terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Alckimin e Dória definem parcerias na Educação

Ontem, 09, O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckimin,  se reuniu com o novo prefeito da capital paulista, João Dória Jr; mais diversos secretários municipais e estaduais para assinarem parcerias entre município de governo estadual em diversas pastas de cada administração.
De acordo com site da prefeitura, na área da Educação será feito:
"Na Educação, haverá uma integração entre as redes, criando um calendário único de aulas municipais e estaduais, que irão começar e terminar juntas. Também haverá integração nos ciclos e no material pedagógico das redes de ensino. O Estado ainda irá ceder à gestão municipal salas de aulas que estejam ociosas."
As duas gestões irão inaugurar ainda uma Etec destinada exclusivamente à produção de games. Denominada de Etecri, ela ficará localizada na região da Lapa"
Ao contrário do que foi veiculado pelas imprensa não haverá unificação das redes. De Acordo com o secretário municipal de Educação de São Paulo, Alexandre Schneider, o que haverá será: "Cada uma segue com sua identidade própria. Não haverá unificação curricular ou de materiais. E sim a identificação de oportunidades de atuação conjunta que facilitem a vida de professores, alunos e pais."
Ele explicou por meio da assessoria de imprensa que foi criado "um grupo de trabalho para propor medidas nessa direção em até 90 dias. A partir daí apresentaremos medidas concretas à sociedade, cuja implementação dependerá de discussão prévia com as duas redes."
"Nesse sentido, foram formados dois grupos de trabalho com representantes das duas Secretarias para analisar a viabilidade e apresentar propostas sobre:
1) Organização conjunta das Redes de Educação Básica
a) Adoção do Calendário Único; 
b) Compatibilização dos Ciclos de Aprendizagem; 
c) Compartilhamento de Programas Pedagógicos; e 
d) Compartilhamento de espaços ociosos de salas de aula, nas suas Redes.

2) Ações de Integração dos Sistemas de Transporte Escolar no município de São Paulo.
3) Ações de Integração dos Sistemas de execução de Obras Escolares entre Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE e a Secretaria Municipal de Serviços e Obras.
4) Ações conjuntas visando a ampliação de ofertas de vagas de Educação Profissional no Município de São Paulo.
5) Creches – As pastas deverão apresentar alternativas de cooperação visando a ampliação do número de vagas em creches, no município de São Paulo

Fonte: G1 e www.capital.gov.sp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário