sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Donald Trump: sua visão(propostas) para Educação estadunidense

Hoje, 20/01/2016, a partir das 15h, o empresário republicano Donald Trump de moral questionável, tomará posse como 45º presidente dos Estados Unidos, ou como dizia o pessoal do "Casseta & Planeta Urgente": presidente do mundo. 
Uma das propostas, questionáveis, que Trump tem gritado é que extinguirá o projeto de saúde "ObamaCare" viabilizado pelo, a partir das 15h, seu antecessor Barack Obama. Para quem não sabe o "ObamaCare" ampliou o acesso a planos de saúde para mais de 20 milhões de estadunidenses em seu mandato, pois para quem não sabe, no não existe SUS nos Estados Unidos, para se tratar a saúde é necessário ter um plano particular.
Na Educação, entretanto, o governo federal não interfere muito pois as primeiras etapas do ensino são administradas pelos estados e poderes locais, e são divididos assim:  
"Grosso modo, podemos dizer que o sistema de ensino norte-americano compreende 12 anos ou “graus” (do 1º ao 12º) de ensino prévios ao ingresso no ensino superior. Estes se dividem em três etapas:
Elementary school. Cinco graus dos 6 aos 11 anos
Middle school. Três graus dos 11 aos 14 anos
High school. Quatro graus dos 14 aos 18 anos"
Mas o que propôs e pensa Donald Trump sobre a educação estadunidense? A seguir reproduzo o que se encontra no site de cam,panha de RTrump, www.donaljtrump.com; referente a Educação.(obs.; infelizmente não sei o idioma inglês, usei o google tradutor para fazer a tradução, sendo assim algumas partes pode parecer sem sentido.)

VISÃO DE DONALD J. TRUMP

  • Imediatamente adicione um investimento federal adicional de $ 20 bilhões para a escolha da escola. Isto será feito através da redefinição de prioridades dos dólares federais existentes.
  • Dê aos estados a opção de permitir que esses fundos acompanhem o aluno à escola pública ou particular que frequentam. A distribuição desta concessão favorecerá estados que têm a escolha da escola confidencial, escolas do ímã e leis da carta patente, incentivando os participar.
  • Estabelecer o objetivo nacional de oferecer escolhas escolares a cada um dos 11 milhões de crianças em idade escolar que vivem na pobreza.
  • Se os estados contribuírem coletivamente com outros US $ 110 bilhões de seus próprios orçamentos de educação para a escolha da escola, além de US $ 20 bilhões em dólares federais, isso poderia fornecer US $ 12.000 em fundos escolares para cada aluno do K-12 que hoje vive na pobreza.
  • Trabalhar com o Congresso sobre as reformas para garantir que as universidades estão fazendo um esforço de boa fé para reduzir o custo da faculdade e dívida estudantil em troca dos benefícios fiscais federais e dólares dos impostos.
  • Assegurar que a oportunidade de freqüentar uma faculdade de dois ou quatro anos, ou de prosseguir um comércio ou uma habilidade através de formação profissional e técnica, será mais fácil de acessar, pagar e terminar.


ASSUNTOS CHAVEs

  • A nível estadual e federal, os Estados Unidos gastam mais de US $ 620 bilhões em educação K-12(educação elementar - educação primária e secundária nos E.U.A) a cada ano. Isso é uma média de aproximadamente $ 12.296 para cada estudante alistado em nossas escolas públicas primárias e secundárias.
  • Nós gastamos mais por estudante do que quase qualquer outro país importante no mundo. No entanto, nossos alunos realizam perto do fundo da embalagem para grandes grandes países avançados.
  • Nossos alunos continuam a ficar atrás de seus pares em todo o mundo em conhecimento adquirido. [Federação Americana para o Fundo de Crescimento das Crianças]
  • Entre os 34 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA) encontrou 27 países superados em matemática por estudantes norte-americanos. [Centro Nacional de Estatísticas da Educação]
  • A mesma avaliação constatou que 17 países superaram os estudantes norte-americanos em leitura. [Centro Nacional de Estatísticas da Educação]
  • Nossas maiores cidades gastam algumas das maiores quantias de dinheiro em escolas públicas:

Nova York gasta $ 20,226 por aluno.
Baltimore gasta $ 15.287 por aluno.
Chicago gasta $ 11.976 por aluno.
Los Angeles gasta $ 10.602 por aluno.
  • A escolha da escola é vital para reverter as desigualdades na educação e na falta de escolas governamentais em cidades internas controladas pelos democratas. De acordo com a avaliação nacional do progresso da instrução, somente um em cada seis estudantes afro-americanos na oitava classe é considerado proficiente em matemática e leitura. Em 2016, mais de 2 milhões de graduados do ensino médio tomaram o ACT:

45 por cento de todos os alunos testados reuniu três ou mais pontos de referência relacionados com a preparação da faculdade.
Apenas 11 por cento dos estudantes afro-americanos testados reuniu três ou mais dos benchmarks para a faculdade e prontidão de carreira. [A condição da faculdade e da preparação da carreira, 2016]
  • É hora para a escolha da escola para ajudar crianças livres de falhar escolas do governo e para fechar a abertura da realização. A escolha da escola é a questão dos direitos civis do nosso tempo.
Aparentemente o que Trump propõem é aumentar os índices de educacionais dando a "oportunidade" dos pais de estudantes de escolherem em qual escola se matricularem para fazerem seus estudos com o apoio financeiro do governo, ou seja, passando a escolherem escolas particulares para estudar. Um abandono da escola pública e "privatização" da aprendizagem. Nada mais, nada menos que a visão capitalista sobre a Educação Pública.
Foi o que declarou em Ohio:
"Como seu Presidente, serei a maior cheerleader da nação para a escolha da escola. Quero que cada criança urbana na América que está hoje presa em uma escola falha para ter a liberdade - o direito civil - para assistir à escola de sua escolha. Eu entendo que muitos velhos e velhos políticos vão resistir, mas é hora de o nosso país começar a pensar de novo, uma vez mais, passamos muito tempo falando sobre as pequenas palavras, quando devemos passar o tempo sonhando com as grandes aventuras que temos pela frente. - Donald J. Trump"
A secretária de Educação será  Betsy DeVos.



Fonte de informações e imagem: www.donaldjtrump.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário