sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Perfil do Sistema prisional: racista!

Esse é um infográfico que o perfil no facebbok do Senado Federal postou na tarde de hoje. Período em que vivenciamos o massacre de Manaus no presídio privatizado.
Percebam os dados intrigantes que são revelados: não só a realidade dos presídios brasileiros, mas a situação da nossa sociedade.
Daqueles que estão no sistema penitenciário brasileiro 51% não completou o Ensino Fundamental, isso quer dizer que mais da metade dos presos não conseguiram cursar até o fim do 9º ano(antiga 8ª série). Isso revela um alto índice de evasão que pode ter diversos motivos com  raiz em questões sociais: parou de estudar para ajudar nas finanças da casa; parou de estudar porque foi reprovado diversas vezes; ou nem se quer foi matriculado numa escola.
Outro dado que revela uma das faces do preconceito e que nos mostra a realidade do futuro do país: 31% dos presos tem de 18 a 24 anos e 25% de 25 a 29 anos, ou seja, das pessoas que estão reclusas 56% são jovens. O que deixa claro a falta de perspectiva da juventude que não encontra no Estado brasileiro políticas públicas voltadas pra suprir as necessidades educacionais, esportivas, culturais e de trabalho dos jovens. Um exemplo muito claro da falta de politicas públicas para juventude é o governo paulista, hoje nas mãos de Geraldo Alckimin(PSDB), que tem como principal projeto pra juventude a Fundação Casa(antiga FEBEM), ou seja, o grande projeto tucano para os jovens é a carceragem.
Por fim a constatação do racismo, da exclusão e marginalização social no Brasil: 67% dos reclusos são negros!
Ou seja, no Brasil são presos jovens e negros, ou melhor, jovens negros, que tem suas vidas encarceradas num sistema prisional que não reabilita e sim deturpa a mente de quem entra nele.
Jovens negros que vêem a sua frente problemas sociais e econômicas que não conseguem auxílio para resolver. Qual auxilio? Educação básica, técnica, profissionalizante pública de boa qualidade social. Sistema público de esporte e cultura bem como de saúde para que possam utilizar quando preciso e não imaginar que tudo está perdido, forçando - os a assumirem uma vida de crimes.
Muitos defendem mudanças no código penal para que este seja mais duro, menos brando. Defendemos que o código penal que existe seja cumprido, ou seja, que as pessoas sejam presas não por sua raça ou cor ou idade, mas pelos crimes que realmente cometeram.  E quando presos que sejam presos em Centros de Reabilitação, e não em gaiolas lotadas para mofarem até serem mortos pelos companheiros de cela, ou até que consigam uma "saidinha" e não voltem mais. 
Tem que ser um sistema prisional que mostre que a pessoa que errou que errar com a sociedade não pode fazer parte do dia a dia. Mas não torturando com jaulas fedidas e agentes penitenciários tão desumanizados quanto os presos, mas ensinando o básico, ensinando uma profissão, ensinando humanidade, respeito a vida.
O sistema penitenciário deve servir para humanizar quem foi desumanizado pela sociedade, e não cometer "acidentes"(in Fora Temer), ou seja, massacre, como o que ocorreu em Manaus - AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário