quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Processo Seletivo: CIEJA SÃO MATEUS

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO MATEUS COMUNICADO Nº 43/16, DE 19 DE AGOSTO DE 2016 A Diretora Regional de Educação, no uso de suas atribui- ções legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão de Orientação Técnica Pedagógica COMUNICA a abertura do Processo Seletivo para Professores da Rede Municipal de Ensino, interessados em desenvolver atividade de docência no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos Professora Marlúcia Gonçalves de Abreu – CIEJA SÃO MATEUS, a partir segundo semestre do ano de 2016. 
I – JUSTIFICATIVA: O processo seletivo para Professores da Rede Municipal de Ensino, interessados em desenvolver atividade de docência nos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos – CIEJAs, no segundo semestre de 2016, justifica-se pela necessidade de dar continuidade à política municipal para a Educação de Jovens e Adultos, pela necessidade de contemplar o Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos com o quadro docente necessário para composição de sua equipe, respeito ao Anexo Único do Decreto Nº 54.453/13 que trata das atribuições dos Profissionais de Educação Integrantes das Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino, em seu capítulo I, § 2º, que indica que os CIEJAs e CMCTs serão supridos com recursos humanos na conformidade da pertinente legislação, como também, o Decreto Nº 53.676/12 e Decreto Nº 54.531/13 que regulamentam a Lei Nº 15.648/12, que estabelece diretrizes para o funcionamento dos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos - CIEJAs na Rede Municipal de Ensino do Município de São Paulo e, em seu Art. 8º, que dispõe sobre a designação de professores por ato do Secretário Municipal de Educação, dentre os integrantes da carreira do Magistério Municipal, após processo seletivo específico. 
II – OBJETIVO: - Suprir a necessidade de professores para regência de aulas. 
III – INSCRIÇÕES: Estarão abertas as inscrições no período de 29 a 31 de agosto de 2016. Horário: das 10h00 às 20h00 horas. Local: CIEJA Professora Marlúcia Gonçalves de Abreu. Avenida Mateo Bei, 1.651. São Mateus. Telefone: 2017 1272. 
IV - PÚBLICO ALVO: Professores da Rede Municipal de Ensino, interessados em desenvolver atividade docente no Centro Integrado de Educa- ção de Jovens e Adultos – CIEJA Professora Marlúcia Gonçalves de Abreu para o segundo semestre de 2016. 1. Professores de Ensino Fundamental II e Médio, efetivos, habilitados em Português e Inglês, para desenvolver atividades na área de conhecimento: Linguagens e Códigos. 2. Professores de Ensino Fundamental II e Médio, efetivos, habilitados em História, para desenvolver atividades na área de conhecimento: Ciências Humanas. Os interessados deverão: a) Atender ao funcionamento dos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos - CIEJA nas jornadas JEIF e JBD. b) Participar do trabalho coletivo com duração de 8 (oito) horas-aula no próprio Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA. d) Inscrever-se para um único cargo. 3. A inscrição deverá ser feita pessoalmente pelo interessado no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA Professora Marlúcia Gonçalves de Abreu 4. O candidato será informado no ato da inscrição sobre o local de prova, as vagas existentes. 5. Os professores inscritos serão submetidos à: a) Prova escrita que se constituirá em questões dissertativas, que versarão sobre a modalidade EJA, sobre o Mundo do Trabalho e Cultura e Diversidade. b) Entrevista com a Comissão instituída sob a responsabilidade do Diretor Regional de Educação para o gerenciamento do processo seletivo. c) Entrega de projeto e/ou proposta de trabalho que exemplifique sua prática docente até o dia 01/09/2016 (data da prova escrita). Somente os candidatos classificados na prova escrita terão seus projetos analisados pela comissão. 6. O processo seletivo dos candidatos será feito com base nas seguintes fases: a) Prova escrita de caráter eliminatório (10 pontos) – excluindo aqueles que obtiverem menos de 5 pontos; b) Entrevista com base no perfil constante no Anexo I deste Comunicado e análise de projeto e/ou proposta de trabalho entregue (10 pontos). c) Tempo de efetivo exercício no magistério da Rede Municipal de Ensino da PMSP (1,0 ponto por ano – até 10 pontos). 7. O candidato que não comparecer nas datas determinadas para qualquer uma das fases estará automaticamente eliminado. 8. Para fins de gerenciamento do Processo Seletivo será instituída a Comissão do Processo Seletivo sob a responsabilidade do Diretor Regional de Educação, composta de pelo menos um supervisor escolar, e dois representantes do CIEJA, que participará de todo processo seletivo e utilizará formulários padronizados para o respectivo processo. 9. O CIEJA Professora Marlúcia Gonçalves de Abreu deverá divulgar; afixar em local visível e de fácil acesso: a) Sobre a realização da Prova Escrita: Local: CIEJA Professora Marlúcia Gonçalves de Abreu: Avenida Mateo Bei, 1.651. São Mateus Data: 01 de setembro de 2016. Horário: das 10h00 às 13h00. b) O resultado final da Prova escrita no dia 05 de setembro de 2016, com a classificação dos candidatos em ordem decrescente. c) O local de realização da entrevista, que ocorrerá no dia 06 de setembro de 2016. d) A divulgação da Classificação Final do Processo Seletivo no dia 09 de setembro de 2016. 10. O candidato deverá apresentar a documentação relativa ao tempo de efetivo exercício no magistério da PMSP, conforme alínea “c” do item 6, no dia da entrevista. 11. O candidato interessado em interpor recurso referente à prova escrita deverá apresentá-lo no próprio dia 05 de setembro de 2016, após a divulgação do resultado das provas e no local de divulgação do resultado. Os professores serão designados pela Diretoria Regional de Educação São Mateus de acordo com a Classificação Final, considerando-se as necessidades do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos Professora Marlúcia Gonçalves de Abreu 12. Os casos omissos ou situações não previstas neste documento serão resolvidos pela Comissão do Processo Seletivo, instituída nos termos do item 
8. ÁREA PROMOTORA: Diretoria Regional de Educação São Mateus. Responsável: Claudete Vieira da Silva CONTATO: 3397-6719 
ANEXO I - PERFIL DO PROFESSOR PARA O PROJETO CIEJA O CIEJA necessita de um professor que: * Reconheça a Educação de Jovens e Adultos (EJA) como política pública, norteada pelo princípio da gestão democrática, contemplando a diversidade de sujeitos aprendizes e como instrumento para a educação ao longo da vida, destinada aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos no ensino fundamental. * Reconheça a educação como direito humano fundamental para a formação de jovens e adultos evidenciando as práticas de ensino, que visam desconstruir preconceitos, promover o aperfeiçoamento institucional e romper o ciclo de reprodução da violência no qual também a escola se insere. * Reconheça que a EJA tem como princípio o acesso e a permanência destes educandos, visando oportunizar o prosseguimento dos estudos por meio de programas especialmente dirigidos a essa população, com ênfase na preparação para o mundo o trabalho e da valorização da cultura. * Entenda que esta população apresenta especificidades próprias por sua história de vida, pelo fato de estar inserida no mundo do trabalho e da cultura e que a Educação de Jovens e Adultos necessita de um modelo Pedagógico próprio. * Conheça a legislação pertinente à Educação de Jovens e Adultos e aos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos: Lei Federal nº 9.394/96; Resolução nº 3 de 15/06/2010; Resolução 04 de 13/07/2010; Resolução nº 7 de 14/12/2010; Decreto 43.052 de 04/03/2003; Lei nº 15.648 de 14/11/2012; Decreto 53.676 de 28/12/2012; Decreto nº 54.531/13 de 29/11/2013; Parecer CME nº 10/02 de 07/11/02; Parecer CME nº 340/13 de 22/08/2013. * Conheça e utilize da metodologia dialógica em sua formação e na formação de seus educandos. Proponha situações de aprendizagem nas quais os conteúdos, sejam trabalhados de forma contextualizada e significativa, através de projetos interdisciplinares, considerando os saberes dos educandos, suas especificidades e estimulando a pesquisa, a descoberta e a construção de conhecimentos. * Realize trabalhos coletivos, integrando as áreas de conhecimento, na proposição de atividades e realização de projetos com os educandos. * Desenvolva avaliações, integradas ao processo de ensino e aprendizagem dos educandos, para favorecer o acompanhamento e intervenções necessárias para o avanço dos educandos. * Mantenha uma postura democrática, participativa, colaborativa e crítica em face de colegas e educandos. * Tenha disposição para utilização de múltiplas linguagens e de recursos tecnológicos, numa perspectiva inclusiva.

FONTE DA IMAGEM: https://www.melhorescola.net/escola/cieja-centro-int-ed-jovens-e-adultossao-mateus

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Publicado no D.O da cidade de São Paulo, 25/08

Dia Nacional da Educação Infantil


quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Cursos SME/SP - D.O 24/08

 DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - IPIRANGA 
COMUNICADO Nº 28 , DE 24 DE AGOSTO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO OPTATIVO EDUCAÇÃO POPULAR: DIÁLOGOS COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I- OBJETIVOS: PROMOVER A REFLEXÃO E DISCUSSÃO ACERCA DA EDUCAÇÃO POPULAR E A INTERLOCUÇÃO ENTRE PROCESSOS EDUCATIVOS E PARTICIPATIVOS ENTRE UNIDADES EDUCACIONAIS E MOVIMENTOS SOCIAIS. 
II-CONTEÚDO: MOVIMENTOS SOCIAIS E RELAÇÕES INTERGERACIONAIS; PEDAGOGIA E TEATRO DO OPRIMIDO; DIMENSÃO SOCIAL E POLÍTICO DE CURRÍCULO, MÍDIAS ALTERNATIVAS E MOVIMENTOS DE EDUCAÇÃO. 
III- METODOLOGIA: EXPOSIÇÃO DIALOGADA, SOCIALIZA- ÇÃO DE PRÁTICAS, LEITURA E DEBATE REFLEXIVO. 
IV - PÚBLICO ALVO: SUPERVISOR ESCOLAR, DIRETOR DE ESCOLA, ASSISTENTE DE DIRETOR DE ESCOLA, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, AGENTE ESCOLAR, COORDENADOR PEDAGÓGICO, ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, ANALISTA DE INFORMAÇÕES CULTURAIS E DESPORTIVAS BIBLIOTECA DOS CEUS QUE ATUEM COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; CASO SOBREM VAGAS, SERÃO DISPONIBILIZADAS PARA PROFISSIONAIS ATUANTES EM CICLOS DE ALFABETIZAÇÃO, INTERDISCIPLINAR E AUTORAL. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL:12 HORAS. 
VI- CRONOGRAMA: LOCAL: CEU HELIÓPOLIS PROFA ARLETE PERSOLI - BIBLIOTECA, ESTRADA DAS LÁGRIMAS, 2385, S. JOÃO CLÍMACO. TURMA ÚNICA: DAS 8H30 ÀS 12H30; 13/09/2016; 20/09/2016 E 27/09/2016. 
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS. 
VIII - REGENTES: JOANA ALVES DA SILVA RF 7256671/1; MEIRE REGINA DE LIMA RF 802.167.8/1. 
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS À CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES COM 100% DE FREQUÊNCIA E APROVEITAMENTO SATISFATÓRIO (S). 
X–INSCRIÇÕES: A PARTIR DE 29/08/2016 PELO LINK: https://goo.gl/forms/qqz6AccJYk7FpRpY2 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO IPIRANGA

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 DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - JAÇANÃ / TREMEMBÉ 
COMUNICADO Nº 30 DE 05 DE AGOSTO DE 2.016 O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO CINE CLUBE: DA EDUCAÇÃO, DO SABER, DO PODER E DO CONTROLE – POR OUTRAS NARRATIVAS., CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: A IMPORTÂNCIA E A DIALOGICIDADE DAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES EXPRESSIVAS, QUE REPRESENTAM A COMPLEXIDADE DAS DIVERSAS CONSTITUIÇÕES IDENTITÁRIAS, A POSSIBILIDADE DA CONSTRUÇÃO DE DIFERENTES OLHARES E NARRATIVAS NUMA PERSPECTIVA DE SÍNTESE REFLEXIVA E SENSÍVEL DO PROCESSO VIVENCIADO 
II - CONTEÚDO: 13/09/16 – FILME: RELATOS SELVAGENS ARGENTINA , 2014 20/09/16 – FILME: SEMENTES DO NOSSO QUINTAL, BRASIL, 2014 27/09/16 – FILME: NUMA ESCOLA DE HAVANA, CUBA 2015 04/10/16 – FILME O ALUNO INGLATERRA/ EUA /QUENIA, 2010 18/10/16 – DEBATE 
III - METODOLOGIA: A METODOLOGIA VISA ATIVAR, PROBLEMATIZAR E CONTEXTUALIZAR AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DOS FILMES SELECIONADOS, A PARTIR DE PROCESSOS DIALÓGICOS E REFLEXIVOS 
IV - PÚBLICO ALVO: AGENTE DE APOIO, AGENTE ESCOLAR, AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 15 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: LOCAL: DIVISÃO PEDAGÓGICA - DIPED - DRE JAÇANÃ/ TREMEMBÉ - AV: GAL. ATALIBA LEONEL, 1021 DIAS: 13/09/2016 – 20/09/2016 – 27/09/2016 – 04/10/2016 - 18/10/2016 HORÁRIO: 19H30 ÀS 22H30. 
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 1 
VIII - REGENTE: ROBERTO ANTONIO MACIEL – RF: 6686362 
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM FREQUÊNCIA DE 100% E ENTREGAREM TRABALHO FINAL COM CONCEITO S (SATISFATÓRIO). 
X - INSCRIÇÕES: OS INTERESSADOS DEVERÃO SE INSCREVER, DE 05/09 A 09/09/2016, PELO LINK: HTTPS://GOO.GL/FORMS/TAUSIURAIAU-8XUKS2 .AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS POR ORDEM DE INSCRIÇÃO OBEDECENDO AO SEGUINTE PERCENTUAL: 25 VAGAS PARA PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO E 25 VAGAS PARA PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL A CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO SERÁ POR E-MAIL DA UNIDADE EM ATÉ 2 DIAS ÚTEIS. 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO JAÇANÃ / TREMEMBÉ – DIPED

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Publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo em 24/08

Cursos D.O 23/08 - SME/SP

COMUNICADO Nº 935, DE 22 DE AGOSTO DE 2016. A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais e conforme lhe representou a Diretora da Divisão de Educação Especial, COMUNICA a realização do curso optativo: “Conhecendo a criança com Deficiência Física de 0 a 5 anos na Educação Infantil - Uma Visão Pedagógica” em parceria com AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente, conforme segue: 
I - OBJETIVO: Aprofundar conhecimentos sobre a Deficiência Física e a Inclusão na perspectiva da Educação Inclusiva. 
II - CONTEÚDO: Paralisia Cerebral - mielomeningocele; lesão encefálica infantil adquirida; malformações congênitas e doenças neuromusculares-causas e consequências; posicionamento - deambulação (uso do andador e parapodium) - deslocamento; adaptações de material escolar - mobiliário adaptado para a escola infantil; como o professor lida com as funções alimentares, controle de baba, Linguagem e Comunicação; Comunicação Alternativa: confecção da pasta de comunicação; o brincar como instrumento pedagógico; estratégias para o professor de Educação Infantil com a criança com Deficiência Física em sala de aula e estudo de caso. 
III - METODOLOGIA: Exposições dialogadas; debates; elaboração de material; vídeos; troca de experiências sobre as práticas na atuação para o apoio ao aluno com Deficiência Física. 
IV - PÚBLICO ALVO: Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio e Coordenador Pedagógico que atue no CEI Direto, no CEMEI, na EMEI, como regente de SAAI, no CEFAI e em SME/DIEE. 
V - CARGA HORÁRIA: 16 horas. 
VI - NÚMERO DE VAGAS: 20 VAGAS 
VII - CRONOGRAMA: - DATAS: 10 e 17/09/2016 - HORÁRIO: 08h00 às 17h00 - LOCAL: AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente - Anfiteatro - Av. Prof. Ascendino Reis, 724 - Ibirapuera, São Paulo/SP. 
VIII - INSCRIÇÕES: As inscrições serão das 09h00 do dia 29 às 17h00 do dia 31/08/2016 ou até que se esgotem as vagas através do link: http://goo.gl/forms/b7WF0HkQMrxyKpU42 Os Servidores contemplados serão comunicados via e-mail em 05/09/2016. 
IX - REGENTES: Dra. Solange Aoki RG 17.591.064-9 Adriana Peres RG 19.303.461 Ana Carolina Rodrigues da Silva RG 2.465.488 Fernanda T. Valentin RG 25.602.867-9 Margarida Maria André RF 6716466 Juliana Faia Barreiros RG: 24331589-2 
X - AVALIAÇÃO: Os participantes serão avaliados pela participação nas atividades propostas e frequência. 
XI - CERTIFICAÇÃO: Fará jus ao certificado o participante que obtiver 100% de frequência e conceito satisfatório (“S”). 
XII - ÁREA PROMOTORA: SME/COPED/DIEE/AACD.

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COMUNICADO Nº 936, DE 22 DE AGOSTO DE 2016. A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão de Educação Especial, COMUNICA a realização do curso: “Estratégias Pedagógicas Inclusivas”, conforme especificações a seguir: 
I - OBJETIVOS: Compartilhar com os educadores estratégias pedagógicas e a valorização das múltiplas aprendizagens. 
II - CONTEÚDO: - Currículo e Desenvolvimento Humano; - Processo de Ensino/Aprendizagem; - Processo de Aprendizagem na perspectiva Histórico Cultural; - Linguagem e Imagens Mentais; - Oficina com proposta de atividades: expositiva e prática. 
III - METODOLOGIA: Aula expositiva, textos reflexivos, roda de conversa, dinâmicas de grupo, análise de trechos de filmes, oficina de estratégias pedagógicas. 
IV - PÚBLICO ALVO: Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor Ensino Fundamental II e Médio, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola e os profissionais que atuam na SME/DIEE. 
V - CARGA HORÁRIA: 12 horas. 
VI - TOTAL DE VAGAS: 100 vagas, sendo 50 vagas por turma. 
VII - CRONOGRAMA: *Turmas: A e B - Horário: 09h00 às 16h00 - Dia/Mês/Ano: 17 e 24/09/2016 - Local: APAE de São Paulo - Rua Loefgreen, 2019 - Vila Clementino, São Paulo/SP. 
VIII - REGENTES: - Elisete Galende de Farias - Michelle Marchi Pereira - Roseli Olher - Rochelle Miranda de Paula 
IX - INSCRIÇÕES: Os interessados deverão de inscrever a partir das 09h00 do dia 29/08/2016 até às 17h00 do dia 02/09/2016 ou até que se esgotem as vagas, por meio do link: https://goo.gl/forms/ DbrOc7x1SyvGTHOD3 Os inscritos que não atenderem aos critérios descritos no público alvo terão suas inscrições canceladas automaticamente. 
X - AVALIAÇÃO: A avaliação será contínua, baseada na frequência e participação nas atividades propostas. 
XI - CERTIFICAÇÃO: Farão jus ao certificado os participantes que obtiverem 100% de frequência e aproveitamento satisfatório (“S”). 
XII - ÁREA PROMOTORA: SME/COPED/DIEE/APAE.

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COMUNICADO Nº 937, DE 22 DE AGOSTO DE 2016. A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A COORDENADORA DOS CEUS E EDUCAÇÃO INTEGRAL, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO ATUAR PARA NAO DISCRIMINAR, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: SENSIBILIZAR E FOMENTAR O RECONHECIMENTO E COEXISTÊNCIA DAS DIFERENTES IDENTIDADES CULTURAIS, RELIGIOSAS E ÉTNICAS. POSSIBILITAR REFLEXÕES SOBRE FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO NO HISTÓRICO SOCIAL E DE IDENTIDADE DE DIFERENTES ETNIAS E SEUS REFLEXOS NO COTIDIANO: HOLOCAUSTO CONTRA OS JUDEUS, ESCRAVIDÃO DOS NEGROS, DISCRIMINA- ÇÃO CONTRA IMIGRANTES COREANOS, ETC.OFERECER SUBSÍDIOS PARA OS DOCENTES PARTICIPANTES APRESENTAREM E DISCUTIREM O TEMA COM SEUS ESTUDANTES, ALÉM DE EXPLICITAREM A ESPECIFICIDADE DA EXPRESSÃO TEATRAL, BEM COMO DE COMO VIVENCIAREM ESTA EXPERIÊNCIA . 
II - CONTEÚDO: DIREITOS HUMANOS E A CONVIVÊNCIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA A LINGUAGEM ARTÍSTICA TEATRAL E A FORMAÇÃO DE PÚBLICO SUBSÍDIOS PARA PROJETO COM ESTUDANTES A FIM DE SUBLINHAR A IMPORTÂNCIA DA ALTERIDADE, RESPEITO E DIVERSIDADE NA CONSTRUÇÃO PERMANENTE DO HUMANISMO. REFERENCIAS TEÓRICAS E POSSIBILIDADE DE INTERLOCU- ÇÃO COM A FORMADORA PARA ELABORAÇÃO DE SEQUENCIA DIDÁTICA 
III - METODOLOGIA: DIALOGICA COM EXPOSIÇAO TEORICA 
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II EM REGÊNCIA DE TURMAS DO 6º AO 9º ANO NA RME 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: JARDIM PAULISTANO: FORMAÇÕES À RUA CAÇAPAVA Nº 105: 27/08/2016 E 01/10/2016 - 9H ÀS 13H, APRESENTAÇÃO DE TEATRO À AVENIDA ELÍSIO TEIXEIRA LEITE Nº 4180, NO DIA 02/09/2016 DAS 9H ÀS 13H OU DAS 14H ÀS 18H. CASA BLANCA: FORMAÇÕES À RUA CAÇAPAVA Nº 105: 08/10/2016 E 05/11/2016 DAS 9H ÀS 13H, APRESENTAÇÃO DO TEATRO À RUA JOÃO DAMASCENO Nº85, JARDIM SÃO LUIZ, NO DIA 20/10/2016 DAS 9H ÀS 13H OU DAS 14H ÀS 18H. PÊRA MARMELO: FORMAÇÕES À RUA CAÇAPAVA Nº 105: 27/08/2016 E 01/10/2016 DAS 9H ÀS 13H, APRESENTAÇÃO DE TEATRO À RUA PERA MARMELO Nº 226, JARAGUÁ, VILA AURORA, NO DIA 20/09/2016 DAS 9H ÀS 13H OU DAS 14H ÀS 18H. SÃO RAFAEL: FORMAÇÕES: 08/10/2016 E 05/11/2016 DAS 9H ÀS 13H, APRESENTAÇÃO NO TEATRO À RUA CINIRA POLONIO Nº 80, JARDIM RIO CLARO, NO DIA 25/10/2016 DAS 9H ÀS 13H OU DAS 14H ÀS 18H. OS DOCENTES PARTICIPANTES ESCOLHERÃO UM DOS HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO DA PEÇA TEATRAL NO RESPECTIVO CEU REFERENTE À SUA TURMA. PARA TANTO ENVIARÃO PREVIAMENTE, PELO E-MAIL: ROBERTA@BNAIBRIT.ORG.BR, A INDICAÇÃO DO HORÁRIO E DO NÚMERO DE ALUNOS QUE ESTARÃO PRESENTES. O TRANSPORTE PARA O TEATRO SERÁ PREVISTO PELO (A) PARTICIPANTE JUNTO A SUA UNIDADE EDUCACIONAL. 
VII - TOTAL DE VAGAS: 30 VAGAS POR TURMA, QUANTIDADE DE TURMAS: 04 
VIII - REGENTES: LESLIE MARKO, THAIS ROMOLI TAVARES, THIAGO SOUSA CRUZ 
IX- CERTIFICAÇÃO: MEDIANTE 100% DE FREQUÊNCIA , APRESENTAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA COM ESTUDANTES. 
X - INSCRIÇÕES: INSCRIÇÕES ATÉ DOIS DIAS ÚTEIS ANTERIORES À FORMAÇÃO INICIAL EM CADA POLO,PELO EMAIL: ROBERTA@ BNAIBRITH.ORG.BR 
XI- ÁREA PROMOTORA: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO-COCEU-DIAP

