAL, COORDENADOR DE AÇÃO CULTURAL, COORDENADOR DE AÇÃO DE ESPORTES E LAZER, COORDENADOR DE PROJETOS, COORDENADOR DE BIBLIOTECA, ESPECIALISTA EM INFORMAÇÕES TÉCNICAS, CULTURAIS E DESPORTIVAS (DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA E BIBLIOTECONOMIA). 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: TURMA I - 17/08/2016, 18/08/2016, 19/08/2016 (DAS 18:30 ÀS 22:30) TURMA II - 17/08/2016, 18/08/2016, 19/08/2016 (DAS 18:30 ÀS 22:30) TURMA III - 17/08/2016, 18/08/2016, 19/08/2016 (DAS 18:30 AS 22:30) LOCAL: LOCAL: CEU CANTOS DO AMANHECER - AV. CANTOS DO AMANHECER, S/N - JARDIM ELEDY, SAO PAULO – SP. VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 3 
VIII - REGENTES: JENYFFER SILVA DO NASCIMENTO, MARILU SANTOS CARDOSO, JULIANA FROEDER ALVES GRILO 
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS À CERTIFICAÇÃO OS CURSISTAS QUE TIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA E REALIZAREM AS ATIVIDADES AVALIATIVAS, OBTENDO CONCEITO SATISFATÓRIO “S”. 
X - INSCRIÇÕES: A PARTIR DAS 12H30 DO DIA 12/08/2016 ATÉ ENCERRAREM-SE AS VAGAS PELO LINK HTTP://BIT.LY/2AHL8OI OS INSCRITOS RECEBERÃO A CONFIRMAÇÃO POR E-MAIL 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - CAMPO LIMPO

***
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DA PENHA 
COMUNICADO Nº 40, DE 25 JULHO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES REGENTES DE SAAI, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: - PROPOR INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DO PLANO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO; - ORIENTAR O REGISTRO E DOCUMENTAÇÃO DAS AÇÕES E INTERVENÇÕES REALIZADAS, BEM COMO DAS AVALIAÇÕES DOS EDUCANDOS E DO PROCESSO EDUCATIVO, COM VISTAS A REORIENTAR O PLANEJAMENTO; 
II - CONTEÚDO: - CONCEITUAÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS, PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E ESTRATÉGIAS PARA O TRABALHO COM OS EDUCANDOS; - CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO; - METODOLOGIA DIALÓGICA; - CURRÍCULO, AVALIAÇÃO E FORMAÇÃO; - PLANO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: ELABORAÇÃO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO; - REGISTRO E AVALIAÇÃO DO TRABALHO DESENVOLVIDO NA SAAI; - ADEQUAÇÕES CURRICULARES NAS DIVERSAS ÁREAS DA APRENDIZAGEM /INTERDISCIPLINARIDADE; - CONSTRUÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS E DE ACESSIBILIDADE; - ELABORAÇÃO DE PLANO DE ATENDIMENTO INDIVIDUAL. 
III - METODOLOGIA: A METODOLOGIA UTILIZADA VISA ATIVAR A PERMANENTE PROBLEMATIZAÇÃO E REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, A PARTIR DE SITUAÇÕES JÁ DESENVOLVIDAS PARA A QUALIFICAÇÃO DAS AÇÕES DIDÁTICAS, CULTURAIS, SOCIAIS, HUMANAS ENTRE OUTRAS. NESSE SENTIDO SÃO PRIORIZADAS AS SEGUINTES ESTRATÉGIAS: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS, PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE SITUAÇÕES DIDÁ- TICAS, ESTUDOS DE CASO, DISCUSSÕES EM GRUPOS, LEITURAS E RELEITURAS DOS REGISTROS DAS AÇÕES. 
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I E PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO REGENTES DAS SAAI’S, JURISDICIONADOS A DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - PENHA. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 20 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: TURMA A - MANHÃ: DAS 08h00 ÀS 12h00 – 29/08; 22/09; 26/10; 24/11; 14/12/2016.TURMA B - TARDE: DAS 13h30 ÀS 17h30 – 29/08; 22/09; 26/10; 24/11; 14/12/2016. LOCAL: EMEF JACKSON FIGUEIREDO – SALA MULTIUSO RUA ITAPURA, 210 – TATUAPÉ – SÃO PAULO/SP. 
VII - TOTAL DE VAGAS: 15 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 2 
VIII - REGENTES: CRISTINA MARIA MARQUES SANTOS RF:691.180-3; ELISANGELA FERREIRA COSTA RF:723.947-5; MABEL BOZA MAYORAL SABINO RF:658.916-2; MAGALI SORBINI PEROCO; RF:523.456- 5; MARISA ALVES IRIE MARESCA RF:694.569-4; ROBSON TERUO WATANABE RF:711.615-2; SAMANTHA DOS REIS PEREIRA RF:799.374-9; SIMONE AMANCIO DA SILVA RF:638.047-6. 
IX- CERTIFICAÇÃO: CONCEITO S E FREQUÊNCIA DE 100%. 
X - INSCRIÇÕES: OS PROFESSORES REGENTES DE SAAI ESTÃO AUTOMATICAMENTE INSCRITOS, CONSIDERANDO O DISPOSTO NO INCISO VIII DO ART. 19 DA PORTARIA 5718/04 E NO INCISO XI, ART. 17 DA PORTARIA 2496/12: É ATRIBUIÇÃO DO PROFESSOR DA SAAI “PARTICIPAR DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA OFERECIDAS PELO CEFAI E PELA DOT/SME”. 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - PENHA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - PENHA

***

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA
COMUNICADO Nº 32, DE 10 DE AGOSTO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA: A REALIZAÇÃO DO CURSO O UNIVERSO INFANTIL EM FOCO, CONFORME ESPECIFICA- ÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: REFLETIR SOBRE O PAPEL DO AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA ENQUANTO SUJEITO DE DIREITOS; CONHECER OS DOCUMENTOS EM VIGÊNCIA QUE DISCUTEM SOBRE AS INFÂNCIAS NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO; DISCUTIR SOBRE AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS AS QUAIS AS CRIANÇAS APRENDEM E SE COMUNICAM, UMA VEZ QUE ELAS APRENDEM NA RELAÇÃO COM O OUTRO; RESGATAR NOSSAS VIVENCIAS INFANTIS, FAZER UM PARALELO COM AS INFÂNCIAS ATUAIS E COMO PODEMOS ENRIQUECE-LAS ATRAVÉS DO BRINCAR. 
II - CONTEÚDO: CURRÍCULO INTEGRADOR DA INFÂNCIA PAULISTANA; INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL PAULISTANA; EXPERIÊNCIAS CORPORAIS DO BRINCAR; O CORPO E ARTE COMO LINGUAGEM DE EXPRESSÃO; A CRIANÇA COMO SER HISTÓRICO, PROTAGONISTA E SEUS COLABORADORES PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL. 
III - METODOLOGIA: ATRAVÉS DE LEITURAS, DISCUSSÕES EM GRUPOS, JOGOS E BRINCADEIRAS, TRABALHOS EM GRUPOS E TROCAS DE MATERIAIS. 
IV - PÚBLICO ALVO: AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, AGENTE ESCOLAR E AGENTE DE APOIO JURISDICIONADOS A DRE ITAQUERA. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: TURMA A: 05/09, 12/09, 19,09/ 26/09/2016 DAS 8H00 ÀS 11H00 LOCAL: CEFOR - MARIA LUIZA AMERICANO, 2021. JD NOSSA SENHORA DO CARMO TURMA B: 04/10, 06/10, 21/10, 28/10/2016 DAS 8H00 ÀS 11H00 LOCAL: ATELIER IV DO CÉU ARICANDUVA. RUA OLGA FADEL ABARCA, S/N, VILA ARICANDUVA TURMA C: 04/10, 06/10, 21/10, 28/10/2016 DAS 14H00 ÀS 17H00 LOCAL: ATELIER IV DO CÉU ARICANDUVA. RUA OLGA FADEL ABARCA, S/N, VILA ARICANDUVA INSCRIÇÕES: CONFORME INSTRUÇÕES DA CIRCULAR INTERNA DA DRE. 
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 3 
VIII - REGENTES: KETELIN ZAROTINO SCHEID E MARIA CRISTINA DO NASCIMENTO MIQUELINO 
IX- CERTIFICAÇÃO: CONCEITO: S, 100% DE FREQUÊNCIA. 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – ITAQUERA

***

 DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - SÃO MIGUEL 
COMUNICADO Nº 46, DE 08 DE JULHO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA DA DIPED – DIVISÃO PEDAGÓGICA, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO REFLEXÕES SOBRE A INTERAÇÃO SOCIAL NO ESPAÇO PÚBLICO, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: - OFERECER INSTRUMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS, QUE AJUDEM OS PARTICIPANTES A RESSIGNIFICAREM O SEU PAPEL COMO SERVIDOR PÚBLICO, EM PARTICULAR EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL, ONDE TODOS SÃO EDUCADORES. 
II - CONTEÚDO: - COMUNICAÇÃO ENTRE HUMANOS, - PÚBLICO E PRIVADO, - ÉTICA, MORAL E POLÍTICA, - DESEJO, VONTADE, NECESSIDADE E PRIVILÉGIO, - IGUALDADE, DIFERENÇA E DESIGUALDADE, - DEVER, RESPEITO, VIOLÊNCIA, AUTONOMIA E HETERONOMIA, - CONFRONTO, CONFLITO, CONSENSO E COOPERAÇÃO, - LIDERANÇA, MUDANÇA, EDUCAÇÃO, COMUM, NATURAL E NORMAL. 
III - METODOLOGIA: - A METODOLOGIA UTILIZADA É DE CARÁTER CRÍTICOREFLEXIVO, VISA FAVORECER A PERMANENTE REFLEXÃO SOBRE A QUALIDADE DAS MÚLTIPLAS INTERAÇÕES SOCIAIS NA ESCOLA, EM PARTICULAR AS VIVENCIADAS COM OS ALUNOS. NESTE SENTIDO SÃO PRIORIZADAS AS SEGUINTES ESTRATÉ- GIAS: TEMATIZAÇÃO DE PRÁTICAS DO COTIDIANO ESCOLAR E DE DILEMAS MORAIS. ANÁLISE E DISCUSSÃO SOBRE TRECHOS DE FILMES E SITUAÇÕES DO COTIDIANO DA ESCOLA. 
IV - PÚBLICO ALVO: - AUXILIARES TÉCNICOS DE EDUCAÇÃO, AGENTES ESCOLARES E AGENTES DE APOIO QUE ATUAM NAS UNIDADES EDUCACIONAIS DA DRE SÃO MIGUEL. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 21 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: TURMA A DIAS: 17/08; 24/08; 31/08; 14/09; 21/09, 28/09/2016 HORÁRIO: DAS 18H ÀS 21H30 TURMA B DIAS: 19/08; 26/08; 02/09; 09/09; 16/09, 23/09/2016 HORÁRIO: DAS 19H ÀS 22H30 LOCAL : DRE MP ESPAÇO DE LEITURA 3º ANDAR - AV NORDESTINA,747 - SÃO MIGUEL 
VII - TOTAL DE VAGAS: 35 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 2 
VIII - REGENTE: VALTER BENEDITO MOREIRA – RF. 638.626-1 
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM 100% DE PRESENÇA E CONCEITO S (SATISFATÓRIO). 
X - INSCRIÇÕES: ATRAVÉS DO LINK http://goo.gl/forms/F3NRXghAqIphb2Fv1 ATÉ O PREECHIMENTO DAS VAGAS 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO SÃO MIGUEL – DIVISÃO PEDAGÓGICA DIPED

***

Publicado no Diário Oficial da Cidade de SP de 12/08 páginas de 31 até 35.

Aprovada PL 257/16: mais direitos que a interinidade tira!

Na madrugada de quarta parta quinta - feira o PL 257/16. Uma grande derrota dos servidores públicos brasileiros, dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiras e consequentemente da população que conta com programas sociais para terem melhor qualidade de vida.
O  Libertat & Liberdade adiantou isso no texto " Entenda a PEC n.º 241 e PL n.º 257"  no último dia 03 de Agosto, agora o PL é realidade. Leia abaixo o textro que bancada do PC do B na Câmara postou sobre o assunto:
"A votação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 257/16, que prevê a renegociação das dívidas dos estados, invadiu a madrugada desta quarta-feira (10) na Câmara dos Deputados. Depois de muitas horas de debate e forte enfrentamento de partidos de oposição ao governo ilegítimo de Michel Temer, o congelamento dos salários dos servidores públicos foi retirado do texto e o Plenário aprovou a matéria por 282 votos a 140.
 O PLC determina o alongamento das dívidas de estados e do Distrito Federal com a União por 20 anos, se eles cumprirem medidas de restrição fiscal. Originalmente encaminhado pelo governo de Dilma Rousseff, o projeto foi amplamente modificado pela gestão interina, o que garantiu grandes dificuldades para seu trâmite na Casa.
 Apesar das alterações no texto, para o líder da Bancada Comunista na Câmara, deputado Daniel Almeida (BA), existem ainda diversos pontos prejudiciais. Um deles é a disparidade de tratamento no que se refere às diferentes situações financeiras dos estados. 91% dos débitos se concentram, por exemplo, nas regiões Sul e Sudeste, fazendo com que os estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste saiam prejudicados.
 “Se querem manter o pacto federativo essencial, teríamos de ter no mínimo uma compensação no Fundo de Participação dos Estados (FPE) para aqueles que ficaram de fora, que cumpriram o dever de Casa, e não participaram da renegociação”, defendeu Daniel Almeida no Plenário.
 Para a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), é nítida a crueldade da proposta. “Este projeto é a essência do golpe em andamento no país. Precisamos ter a clareza que o PLC 257 prejudica o Brasil como um todo, como unidade, e os estados, especialmente os da região Nordeste”.
 Outra grande preocupação com o projeto em andamento é a exigência de que os gastos primários das unidades federadas não ultrapassem o realizado no ano anterior, acrescido da variação da inflação medida pelo IPCA. Isso deve resultar, no mínimo, em congelamento de salários e de investimentos dos estados.
 Segundo a presidente nacional do PCdoB, deputada Luciana Santos (PE), a discussão não é em torno da dívida dos estados, mas sim relativa a um ajuste fiscal profundo. “O PLC 257 é a prévia da PEC 241, que é o teto estabelecido do crescimento dos gastos. Isso fere de morte não só os ajustes dos servidores e a política voltada para promover aquele que é responsável pelo serviço público, mas também toda e qualquer política que está prevista no pacto da Constituição de 1988”.
 Com informações da Agência Câmara"

Agora a próxima bomba de Temer está com o Senado Federal que já criou a Comissão para debater a PEC 241, tão pior quanto a PL 257.

FONTE:  http://www.pcdobnacamara.org.br/

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Novos Cursos SME/SP - D.O 10/08

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - PIRITUBA/JARAGUÁ
COMUNICADO Nº 47, DE 04 DE AGOSTO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO O GESTOR ESCOLAR FRENTE A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO EMANCIPADOR, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: - ABORDAR O CURRÍCULO E PRÁTICAS EDUCACIONAIS, NA PERSPECTIVA CRÍTICO- TRANSFORMADORA. - REFLETIR SOBRE A DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO ENQUANTO METODOLOGIA E PRÁTICA POLÍTICA PEDAGÓGICA - ABORDAR A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO POLITÍCO PEDAGÓGICO QUE REPRESENTE A DIVERSIDADE CULTURAL, ÉTNICA, DE GÊNERO, SEXUAL E DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS. 
II - CONTEÚDO: A DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO FRENTE A UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA. O GESTOR ESCOLAR E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO FRENTE À: DIVERSIDADE ÉTNICA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO DIVERSIDADE CULTURAL DIVERSIDADE INERENTE AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA 
III - METODOLOGIA: O CURSO ADOTARÁ UMA METODOLOGIA DIALÓGICA E EXPOSITIVA, LEITURA E DEBATES REFLEXIVOS, PROBLEMATIZAÇAO DA PRÁTICA, DE MODO A REVERBERAR NO CHÃO DA ESCOLA DISCUSSÕES E TRANSFORMAÇÕES RELEVANTES AO FAZER PEDAGÓGICO. 
IV - PÚBLICO ALVO: COORDENADORES PEDAGÓGICOS, DIRETORES DE ESCOLA, ASSISTENTES DE DIRETOR DE ESCOLA E SUPERVISORES ESCOLARES. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 32 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: TURMA 1 ? 05/08; 09/09; 21/10 E 04/11/2016 DAS 9:00 ÀS 13:00 E DAS 14:00 ÀS 18:00 TURMA 2 ? 05/08; 09/09; 21/10 E 04/11/2016 DAS 9:00 ÀS 13:00 E DAS 14:00 ÀS 18:00TURMA 3 ? 19/08; 16/09; 21/10 E 11/11/2016 DAS 9:00 ÀS 13:00 E DAS 14:00 ÀS 18:00 TURMA 4 ? 19/08; 16/09; 21/10 E 11/11/2016 DAS 9:00 ÀS 13:00 E DAS 14:00 ÀS 18:00 TURMA 5 ? 26/08; 30/09; 21/10 E 18/11/2016 DAS 9:00 ÀS 13:00 E DAS 14:00 ÀS 18:00 TURMA 6 ? 26/08; 30/09; 21/10 E 18/11/2016 DAS 9:00 ÀS 13:00 E DAS 14:00 ÀS 18:00 
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 6 
VIII - REGENTES: EMILCE RODRIGUES GOMES GIRO, OSMARINA APARECIDA BORGES PEREIRA, RAFAEL GONÇALVES PEREIRA E SANDRA REGINA DA SILVA BRUGNOLI E BOUÇAS 
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO PARA FINS DE EVOLUÇÃO FUNCIONAL OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM 75% DE FREQUÊNCIA E CONCEITO FINAL SATISFATÓRIO (S). 
X – INSCRIÇÕES: SERÃO REALIZADAS NO PRIMEIRO ENCONTRO DE CADA TURMA. 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIPED – DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PIRITUBA/JARAGUÁ

***

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - PIRITUBA/JARAGUÁ COMUNICADO Nº 57, DE 09 DE AGOSTO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO RODAS E CULTURA E TRANSDISCIPLINARIDADE NA SALA DE AULA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: - REFLETIR SOBRE O VALOR DA CIRCULARIDADE, DA AMOROSIDADE E DA TRANSDISCIPLINARIEDADE NOS PROCESSOS APRENDENTES. - EXPERIMENTAR VIVÊNCIAS BRINCANTES E CIRCULARES DE VÁRIAS ORIGENS CULTURAIS. 
II – CRONOGRAMA E CONTEÚDO: 22/08/2016 INTRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DO CURSO: VIVÊNCIAS BRINCANTES 29/08/2016 CONCEITO DE RODAS E CIRCULARIDADE 05/09/2016 CULTURA BRINCANTE NA SALA DE AULA 12/09/2016 TRANSDISCIPLINARIDADE E CULTURA DAS RODAS BRINCANTES HORÁRIO: DAS 19:00 ÀS 23:00 DRE PIRITUBA JARAGUÁ – RUA AURÉLIA, 996 - LAPA 
III - METODOLOGIA: TEREMOS DEZESSEIS HORAS DE ESTUDOS E EXPERIMENTAÇÕES DE BRINCANTES, RODAS E CANTIGAS DA CULTURA POPULAR. 
IV - PÚBLICO ALVO: DIRETOR DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR, ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 16 HORAS 
VI - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS (TURMA ÚNICA) 
VII - REGENTES: SILVANIA FRANCISCA DE JESUS 
VIII- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS À CERTIFICAÇÃO QUEM TIVER PARTICIPAÇÃO DE 100% 
IX - INSCRIÇÕES: SERÃO REALIZADAS MEDIANTE FORMULÁRIO ESPECÍFICO ENCAMINHADO ÀS UNIDADES ESCOLARES VIA E-MAIL NO PERÍODO DE 10 A 15 DE AGOSTO DE 2016 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIPED (DIVISÃO PEDAGÓGICA) DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PIRITUBA/JARAGUÁ

***

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO LIMPO 
COMUNICADO Nº 116, DE 08 DE AGOSTO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO DIVERSIDADE CULTURAL: IMIGRANTES E DIREITOS HUMANOS, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: PROMOVER UM ENCONTRO FORMATIVO, COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS DE REFUGIADOS QUE DEIXARAM SEUS PAÍSES DE ORIGEM EM RAZÃO DA GRAVE VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS, A AUSÊNCIA DE LIBERDADE DO PENSAR E MANIFESTAR, PROPICIANDO UM PASSEIO PELA HISTÓRIA E PELA MEMÓRIA ROMPENDO FRONTEIRAS E CONHECER AS POLÍTICAS PÚBLICAS. 
II - CONTEÚDO: DIA: 30/08/2016 VIVÊNCIA CULTURAL LITERÁRIA MESA DE DIÁLOGOS COM COM C’ AYU HERNÁNDEZ, COLOMBIANA, ESTUDANTE RESIDENTE NO BRASIL A QUATORZE ANOS, COM SILVYE MUTIENE NGKANG, CONGOLESA, RESIDENTE NO BRASIL A DOIS ANOS. PAULO AMÂNCIO ? COORDENADORIA DE POLÍTICAS PARA IMIGRANTES, SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA DE SÃO PAULO. DIA: 31/08/2016 VIVÊNCIA CULTURAL NAS DANÇAS MESA DE DIÁLOGOS COM ABDULBASET JAROUR, SÍRIO, RESIDENTE NO BRASIL À DOIS ANOS. COM MARC ELIE PIERRE, HAITIANO, COM ESTUDOS EM DIPLOMACIA E PROFESSOR DE FRANCÊS E INGLÊS. ADRIANA DE CARVALHO DA COORDENADORIA PEDAGÓGICA ÉTNICO-RACIAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. DIA: 01/09/2016 VIVÊNCIA CULTURAL NAS ESTÉTICAS MESA DE DIÁLOGOS COM ROBSON MARTINS DE OLIVEIRA-NUCLEO ETNICO-RACIAL DRE CAMPO LIMPO, ADRIANA DE CARVALHO DA COORDENADORIA PEDAGÓGICA ÉTNICORACIAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. COM DRÁGICA, SERVIA, CHEGOU BRASIL 1992 COMO REFUGIADA DA GUERRA DA BÓSNIA DIA: 02/09/2016 VIVÊNCIA ARTÍSTICA NA MÚSICA MESA DE DIÁLOGOS COM ALTO COMISSARIADO DAS NA- ÇÕES UNIDAS PARA REFUGIADOS ACNUR, GUILHERME OTERO ? COORDENADORIA CENTRO DE REFERENCIA DE ATENDIMENTO À IMIGRANTE, SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA DE SÃO PAULO, GRUPO OS ESCOLHIDOS E GRUPO MUSICAL DE REFUGIADOS CONGOLESES. 
III - METODOLOGIA: MESA COM REFUGIADOS RESIDENTES NO BRASIL, REPRESENTANTES DO NÚCLEO ÉTNICO-RACIAL DE SME E DRE CAMPO LIMPO E COORDENAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA IMIGRANTES DA SMDHC-SP E VIVÊNCIAS CULTURAIS.
IV - PÚBLICO ALVO: COORDENADOR PEDAGÓGICO, SUPERVISOR ESCOLAR, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, PROFESSOR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL, AGENTE ESCOLAR, AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO E AUXILIAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL QUE ATUEM NAS UNIDADES EDUCACIONAIS DA DRE CAMPO LIMPO. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: DIA 30/08/2016 - TERÇA-FEIRA TURMA I - 14:00 ÀS 18:00 TURMA II - 18:30 ÀS 22:30 LOCAL: SESC CAMPO LIMPO R. NOSSA SRA. DO BOM CONSELHO, 120 - VILA PREL, SÃO PAULO - SP, 05763-470 NO CONTAINER VERMELHO DIA 31/08/2016 - QUARTA-FEIRA TURMA I - 14:00 ÀS 18:00 TURMA II - 18:30 ÀS 22:30 LOCAL: SESC CAMPO LIMPO R. NOSSA SRA. DO BOM CONSELHO, 120 - VILA PREL, SÃO PAULO - SP, 05763-470 NO CONTAINER VERMELHO DIA 01/09/2016 - QUINTA-FEIRA TURMA I - 14:00 ÀS 18:00 TURMA II - 18:30 ÀS 22:30 LOCAL: SESC CAMPO LIMPO R. NOSSA SRA. DO BOM CONSELHO, 120 - VILA PREL, SÃO PAULO - SP, 05763-470 NO CONTAINER VERMELHO DIA 02/09/2016 - SEXTA-FEIRA TURMA I - 14:00 ÀS 18:00 TURMA II - 18:30 ÀS 22:30 LOCAL: SESC CAMPO LIMPO R. NOSSA SRA. DO BOM CONSELHO, 120 - VILA PREL, SÃO PAULO - SP, 05763-470 NA TENDA COMEDORIA. 
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 2 
VIII - REGENTES:EDINEIA ANDRADE DE OLIVEIRA, ROBSON MARTINS DE OLIVEIRA, ADRIANA DE CARVALHO ALVES E EDSON SHIRATA. 
IX- CERTIFICAÇÃO: 100% DE FREQUÊNCIA E REALIZA- ÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NOS ENCONTROS. 
X - INSCRIÇÕES: LINK http://goo.gl/forms/k0z3Iprry43BgQpK2 PERIODO DE INSCRIÇÃO: DIA 22/08/2016 A PARTIR DAS 19H AO DIA 24/08/2016 ATÉ AS 19H OU ATÉ ENCERRAREM AS VAGAS
XI- ÁREA PROMOTORA: DIPED DRE CAMPO LIMPO e SESC CAMPO LIMPO

***
Diretoria Regional de Ensino de Itaquera
COMUNICADO Nº 31 DE 09 DE AGOSTO DE 2016. O Diretor Regional de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretoria da Divisão Pedagógica COMUNICA a realização do curso COMPONENTES CURRICULARES EM DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES A CAMINHO DA AUTORIA: O CURRÍCULO EM AÇÃO, conforme portaria 1452 de 10 de fevereiro de 2016, publicada no DOC de 11 de fevereiro de 2016, página 61. 
OBJETIVOS: - Apresentar e debater o documento de cada um dos componentes curriculares da coleção “Componentes Curriculares em Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria”; - Refletir sobre a concepção de currículo crítico emancipatório e como ele se materializa nas ações pedagógicas presentes nas escolas de Ensino Fundamental; - Discutir as práticas pedagógicas sob a perspectiva da interdisciplinaridade e da autoria, a partir dos documentos curriculares construídos coletivamente; CONTEÚDOS - apresentação do processo de elaboração do documento base; - concepção de currículo e a discussão dos componentes curriculares na atualidade; - os sujeitos do ensino fundamental e a pluralidade cultural; - os componentes curriculares no ensino fundamental: direitos de aprendizagem dos educandos e seus eixos estruturantes; - práticas pedagógicas: experiências na região; estratégias e ações; construção coletiva de propostas a serem desenvolvidas; METODOLOGIA: - Estabelecer diálogo sobre o que conhecem a respeito do processo de construção e do conteúdo dos documentos curriculares em pauta na formação; quando necessário, esclarecer sobre o histórico da elaboração dos documentos curriculares e apresentar o documento sobre o componente curricular em pauta na formação; - Promover diálogos e dinâmica sobre o que conhecem das características dos sujeitos de aprendizagem, as culturas presentes e informações sobre a região onde trabalham; - Organizar momentos de troca de experiências pedagógicas entre os participantes, assim como propostas de atuação interdisciplinar nas unidades educacionais a partir da leitura e discussão das proposições dos documentos;
PÚBLICO ALVO: Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I que estejam em atuação no Ensino Fundamental; Professor de Ensino Fundamental II e Médio de cada um dos componentes curriculares de Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, regentes, em complementação de jornada e/ou módulo que atuam nos Ciclos Interdisciplinar e Autoral; Professores Orientadores de Sala de Leitura, Professores Orientadores de Informática Educativa que estejam atuando nos Ciclos Interdisciplinar e Autoral do Ensino Fundamental Regular, sob a jurisdição da Diretoria Regional de Educação Itaquera. CRONOGRAMA: Língua Portuguesa: 13/09, 29/09 e 06/10/2016. Inglês: 11/10, 20/10 e 03/11/2016. História: 15/09, 04/10 e 08/11/2016. Arte: 10/08, 23/08 e 18/10/2016. Geografia: 09/08, 25/08 e 23/09/2016. Ciências: 16/08, 01/09 e 28/09/2016. Educação Física: 11/08, 29/08 e 16/09/2016. Matemática: 08/09, 27/09 e 21/10/2016. Sendo que cada componente curricular relacionado acima estará dividido em duas turmas: Turma A 8h às 12h e Turma B 13h30 às 17h30, totalizando 16 turmas. 
REGENTES: Língua Portuguesa: Emerson de Pietri RG 213431932; Flávio Luiz Costa RF 676.957.8 Inglês: Ana Duboc RG 26766866; Taís Dias da Costa RF 794.317.2 História: Christian Fernando dos Santos Moura RG 283719783; Eduardo Gomes de Souza RF 792.455.1 Arte: Isabel Maria Meirelles de Azevedo Marques RG 142301346; Marisa Trench de Oliveira Fonterrada RG 83968199804; Joaquim Cesar Moreira Gama RG 152266951; Sonia Regina Fernandes RG 132438719; Ketelin Zarotino Scheid 794.142.1 Geografia: Heitor Antônio Paladin Junior RG 16188457; Dionel da Costa Junior RF 724.151.8 Ciências: Hamilton Haddad Junior RG 24790716-9; Michelly Francini Brassaroto do Amaral RF 782.718.1 Educação Física: Antonio Carlos Vaz RG 213431932; Flávio Luiz Costa RF 676.957.8 Matemática: Maria Helena Soares Souza RG 33606365; Cristine de Jesus Moura 749.074.7 CARGA HORÁRIA:. 13 horas, sendo 12 horas presenciais, mais 1 hora não presencial para elaboração de atividades 
TOTAL DE VAGAS: 640 vagas totais, sendo divididas em 16 turmas com 40 vagas cada. 
LOCAL: os encontros de todas as turmas ocorrerão no CEFOR - Rua Maria Luiza Americano, nº 2021. Jardim Nossa Senhora do Carmo – São Paulo – SP. 
INSCRIÇÃO: as inscrições serão divulgadas para as Unidades Educacionais 
CERTIFICAÇÃO: Haverá certificação para fins de evolução funcional para os inscritos mediante frequência mínima de 100% e realização das atividades previstas, com conceito Satisfatório – S. OBSERVAÇÃO: Os docentes participantes dos encontros deverão, durante as discussões, registrar contribuições e elaborar propostas de compartilhamento, como parte do processo de formação nos horários coletivos e reuniões pedagógicas em cada Unidade Educacional. Haverá dispensa de ponto das horas de trabalho, inclusive para efeitos de frequência no PEA, assegurados o tempo de deslocamento aos participantes, os quais deverão entregar à Chefia imediata o comprovante de presença emitido pela DIPED/DRE, no primeiro dia útil após a realização de cada encontro de formação, conforme portaria 1452 de 10 de fevereiro de 2016.
ÁREA PROMOTORA: SME – DIEFEM / Diretoria Regional de Educação de Itaquera - DIPED

