O Blog

Crédito da imagem: Navegando Publicações

O Blog Libertat & Liberdade Educação compartilha da ideia de que Outro Mundo é Possível e que para tal outra Educação é necessária e possível. Uma Educação com base na democracia que se faça de forma dialógica que vá além do capital, com base na ideia de igualdade e alteridade. Uma Educação com base no Socialismo Cientifico.
Isso Mesmo uma Educação com base no materialismo histórico - dialético de Karl Marx(1818 - 1883) e Friedrich Engels (1820 - 1895). Materialismo porque somos o que as condições materiais ( as relações sociais de produção) nos determinam a ser e pensar. Histórico porque a sociedade e a politica não surgem de decretos divinos nem nascem da ordem natural, mas dependem da ação concreta dos seres humanos no tempo, movido por contradições sociais, sendo assim o materialismo histórico e dialético.
Sendo assim, buscamos a partir do marxismo analisar a Educação para auxiliar na transformação social, tendo como orientação o que foi postulado por Lev Semenovich Vygotsky (1896 - 1934) e outros pensadores como Alexander Romanov Luria ( 1902 - 1977) , Alexis N. Leontiev (1903 - 1979), Anton Semionovitch Makarenko (1888-1939) e desenvolvido no Brasil a partir da década de 80, a pedagogia histórico - critica,  por Demerval Saviani, Newton Duarte, Claudinei Lombardi, Nereide Saviani  e tantos outros que contribuíram para o desenvolvimento do pensamento marxista na psicologia e Educação.
Acreditamos que a partir da comunicação na mídia livre e independente, a blogosfera, podemos atingir educadores e cidadãos para que isso seja possível. E para isso compartilhamos da ideia de DUARTE(2005) sobre os seguintes desafios:

"1) é preciso realizar o trabalho de educar as novas gerações tendo como perspectiva a superação do capitalismo, mas sabendo que esse trabalho educativo está sendo realizado em condições objetivas e subjetivas produzidas pela sociedade capitalista contemporânea, ou seja, realizado em meio ao processo de generalização da barbárie;2) é preciso construir uma pedagogia marxista sabendo, porém, que tal construção não pode ocorrer à margem da luta sociopolítica cujo horizonte é o socialismo o que, nas condições atuais, estabelece para o pensamento pedagógico marxista os mesmos impasses e dificuldades com os quais se depara o movimento socialista do mundo todo;3) é preciso fazer a crítica às correntes de pensamento integrantes do universo ideológico que dá sustentação às ideias educacionais sintonizadas com a sociedade capitalista contemporânea."

Assim colocamos nossos pensamentos em prol da derrota do capitalismo neoliberal e de suas vertentes representativas na Educação como, por exemplo, o construtivismo, a pedagogia das competências, a pedagogia dos projetos, pedagogia do professor reflexivo e a pedagogia da escola nova.