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COMUNICADO Nº 938, DE 22 DE AGOSTO DE 2016. A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO IMPRENSA JOVEM - LEITURA CRÍTICA DA MÍDIA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: ? - FOMENTAR A EDUCAÇÃO PARA E PELA MÍDIA; ? - APRESENTAR A CULTURA MIDIÁTICA COMO OBJETO DE ESTUDO E REFLEXÃO; ? - ANALISAR DIFERENTES PRODUTOS MIDIÁTICOS EM SEUS DIVERSOS CONTEXTOS - RÁDIO, TELEVISÃO, JORNAL IMPRESSO, OUTDOOR, INTERNET; ? -TRANSFORMAR MEROS CONSUMIDORES DE MENSAGENS MIDIÁTICAS EM ANALISTAS E PRODUTORES CRÍ- TICOS DE MÍDIA. 
II - CONTEÚDO: ?O QUE É E COMO FUNCIONA ATUALMENTE UMA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS. ?DIREITO À COMUNICAÇÃO E LIBERDADE DE EXPRESSÃO: MARCOS LEGAIS. AGÊNCIA DE NOTÍCIAS IMPRENSA JOVEM: EXERCÍCIO DO DIREITO À COMUNICAÇÃO. ?IMPARCIALIDADE DA IMPRENSA: VERDADE OU MITO? ?ANÁLISE CRÍTICA DA "PIRÂMIDE INVERTIDA" USADA NOS CURSOS DE JORNALISMO. ?INFORMAÇÃO OU PROPAGANDA: O PODER DOS ANUNCIANTES. ?O TRABALHO DE EDIÇÃO/DIAGRAMAÇÃO COMO PRODUTOR DE CONTEÚDO. ?LEITURA DA IMAGEM: DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO. ?TELEJORNALISMO: REALIDADE OU FICÇÃO? 
III - METODOLOGIA: EXPOSIÇÃO DIALOGADA SEGUIDA DE ANÁLISES COMPARATIVAS DE PRODUTOS MIDIÁTICOS E EXERCÍCIOS DE LEITURA CRÍTICA (TEXTO/IMAGEM). 
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇAO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR, AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: DRE JAÇANÃ/TREMEMBÉ ( TURMA 1) 01,08,15 E 22/09/2016 HORÁRIO: 19H ÀS 22H LOCAL: CENTRO DE FORMAÇÃO DRE JT – AVENIDA ATALIBA LEONEL, 1021 – SANTANA DRE SANTO AMARO ( TURMA 2) 30/08, 6,13 E 20/09/2016 HORÁRIO: 19H ÀS 22H LOCAL: RUA DR. ABELARDO VERGUEIRO CESAR, 370 - VILA ALEXANDRIA 
VII - TOTAL DE VAGAS: 25 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 2 
VIII - REGENTES: SILENE GOMES DE ARAÚJO LOURENÇO E DANIELE PRÓSPERO 
IX- CERTIFICAÇÃO: 100% DE PRESENÇA E CONCEITO SATISFATÓRIO (S) OU PLENAMENTE SATISFATÓRIO (PS) 
X - INSCRIÇÕES INSCRIÇÃO NOS SEGUINTES ENDEREÇOS WWW.FACEBOOK.COM/IMPRENSAJOVEM10 E OU HTTP://PORTAL.SME. PREFEITURA.SP.GOV.BR/EDUCOMUNICACAO. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO NO SITE DE INSCRIÇÃO 
XI- ÁREA PROMOTORA: SME/COPED/NTC NÚCLEO DE EDUCOMUNICAÇÃO

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DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – PIRITUBA/JARAGUÁ 
COMUNICADO Nº 44 DE 17/08/2016 O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO BRINCADEIRAS A PARTIR DAS TRADIÇÕES ORAIS, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: AMPLIAR ESTRATEGIAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS ATRAVÉS DE VIVÊNCIAS; VIVÊNCIAS DE BRINCADEIRAS E SOCIALIZAÇÃO DE PROPOSTAS DE HISTÓRIAS BRINCANTES 
II - CONTEÚDO: --BRINCADEIRAS -TRADIÇÃO ORAL -GÊNEROS ORAIS E ESCRITOS BRASILEIROS 
III - METODOLOGIA: ? RODA DE APRECIAÇÃO DE FOLHETOS DE CORDEL. ? RODA DE CONTOS TRADICIONAIS COLETADOS POR CÂMARA CASCUDO. ? MOMENTOS PARA BRINCAR A PARTIR DOS CORDÉIS APROVEITANDO MOMENTOS PRIVILEGIADOS PARA O TRABALHO COM A ORALIDADE. ? RODA DE BRINCADEIRA COM OS PROFESSORES SEGUIDA DE DEPOIMENTOS SOBRE A EXPERIÊNCIA PESSOAL COM AS BRINCADEIRAS. 
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I , PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, ASSISTENTE DE DIREÇÃO, SUPERVISOR ESCOLAR 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: TURMA 1 – 22/09, 06 E 20/10/2016 DAS 18H ÀS 22H – LOCAL: AUDITÓRIO DA DIRETORIA REGIONAL PIRITUBA/ JARAGUÁ – RUA: AURÉLIA, 996 LAPA 1-CONTAR A HISTÓRIA DA COCA (DOMÍNIO PUBLICO) E LEITURA DA HISTÓRIA “O MENINO E AVÓ GULOSA“(LIVRO CONTOS TRADICIONAIS DO BRASIL DE CÂMARA CASCUDO) E EXTRAIR POSSIBILIDADE DE BRINCAR ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS CONTADAS 2-QUESTÃO: POR QUE BRINCAMOS E CONTAMOS HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS? SOCIALIZAÇÃO DE PROPOSTAS DE BRINCADEIRAS 3-APRECIAÇÃO DOS TEXTOS DA TRADIÇÃO ORAL ?CONTOS TRADICIONAIS DO BRASIL DE CÂMARA CASCUDO E LITERATURA DE CORDEL 
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMA: 1 
VIII - REGENTE: FERNANDO BRANDÃO 
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS À CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE TIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA E CONCEITO S 
X - INSCRIÇÕES: AS INSCRIÇÕES SERÃO FEITAS ATRAVÉS DE LINK ENVIADO PARA AS UNIDADES E, HAVENDO NÚMERO EXCESSIVO DE INSCRIÇÕES, SERÁ REALIZADO SORTEIO. 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PIRITUBA/JARAGUÁ

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Publicado no Diário Oficial da Cidade De São Paulo de 23/08.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Mudanças da 227/2009 entram na pauta de hoje

De acordo com o site da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, está inserida na Ordem do Dia de hoje, 22/08/2016, o projeto do Executivo Municipal que modifica dispositivos da Lei Complementar 227/2009, que dispõe sobre  o Estatuto e Plano de Carreira do Magistério de Ferraz de Vasconcelos. De acordo com o que foi apresentado aos professores das Unidades Escolares antes do recesso escolar de julho, as mudanças inclusas no projeto tratam especificamente da Jornada de Trabalho e denominação dos cargos como já informado neste blog.


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