***

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO BUTANTà
COMUNICADO Nº 42, DE 08 DE AGOSTO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORIA DA DIVISÃO PEDAGÓGICA, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO O CURRÍCULO DE ARTE EM DEBATE, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: - PROBLEMATIZAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO CURRÍ- CULO DE ARTE, A PARTIR DAS SUAS QUATRO LINGUAGENS: DANÇA, TEATRO, MÚSICA E ARTES VISUAIS, PELA PERSPECTIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE. 
II - CONTEÚDO: - REFLEXÕES E PROPOSIÇÕES NA ANÁLISE DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DAS DIFERENTES LINGUAGENS DO COMPONENTE CURRICULAR DE ARTE; - REFLEXÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, A LUZ DOS DOCUMENTOS CURRICULARES DOS DIVERSOS COMPONENTES EM DIÁLOGO COM AS LINGUAGENS DE ARTE. 
III - METODOLOGIA: DIALÓGICA, POR MEIO DE SOCIALIZAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DE PRÁTICAS, ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS DE AÇÕES, LEITURAS DE REFERENCIAIS TEÓRICOS E DE DOCUMENTOS OFICIAIS, REFLEXÕES E REGISTROS DAS PROPOSIÇÕES SOBRE OS COMPONENTES CURRICULARES DOS DIFERENTES COMPONENTES CURRICULARES. 
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇAO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I QUE ATUEM NO CICLO INTERDISCIPLINAR, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, COORDENADOR PEDAGÓGICO, EM EXERCÍCIO NAS EMEFS DA DRE BUTANTÃ, DIRETOR DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR EM EXERCÍCIO NA DRE BUTANTÃ. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 16 HORAS. 
VI - CRONOGRAMA: TURMA A: 06/09, 21/09,27/09,E 04/10/2016 - DAS 13:30 ÀS 17:30 TURMA B: 31/08, 15/09, 21/09 E 05/10/2016- DAS 19:00 ÀS 23:00 LOCAL: DRE BUTANTÃ – RUA AZEM ABDALLA AZEM, 564 JARDIM BONFIGLIOLI, SÃO PAULO. 
VII - TOTAL DE VAGAS: 40 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 02 
VIII - REGENTES: ISABEL M. MEIRELLES DE A. MARQUES - DANÇA JOAQUIM CESAR MOREIRA GAMA - TEATRO MARISA TRENCH DE O. FONTERRADA - MÚSICA SÔNIA REGINA FERNANDES – ARTES VISUAIS 
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO, OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA E PARTICIPAÇÃO SATISFATÓRIA (S).
X – INSCRIÇÕES: OCORRERÃO A PARTIR DAS 09 HORAS DO DIA: 15/08/2016 ATÉ AS 16 HORAS DO DIA 26/08/2016, ATRAVÉS DO LINK: https://goo.gl/forms/XQy1M5tXcJC7CNG93XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – BUTANTÃ.

***
COMUNICADO Nº 38, DE 22 DE JULHO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA DA DIVISÃO DOS CEUs E DA EDUCAÇÃO INTEGRAL, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO AGENDA 2030: ARTICULAÇÃO DE ATORES PARA A CONSTRUÇÃO DA PLATAFORMA LOCAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: - PROMOVER UM DIÁLOGO ENTRE OS DIFERENTES AGENTES QUE DESENVOLVEM PROGRAMAS E PROJETOS QUE APRESENTAM ADERÊNCIA AOS OBJETIVOS DA AGENDA 2030. - APRESENTAR O PROCESSO DE DISCUSSÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA AGENDA 2030 NA COMUNIDADE SÃO REMO. 
II - CONTEÚDO: - AGENDA 2030: CONTEXTUALIZAÇÃO, OBJETIVOS E METAS - CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - COMO MAPEAR AÇÕES COM INTERFACE NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO TERRITÓRIO BUTANTà
III - METODOLOGIA: APRESENTAÇÃO CONCEITUAL; EXPOSIÇÃO TEÓRICA E PRÁ- TICA DE PROJETOS; DISCUSSÃO E IDENTIFICAÇÃO DE AÇÕES EM UM TERRITÓRIO; PLANEJAMENTO DE AÇÕES CONJUNTAS. 
IV - PÚBLICO ALVO: AGENTE DE APOIO, AGENTE ESCOLAR, ASSIST. TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, ASSIST. DE DIRETOR DE ESCOLA, AUX. TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, BIBLIOTECÁRIO, COORD. DE AÇÃO CULTURAL
EDUCACIONAL, COORD. DE ESPORTES E LAZER, COORD. PEDAGÓGICO, DIRETOR DE DIVISÃO TÉCNICA, DIRETOR DE ESCOLA, DIRETOR DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA, DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, ANAL. DE INF. CULT. E DESP. - BIBLIOTECA, ANAL. DE INF. CULT. E DESP. - ED. FÍSICA, GESTOR - CEU, PROF. DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROF. ED. INFANTIL E ENS. FUND. I, PROF. E.F. II E MÉDIO, SUPERVISOR ESCOLAR. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: 25/08/2016 - 18H00 ÀS 22H00 - APRESENTAÇÃO CONCEITUAL DO TEMA AGENDA 2030 26/08/2016 - 9H00 ÀS 13H00 - APRESENTAÇÃO DE PROJETOS ESCOLARES EM DIÁLOGO COM A DISCUSSÃO CONCEITUAL 27/08/2016 - 9H00 ÀS 13H00 - APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DESENVOLVIDOS POR INTEGRANTES DA SOCIEDADE CIVIL EM DIÁLOGO CONCEITUAL E PROPOSIÇÃO DE AÇÕES CONJUNTAS 
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS (TURMA ÚNICA) 
VIII - REGENTES: - ANDRÉIA RAMALHEIRO TOLENTINO - FÁBIO BARBOSA - RENÊ COSTA - SOLANGE SANTOS SILVA SANCHEZ 
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO, OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA E PARTICIPAÇÃO SATISFATÓRIA (S). 
X - INSCRIÇÕES: APÓS A PUBLICAÇÃO, AS INSCRIÇÕES OCORRERÃO POR MEIO DE LINK ELETRÔNICO: https://goo.gl/forms/fb7IFxyfJGlt0H443 ATÉ O PREENCHIMENTO TOTAL DAS VAGAS. 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIVISÃO DOS CEUS E DA EDUCAÇÃO INTEGRAL - DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - BUTANTÃ

***
Publicados no Diário Ofiocial da Cidade de São Paulo em 10/08 páginas 31 até 36


terça-feira, 9 de agosto de 2016

Cursos SME/SP - D. O 09/08

DRE FREGUESIA/BRASILÂNDIA
COMUNICADO Nº 71, DE 08 DE AGOSTO DE 2016. A DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO INFÂNCIA E CURRÍCULO: O TRABALHO DA EQUIPE GESTORA NAS UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: - PROMOVER UM DIÁLOGO ACERCA DOS DESAFIOS DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO DA EQUIPE GESTORA, AFIANÇADO POR UM DEBATE TEÓRICO-PRÁTICO; - INSTRUMENTALIZAR O COORDENADOR PEDAGÓGICO E O DIRETOR DE ESCOLA PARA O EXERCÍCIO DA CRÍTICA COMO POSICIONAMENTO ÉTICO-POLÍTICO FRENTE AOS DESAFIOS DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO. - INSTRUMENTALIZAR O COORDENADOR PEDAGÓGICO PARA QUE SUBSIDIE A REORGANIZAÇÃO DOS PLANOS DE ENSINO DAS UNIDADES AS QUAIS COORDENAM, DE MODO A POSSIBILITAR A ARTICULAÇÃO ENTRE OS SABERES DAS CRIAN- ÇAS E O CONHECIMENTO HISTÓRICO-SOCIAL PRODUZIDO PELA HUMANIDADE.
 II - CONTEÚDO: A. HISTÓRIA DA INFÂNCIA: O INFANTIL COMO UMA CONSTRUÇÃO DA MODERNIDADE; B. CURRÍCULO COMO CONSTRUÇÃO HISTÓRICO-SOCIAL; C. O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR COMO ARTICULADORA DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA. 
III - METODOLOGIA: A METODOLOGIA UTILIZADA PAUTAR-SE-Á NA PROBLEMATIZAÇÃO E TEMATIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA U.E., AS QUAIS DESVELAM AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO E INFÂNCIA SUBJACENTES AO TRABALHO DOCENTE. SERÃO PROMOVIDOS DEBATES ACERCA DO OBJETO DE ATUAÇÃO DA EQUIPE GESTORA E SOBRE AS INTERVENÇÕES NECESSÁRIAS AO SEU PAPEL DE ARTICULADOR. LANÇAREMOS MÃO DE LEITURA DE TEXTOS TEÓRICOS E LITERÁRIOS, VÍDEOS, REALIZA- ÇÃO DE OFICINAS E DEBATES. 
IV - PÚBLICO ALVO: COORD. PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 20 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: 2ª FEIRAS - DAS 14:00 ÀS 18:00 H 15/08/16 – APRESENTAÇÃO DO CURSO; HISTÓRIA DA INFÂNCIA: O INFANTE COMO SUJEITO DA MODERNIDADE; 22/08/16 – CURRÍCULO COMO CONSTRUÇÃO HISTÓRICOSOCIAL; 29/08/16 – O PAPEL ARTICULADOR DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E O SOLO DE SUA INTERVENÇÃO; 12/09/16 – DIÁLOGOS COM AS IMAGENS CURRICULARES DAS ESCOLAS E POSSIBILIDADES DE PROBLEMATIZAÇÃO DO PENSAR/FAZER PEDAGÓGICO A PARTIR DA PROBLEMATIZA- ÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA E CURRÍCULO. 
VII - TOTAL DE VAGAS: 45 VAGAS (TURMA ÚNICA) 
VIII - REGENTES: - CLÁUDIA RIBEIRO CALIXTO; - PATRÍCIA HELENA FERREIRA; - ROSELI APARECIDA DE ANDRADE MATOS MOREIRA 
IX- CERTIFICAÇÃO: PARA FAZER JUS À EXPEDIÇÃO DOS CERTIFICADOS OS CURSISTAS DEVERÃO TER A FREQUÊNCIA DE 100% E ENTREGAR O PLANO DE FORMAÇÃO/ACOMPANHAMENTO SOLICITADO NO CURSO, COM APROVEITAMENTO S. X - INSCRIÇÕES: - OS INTERESSADOS DEVERÃO ENVIAR, VIA E-MAIL, SEUS DADOS PESSOAIS (NOME, RF, CARGO, UNIDADE DE LOTAÇÃO, UNIDADE DE EXERCÍCIO, QPE, E-MAIL PARA CONTATO, FONE PARA CONTATO). - E-MAIL DE REFERÊNCIA PARA INSCRIÇÃO: PHALMEIDA@ PREFEITURA.SP.GOV.BR - PERÍODO DE INSCRIÇÃO: DE 09 À 12 DE AGOSTO DE 2016. 
XI- ÁREA PROMOTORA: DRE FREGUESIA/BRASILÂNDIA

***

 DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ITAQUERA 
COMUNICADO Nº 30, DE 08 DE AGOSTO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO PARQUES SONOROS, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
I - OBJETIVOS: CONSTRUIR INSTRUMENTOS MUSICAIS COM DIFERENTES MATERIAIS, CONHECER DIFERENTES COTIDIÁFONOS E MANEIRAS DE TRABALHAR COM A MUSICALIZAÇÃO INFANTIL, CONHECER OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS QUE ENVOLVEM OS PARQUES SONOROS. 
II - CONTEÚDO: CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS, VIVÊNCIAS NA LINGUAGEM MUSICAL E ARTÍSTICA, TEORIAS MUSICAIS BÁSICAS, DIFERENÇAS ENTRE SONS E RUÍDOS, DIFERENÇAS ENTRE FORMAS DE PRODUZIR SONS. 
III - METODOLOGIA: OFICINAS DE CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS, PRÁTICAS DE MUSICALIZAÇÃO, ASSOCIAÇÃO DE TIMBRES ATRAVÉS DA MUSICALIZAÇÃO (ALTO, BAIXO, FINO, GROSSO E ETC), TROCAS DE EXPERIÊNCIAS, RODAS DE CONVERSAS E ETC. 
IV - PÚBLICO ALVO: COORDENADORES PEDAGÓGICOS QUE ATUEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CEI REDE DIRETA) E ENSINO FUNDAMENTAL I QUE ATUEM NAS EMEIS, JURISDICIONADAS A DRE ITAQUERA. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 16 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: TURMA A: 09/09/2016, 16/09/2016, 14/10/2016, 18/11/2016 - DAS 14:00 ÀS 18:00 INSCRIÇÕES A PARTIR DAS 8H DA MANHÃ DO DIA 16 DE AGOSTO DE 2016 PELO LINK: https://goo.gl/forms/OmQdC07LmYG1bK0O2, A PARTIR DO DIA 16/08/2016 AS 8H00 DA MANHÃ. SERÃO OFERTADAS: 50 VAGAS 
VIII - REGENTES: VANDERLEI LUCENTINI, KETELIN ZAROTINO SCHEID E MARIA CRISTINA DO NASCIMENTO MIQUELINO 
IX- CERTIFICAÇÃO: CONCEITO: S, 100% DE FREQUÊNCIA. 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA

***

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUAIANASES
COMUNICADO Nº 33, DE 08 DE AGOSTO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO SGP, ANÁLISE DE DADOS PARA A TOMADA DE DECISÕES, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: APROPRIAR-SE DOS ELEMENTOS CONSTITUINTES DO SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA; DINAMIZAR O PROCESSO DE REGISTRO, LEITURA E ANÁ- LISE DAS INFORMAÇÕES PEDAGÓGICAS POR PROFESSORES, EQUIPES GESTORAS, ADMINISTRADORES DAS UNIDADES EDUCACIONAIS, EQUIPES DAS DRE; POTENCIALIZAR O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DOS ESTUDANTES PELOS PAIS/RESPONSÁVEIS, PROFESSORES, ADMINISTRADORES, GESTORES DAS UNIDADES EDUCACIONAIS, SUPERVISORES ESCOLARES, DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO GUAIANASES; AUXILIAR OS GESTORES E ADMINISTRADORES DAS UNIDADES EDUCACIONAIS NA INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO SOBRE OS REGISTROS, VISANDO ASSEGURAR A QUALIFICAÇÃO DOS MESMOS E O AVANÇO DOS ESTUDANTES NAS APRENDIZAGENS; PLANEJAR PAUTAS FORMATIVAS PARA FOMENTAR O DEBATE A FIM DE QUE OS EDUCADORES RESSIGNIFIQUEM SUAS PRÁTICAS; ORIENTAR O PÚBLICO ALVO PARA O USO E ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE REGISTRO DO(S) PLANEJAMENTO(S) DOS CICLOS, DOS PLANOS DE AULA, DIÁRIOS DE CLASSE, INTERVENÇÕES E AVALIAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES; SISTEMATIZAR E AVALIAR AS CONTRIBUIÇÕES TRAZIDAS NO CURSO. 
II - CONTEÚDO: - PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO; - SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA; - AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM; 
III - METODOLOGIA: FORMAÇÃO PRESENCIAL PAUTADA NA ESCUTA, NA DIALOGICIDADE E NA PROBLEMATIZAÇÃO DA AÇÃO DOCENTE E GESTORA (AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO), LEITURAS, VÍDEOS, ESTUDOS, RELATOS DE EXPERIÊNCIAS, TAREFAS (COLETIVAS) DE ACOMPANHAMENTO, TENDO COMO FOCO A ANÁLISE DOS DADOS DO SGP. 
IV - PÚBLICO ALVO: DIRETORES DE ESCOLA, COORDENADORES PEDAGÓGICOS E ADMINISTRADORES DO S.G.P. DAS EMEFs/EMEFM, SUPERVISORES ESCOLARES E INTEGRANTES DA EQUIPE DA DIPED, TODOS EM EXERCICIO NA DIRETORIA REGIONAL DE GUAIANASES. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: DE AGOSTO A NOVEMBRO DE 2016 DATAS: 08/08/2016 – MANHÃ: T1 - TARDE: T2 10/08/2016 - MANHA: T3 DATAS: 19/09/2016 – MANHÃ: T1 - TARDE: T2 26/09/2016 - MANHÃ: T3 DATAS: 21/11/2016 – MANHÃ: T1 - TARDE: T2 22/11/2016 - MANHÃ: T3 HORÁRIO: MANHÃ: DAS 08H30 ÀS12H30; TARDE: DAS 13H30 ÀS 17H30. 
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA
QUANTIDADE DE TURMAS: 3 
VIII - REGENTES: TURMA I ARNALDO ALVES DA SILVA IRENICE ALVES FERREIRA ROMEU GUIMARAES GUSMAO TURMA II LUCIANA BERGONZINI MANSO TORRES MABEL PASCOARELLI ROMERO TURMA III SUELI BARÃO ROCHA DE SOUZA CONCEIÇÃO DE MARIA E SOUSA MARCELO MARTINS 
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS À CERTIFICAÇÃO OS INSCRITOS COM FREQU- ÊNCIA MÍNIMA DE 100% E QUE REALIZAREM AS ATIVIDADES PREVISTAS. 
X - INSCRIÇÕES: SERÃO REALIZADAS NOS DIAS 04 E 05 DE AGOSTO DE 2016, POR MEIO DO E-MAIL SMEDREGUAIANASESADM@ PREFEITURA.SP.GOV.BR, CONTENDO: NOME DA UNIDADE DE LOTAÇÃO, NOME DA UNIDADE DE EXERCÍCIO, NOME COMPLETO DO PARTICIPANTE, RF COM VÍNCULO, CARGO, Nº DO RG, Nº DO CPF E QPE. XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO GUAIANASES

***
Publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo de 09/08.


Publicado vagas para escolha em SP

EDUCAÇÃO GABINETE DA SECRETÁRIA COMUNICADO Nº 890, DE 08 DE AGOSTO DE 2016. CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DOS CARGOS DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL RELAÇÃO DE VAGAS A Secretária Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, PUBLICA a relação de vagas a serem oferecidas em CARÁTER DEFINITIVO/PRECÁRIO, aos candidatos para o cargo de PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, convocados de acordo com a Convocação nº 18, publicada no DOC de 02/08/2016