sábado, 24 de fevereiro de 2018

Categoria decide: GREVE 100% em 08 de março - contra a reforma da Previdência e a Sampaprev


        Mais de 10 mil profissionais de educação da rede municipal de ensino participaram, nesta segunda-feira (19/02), do Dia Nacional de Luta, convocado pelas centrais sindicais, contra a reforma da Previdência, do presidente Temer, e a instituição do Regime de Previdência Complementar/Sampaprev, pretendida pelo prefeito Doria. Após a manifestação, em frente à Prefeitura, no Viaduto do Chá, mais de 90% dos presentes decidiram, em assembleia geral, realizada pelo SINPEEM, decretar greve em 08 de março, Dia Internacional da Mulher.

        Durante a assembleia foi deliberado que todos os profissionais de educação ali presentes compõem o Comitê de Mobilização do SINPEEM, para a greve de 08 de março, e trabalharão em suas unidades, com esclarecimento aos pais e alunos sobre a importância deste movimento, para que tenhamos 100% de adesão e o importante apoio da população.

        Também aprovaram que a Diretoria está autorizada a convocar imediatamente os associados, antes de 08 de março, caso os governos federal ou municipal coloquem as reformas em votação. E que o SINPEEM buscará a unidade com outras entidades representativas dos profissionais de educação e dos demais servidores municipais para construir uma grande paralisação em 08 de março.

        O presidente do SINPEEM, Claudio Fonseca, lembrou que o SINPEEM sempre foi, é e sempre será um sindicato combativo, estando sempre à frente das principais lutas contra mudanças prejudiciais aos trabalhadores, nos mais diferentes governos. “Esta luta contra as reformas não é somente do SINPEEM. É uma luta de todo o funcionalismo e dos trabalhadores em geral. A tramitação da reforma da Previdência de Temer está suspensa em função da intervenção federal no Rio de Janeiro e deve ficar para o próximo governo. Em São Paulo, o Projeto de Lei nº 621/2016, que institui o Regime de Previdência Complementar e cria a Sampaprev, começará a tramitar nas Comissões da Câmara Municipal na próxima semana”, explicou o presidente. 

        “Não podemos permitir a aprovação destas reformas, que retiram direitos dos trabalhadores. Os servidores municipais não vão engolir as mudanças pretendidas pelo governo Doria. Vamos nos mobilizar, construir o debate com as demais categorias. Não é hora de divisão, é hora de união para derrotarmos a reforma de Temer e o reajuste de 11% para 14%, pretendido por Doria”, completou.



SUBSTITUTIVO DE DORIA É UMA AFRONTA AOS DIREITOS DOS SERVIDORES

        O substitutivo de Doria ao Projeto de Lei nº 621/2016, protocolado na Câmara Municipal em 18 de dezembro do ano passado, dispõe sobre:

        a) a organização e capitalização do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS);

        b) a elevação da contribuição previdenciária;

        c) a criação do Regime de Previdência Complementar (RPC);

        d) a criação da Entidade Fechada de Previdência Complementar (Sampaprev);

        e) a reestruturação do Instituto de Previdência Municipal de São Paulo (Iprem).

        Já a contribuição previdenciária, que hoje tem o percentual único de 11% sobre os vencimentos dos servidores ativos e sobre o que excede, atualmente, ao valor de R$ 5.645,80 (teto do INSS) dos proventos dos aposentados, será elevada para 14% para os ativos e até 5% a mais, a título de contribuição suplementar, dependendo da remuneração do servidor. 

        Quanto aos aposentados, terão de contribuir para o Iprem com 14% sobre o valor que exceder ao teto do INSS, que se somarão à contribuição suplementar, com variação de 1% a 5% sobre o total de seus vencimentos.

CALENDÁRIO DE LUTA

        Também ficou definido na assembleia desta segunda-feira o seguinte calendário de luta:

        20/02 a 07/03 – visitas do Comando de Greve às unidades escolares.

        01/03 – reunião de representantes, na Casa de Portugal, às 9h30 – Comando de Greve;


        08/03 – GREVE – manifestação e assembleia geral às 14 horas, em frente à Prefeitura, no viaduto do Chá.

        Após a assembleia, os profissionais de educação seguiram em passeata até o vão livre do Masp, na avenida Paulista, onde se juntaram com outras entidades sindicais e movimentos sociais.

TODOS À GREVE DE 08 DE MARÇO
MANIFESTAÇÃO E ASSEMBLEIA ÀS 14 HORAS
LOCAL: EM FRENTE À PREFEITURA – VIADUTO DO CHÁ

FONTE: Sinpeem 

Associação dos Profissionais e Trabalhadores da Educação do Município de Poá - APEP



SME convoca 113 professores de educação infantil e ensino fundamental I

 A SME publicou no diário Oficial desta sexta-feira, 23 de fevereiro a convocação de 113 candidatos aprovados em concurso o provimento dos cargos de professores de ensino fundamental I.

        A escolha de vagas será no dia 09 de março, no auditório da Cogep – avenida Angélica, 2.606, Consolação –, de acordo com o seguinte cronograma:

        9h às 10h             10.655 a 10.695

        10h às 11h           10.696 a 10.735

        11h às 12h           10.736 a 10.775

        12h às 12h30        retardatários do dia

        Atendendo à reivindicação do SINPEEM, para que todos os aprovados em concursos sejam convocados, o secretário de Educação também anunciou nas redes sociais que na próxima semana também serão convocados 163 professores de educação e 627 professores de ensino fundamental II e médio.

        O SINPEEM também reivindica a realização de novos concursos para docentes, gestores e Quadro de Apoio.


FONTE: SINPEEM